Saturday, March 25, 2006

Por que eu (não) gosto do Japão?


Eu A-DO-RO o Japão. Não sei se sei porque gosto tanto daqui. Seria por causa da segurança de primeiro mundo?

Dos japoneses lindos, tímidos, de cabelos arrepiados e olhos puxadinhos? Da primavera cheia de árvores cor-de-rosa (as cerejeiras)? Dos amigos brasileiros, japoneses, "hispanohablantes", tailandeses, chineses, coreanos, australianos, americanos, ingleses e de muitas outras nacionalidades?

Da comida? Do trabalho? Do salário (não pensem que eu ganho uma fortuna)? Da arquitetura? Da cultura? Do clima? Por que eu gosto do Japão? Aliás, por que você (não) gosta do Japão? Eu quero saber! Escreva para o Meu Japão. Eu sei que muita gente nunca esteve aqui, mas duvido que alguém nunca tenha ouvido falar do Japão.

Vou viajar amanhã, a trabalho (e ainda nem comecei a arrumar a mala. são 2h40 da manhã), e deixarei de escrever por alguns dias... Enquanto isso, espero que os meus leitores (vocês!) participem desta enquete. Basta deixar um comentário com a sua opinião.

Arigatou! Oops, obrigada!

8 comments:

Anonymous said...

Me gusta Japon porque me divierte, me intriga, me seduce... combina la modernidad con costumbres que crei que solo existian en los libros de historia. Por eso siempre me pone interrogantes, me da que pensar... Cual novela policiaca, es fascinante descubrir los misterios de este pais.
Y me gusta mas cuando me doy una vuelta por Shimbashi, al bar colirio, una de las mejores vistas de Tokio. No es cierto Karina?

Anonymous said...

E tem alguem que nao gosta do Japao??? Eu gosto, mesmo sem nunca ter ido la... Beijo, Karina.

Anonymous said...

Nunca estive no Japão mas sinto desde sempre um interesse que não consigo explicar. Para esse interesse concorre certamente a língua japonesa. Gosto de a ouvir, sobretudo na boca da mulher japonesa. Tem uma delicadesa que cativa, uma sonoridade deveras agradável para o ouvido do latino. Também a cultura surpreendente não me deixa indiferente. Pelo contrário, mais e mais interessado e mesmo impressionado. Assim vou lendo, mirando esse Japão sempre imaginado.

Karina Almeida said...

PARA ANESIO

e quando você vai contar pra gente "como era o seu japão"?

estamos curiosos!


PARA ANGELICA

está certíssimo angelica! duvido que haja vista melhor, em tokyo ou qualquer outro lugar, melhor do que a do bar-colírio!

mas é melhor a gente parar de fazer propagnda né...


PARA NAOMI

pior que tem, naomi! tem gente que diz que não gosta. e tem muita gente que não se adapta. mas acho que o japão não passa despercebido por ninguém. e isso é legal né?


PARA AFI

bem-vindo ao meu japão! é sempre muito bom receber novos visitantes.

espero que volte e o convido para que escrever aqui, sobre o "seu japão".

leia o post "aluga-se um blog" (dia 25 de janeiro) e você vai entender. e tomara que se inscreva!

beijos para todos : )

Anonymous said...

É bom visitar "o Japão da Karina". Obrigado pelo convite mas não saberia o que dizer porque nunca estive na terra de Amaterasu e dos crisântemos. Vou aprendendo com o seu olhar e com o que você sente e escreve. Obrigado também por partilhar as suas impressões com todos nós.

Anonymous said...

Karina! cadê você?

Anonymous said...

Eu amoo o japão!Bom...:
1. - é o Japão cara!É a tecnologia em pessoa!!!
2. - é de lá que vem os animes,os mangás e as novelas que tanto amo!
3...E muitos outros motivos que não caberiam aqui!!!(Obs.:eu nunca fui ao Japão,mas tenho muita vontade de conhecer sim!!)
BJS.
QUÉZIA

Anonymous said...

Oii, tudo bom?Meu nome é Osmayanne Morita, eu simplesmente amo o japão, desde criança, eu sempre quis morar no japão, e essa vontade cresceu junto comigo! Más você pode me ajudar? eu pretendo, assim que terminar minha faculdade de medicina, me mudar para lá, então, você sabe se eu vou poder exercer minha profissão lá? oque eu vou precisar fazer? se você pode-se me ajudar, eu ficaria muito grata! Obrigada! Beijos.