Friday, June 30, 2006

Comentário de um leitor-torcedor eufórico


Não é preguiça de escrever, nem falta de assunto. Mas depois de roubar um post e jurar não falar mais da Copa da Alemanha no Meu Japão, aqui estou com outro post roubado. O assunto? Pois é, a Copa...

Na verdade, não é exatamente um post roubado. É um comentário que virou post, com a devida autorização do dono, como sempre :)

O Osny (dono do comentário-post "roubado") ficou empolgado com o Zidane e fez um comentário maior que o meu post. E pasmem: o comentário do Osny tem até foto!

Aí vai:

PARTE 1

Um Zidane é bom, dois então...!!!!

Oi Karina, sei que você tem o bar colírio lá de Shimbashi. Aqui em Hama não posso dizer quase o mesmo, porque o dono/balconista/torcedor/turco (ele é tudo isso) é clone do Zidane. Mas apesar disso é um grande amigo meu, porque é um turco com alma brasileira.

Vamos enfrentar os franceses de novo. Nossa pedra no caminho. Eu gosto de assistir aos jogos no Bar do Turco. Mas o dono, que se chama Nemetz, tem mesmo a cara do Zidane. Se tenho trauma de ver o Zidane na telinha, imagina então “pessoalmente”. Então vou tirar o time de campo e assistir ao jogo contra a França la no Empório, que tem samba, lindas sambistas e até parece que estamos na arquibancada.

Além do mais o Zidane turco não vai aparecer por lá pra “zicar” o jogo porque ele vai estar no seu bar trabalhando, com certeza (e na próxima vez que eu aparecer por lá, ele vai me perguntar por que não vi o jogo da França lá?) Como vou responder que foi por causa do Zidane/e você também com cara do Zidane?

Nada contra o Nemetz/Zidane, pelo contrário, ele é um “turco mão aberta”. Quando o Brasil ganha, ele libera uma rodada grátis de cerveja. Outro dia ele tirou de baixo do balcão uma garrafa de Yeni Raki, a autêntica aguardente da Turquia feita de uva e anis, uma delícia. Então ele me bateu no ombro e mostrou no balcão dois copinhos com a dita cheia.

Primeira vez que tomei, é muito forte. Foi brinde da casa porque eu sou brasileiro e vestia a Amarelinha. “Esse brinde é antecipado, porque o Brasil vai ganhar”, e de fato ganhou do Japão por 4 a 1.

E veja que sou supersticioso! Falei que o corvo do emblema na camisa do Japão não ia poder com os Canarinhos e assim foi. Xô!! Corvo de mau agouro...

Imagina então um Zidane clone, mesmo que ele torça para o Brasil, poderá acontecer o contrário, por isso todo Zidane é suspeito para mim!

O bom turco que me desculpe! No jogo da França vou beber/torcer/trabalhar na outra parada. Não vai dar para encarar o Zidane no telão e outro no balcão. É muito pro coração ferido de um torcedor como eu...além de tudo, super-supersticioso (toc toc toc!!! na madeira)


PARTE 2

Trauma: não posso nem ouvir oui madame!


O Brasil tem trauma da França. O passado histórico registra derrota nos pênaltis na Copa 86, quando Sócrates e Julio Cesar erraram as cobranças (sem falar do Zico que também errou, mas dentro dos 90 minutos).

Aquela Copa não foi do Zico, e não sei se foi dai que surgiu o termo “zicado” mas não tava pra nós mesmo. O azar foi tanto que numa das cobranças da França, a bola bateu no poste, voltou e bateu nas costas do nosso goleiro Carlos e entrou. O juiz validou a cobrança francesa. Foi mesmo a maior zicada. Deu França 4 a 3.

Quem ria no banco era o técnico francês Henri Michel, que continuava sem perder para o Brasil. Isto porque dois anos antes, na Olimpíada de Los Angeles 84 o Brasil também perdeu a grande final para a França e ficou com a medalha de prata. O Brasil então já perdeu uma Olimpíada e uma Copa para a França.

Tá vendo não temos sorte com o time formado por Napoleão, Zidane e Michel no banco. Sabe quem era o técnico da França nas duas ocasiões, em 84 e 86? Ele mesmo, Henri Michel, que sentia orgulho por nunca ter perdido para o Brasil.

O Brasil esperou 12 anos para se vingar do francês mas não da França. Na Copa da França 98, Henri Michel era o técnico do Marrocos e eles estavam confiantes numa vitória. Mas o Brasil emplacou 3 a 0 nos africanos e Henri Michel finalmente teve seu dia de Queda da Bastilha. E a urucubaca parecia exterminada. Que nada!!!

Após 26 dias da vitória em cima de Henri Michel, logo surgiu outro Napoleão. Zidane fez dois de cabeça e a França foi campeã. Nós brasileiros brincamos a Copa inteira dizendo que “a França produz a champanha mas o Brasil levanta a taça”.

Ainda tivemos uma revanche na Copa das Confederações 2001. Foi na semifinal em Suwon (Coréia do Sul). O franco-lusitano Robert Pires abriu o placar. Ramon empatou mas no segundo tempo Desailly marcou e mais uma vez a França despachou o Brasil. O goleiro desse jogo era o Dida.

Não temos mesmo sorte contra a França. Desta vez todo o cuidado é pouco. Aquela derrota em 86 foi também nesta fase, nas quartas-de-final. Zidane está oito anos mais velho, mas Ronaldo também – mas é melhor ter um Ronaldo gordo e paradão na área, do que nenhum Ronaldo. Se pudesse escalar o Zidane turco pra dar uma força pra nós, seria legal. Em todo caso, Zidane, deixa essa pra nós, si vou plais mounsieur!!!


FOTO: Raul Seixas e Zidane turco (falta raspar o cabelo, né Osny?)

Wednesday, June 28, 2006

De volta à Copa


Eu não queria falar mais sobre esta Copa, afinal, o blog é Meu Japão é assim... e tá parecendo Minha Alemanha é assim...

Mas, no dia 1º, o Brasil vai enfrentar a França! Não dá pra ficar calada:

Oito anos atrás, Zidane e Cia venceram o Brasil no fim da Copa de 98 com Ronaldo "mareado" em campo. Sábado, o fenômeno terá a chance da vingança.

Como diz essa notícia aí do MSN, esse jogo tem gostinho de revanche! E, pra mim, perder da França é mais doloroso do que perder da Argentina.

Vou torcer para que o Ronaldo faça uns dois gols (lindos!) e prove pra todo mundo que o Brasil só perdeu aquela Copa porque fizeram alguma maracutaia.

Nem na Copa de 1994, nem na Copa de 2002, o Brasil merecia tanto a taça como naquela trágica Copa de 1998. Concordam?

Xii... eu não entendo (quase) nada de futebol, hein...

Tuesday, June 27, 2006

Roubei um "post"


Roubei sim, mas com a devida autorização do dono. Pera aí, então não roubei... só copiei :)

É que esse post é muito legal! A-DO-REI e queria compartilhar com os meus leitores.

Chega de falar de futebol!

E também queria ajuda para escolher entre KARINA MORITA e KARINA HIRANO (leiam "Rirano").

Tô quase adotando o sobrenome MORITA, em homenagem ao Sr. Miyagi, do filme Karatê Kid. Pra quem não sabe, o nome do ator (que morreu neste ano, eu acho), é Pat MORITA.

Essas são as minhas duas opções de sobrenome japonês. Leiam o post do Emerson, do blog Projeto Andrômeda, e vocês irão me entender.

Aí vai:

Adote um sobrenome japonês
(by Emerson Wan. Ué, ele continua com o sobrenome chinês...)

Você, brasileiro, também pode ter um nome japonês.

Se você se chama Silva, Pinheiro, Ribeiro, Negrão, Montenegro, Almeida... sabia que existem esses mesmos nomes em japonês?

O Projeto Andrômeda revela.

Li em algum lugar que o Japão também tem seus Silvas. O critério usado foi o de número, pois o sobrenome mais comum do Japão é Suzuki. Daí Silva ser igual a Suzuki.

Entretanto, não gostei da comparação. Afinal Silva vem de selva, ou algum lugar que tem muitas árvores, e Suzuki significa "sininho de madeira."

Numa pesquisa nos Arquivos Andrômeda, descobri algumas correlações mais adequadas para nomes brasileiros e japoneses.

O sobrenome japonês mais próximo de Silva (de selva, em latim) seria Morita, que é campo de florestas em japonês ou, por que não, simplesmente floresta. Então você poderia imaginar o Galvão Bueno gritando "Airton Senna Morita!" Não é tão descabido, afinal, ele pilotava com motor Honda.

Outras celebridades, como o nome do fundador da Sony (falecido em 1999), Akio Morita, poderia seria traduzido como Akio Silva.

Já no mundo dos vivos, andando pelo bairro, uma placa na frente de uma casa dizia família "Kuroyama." Ué, kuro é preto e yama é montanha. Isso dá montanha negra ou... Montenegro! Temos uma família Montenegro no Japão. Será que não é a Fernanda Montenegro que mora lá? Quem diria!

Raul Seixas poderia ter dado show aqui com seu sobrenome japonês, pois Seixas é pedrinha e aqui não faltam japoneses com sobrenome contendo pedra (ishi). Ele seria Raul Ishida.

Incluo abaixo uma relação com o nome de várias personalidades brasileiras com seus nomes bilíngües, em português e em japonês. Nomes como a da atriz Natália do Vale, do apresentador Wagner Montes, do astronauta Marcos Pontes, do ator Guilheirme Fontes, do apresentador Chico Pinheiro e por aí vai.

SUGESTÃO (agora sou eu, a Karina): se o seu sobrenome não estiver na lista, peça ao Emerson para dar uma checada nos Arquivos Andrômeda. Quem sabe, tem lá...

Sunday, June 25, 2006

Alemanha, Argentina ou Brasil?




Eu aposto nesses três (não necessariamente nessa ordem). E você? Deixe aqui o seu palpite: quem vai levar a taça dessa Copa da Alemanha?

Ah, deixa eu justificar o meu: a Alemanha tem grandes chances porque além de estar muito bem, sedia a Copa (a gente sabe que isso conta muito).

A Argentina também está demais (não só pelo 6 x 0), mas teve o azar de pegar a Alemanha nas quartas-de-final... Esse jogo aí promete ser mais emocionante que a final!

E o Brasil é o super favorito de todos. E, cá entre nós brasileiros, os nossos mágicos nem sempre fazem mágica, mas jogam bonito né?

Tem ainda Inglaterra (ou Equador), Portugal (ou Holanda), Itália (ou Austrália - tomara que leve uma traulitada dos italianos!), Suíça (ou Ucrânia - os suíços são mais gatinhos), Espanha (ou França - ainda não engulo o Zidane!).

Oops, Gana também está no páreo! Quem disse que eles serão eliminados pelo Brasil? Se não forem, será a maior zebra da história das copas, mas zebras existem... Será??

Saturday, June 24, 2006

A Copa da Alemanha já acabou


Pra mim, não. E pra vocês, também acho que não. Mas para os japoneses, parece que sim. Aquelas mesmas lojas que outro dia eu disse que estavam todas azuis, em clima de Copa, já voltaram ao normal. E olha que ainda nem começaram as oitavas-de-final...

Hoje, passeando num shopping, resolvi entrar numa loja (gigante!) esportiva só pra conferir: cadê as camisas da seleção japonesa, que estavam pendurandas pra todo lado? Antes, não precisava nem entrar pra vê-las. Agora, é preciso procurar, procurar, procurar... até encontrá-las num cantinho, como se fosse final de estoque.

Na tevê também, desde ontem, não vejo nenhuma notícia de futebol. Coincidência ou não, o Japão foi eliminado e encerrou a sua (péssima) participação nesta Copa, no dia 22, depois de perder de 4 a 1 do Brasil - e os japoneses tinham de ganhar de pelo menos dois gols de diferença.

Ah, alguns vendedores da tal loja estavam vestidos com a camisa do Japão. Só não sei se é sempre assim ou se eles queriam provar que ainda apostam no futebol dos samurais.

FOTO: nada a ver com o texto, eu sei. Mas é legal, não é?

Thursday, June 22, 2006

Haja fé!


Só um milagre salva o Japão, a gente sabe. Mas os japoneses ainda acreditam – pelo menos é o que está escrito nesta revista aí (foto). Se eles não acreditarem, quem é que vai acreditar? Nem eu acredito mais.

E acho – apesar de adoraaaar o Japão – que eles têm mais é que perder. Realmente, samurais não entendem de bola (e o Zico não faz milagre). Deixa eles lutarem sumô, judô, caratê...

Nas Olimpíadas, eu volto a torcer para os samurais e, assim, espero passar menos raiva (quem assistiu ao jogo do Japão contra a Croácia vai me entender).

Parêntese: para o Japão se classificar para as oitavas de final desta Copa, a seleção japonesa tem que ganhar de 2 x 0 do Brasil hoje e torcer para que a Austrália perca de não sei quanto da Croácia...

Parêntese 2: ブラジル (na capa da revista) é Brasil, em japonês. A leitura é “Buradiru”.

Thursday, June 15, 2006

Desabafo de uma torcedora expatriada


Eu queria assistir ao jogo Japão x Croácia, num barzinho, num pub, numa “disco”, como diz o pessoal daqui, ou em qualquer outro lugar legal de Tokyo. O jogo termina à meia-noite, então dá pra sair correndo e pegar o último trem de volta para a casa. Mas e o jogo Brasil x Austrália, que começa logo depois, à 1h da manhã? Nesse caso, o jogo termina às 3h e eu teria duas opções: dançar até às 5h, voltar pra casa no primeiro trem e ir trabalhar às 9h caindo de sono ou gastar uns 50 dólares com táxi para dormir duas horinhas a mais e ir trabalhar às 9h quase caindo se sono.

Eu até toparia uma aventura dessas só para ver o Japão e o Brasil jogarem, mas quem se habilitaria a me acompanhar? Até agora, ninguém...

Então, surgiu a idéia de ver os dois jogos na casa de um amigo – que acabou de comprar uma televisão de tela plana e não sei quantas polegadas (só sei que é enoooorme) – e dormir lá mesmo. Parêntese: é só amigo mesmo, não é o namorado misterioso. A idéia é reunir a turma e todo mundo dormir lá. Fecha parêntese.

Mas tendo que fazer esse malabarismo todo para acompanhar a Copa do Mundo, bate aquela saudade do Brasil. Saudade da Copa de 1998, pasmem! Aquela mesmo que o Brasil deu o maior vexame na final contra a França. E que eu podia sair do trabalho no meio da tarde só para assistir aos jogos do Brasil, com os amigos e uma multidão de torcedores nas ruas, num barzinho ou em qualquer outro lugar colorido de verde, amarelo, azul e branco.

Em 2002, o Brasil foi pentacampeão, eu sei, mas assim como estou sendo castigada pelo fuso horário nessa Copa, fui castigada pelo fuso horário naquela Copa – realizada exatamente no Japão dois anos antes de eu desembarcar por aqui. Tô até começando a achar que seria melhor deixar o hexa para a próxima Copa, porque se for agora eu não terei chances de comemorar como eu gostaria (ai que egoísta!).

Pronto, desabafei. Só mais uma coisinha: pagava para ver, ou melhor, ouvir o Galvão gritar: “sai que é sua Porras!”. Não se assustem, o Meu japão é um blog de família e vai continuar sendo. O nome do goleiro da Costa Rica (José Porras) é que é muito engraçado e queria muito, mas muito ouvir os locutores brasileiros narrando um jogo dele. Alguém aí pode me contar?

FOTO: Hard Rock Cafe, de Nagoya. Jogo Japao x Australia (terminou a meia-noite, ou seja, em tempo de pegar o ultimo trem). O Japao perdeu feio, mas o "sorvetinho" tava uma delicia :)

Wednesday, June 14, 2006

Samurai nao sabe jogar bola




Eles podem ate gostar de futebol, como eu escrevi no post anterior, mas saber jogar bola... eu acho que nao. Depois do vexame na estreia desta Copa, a selecao japonesa deu o que falar. Pelo menos, entre nos brasileiros moradores no Japao.

Eu botava fe nos samurais do Zico, mas deu pra ver que nao da pra esperar muito deles. Um amigo japones disse que falta garra ao Japao. Eu disse: "acho que falta e talento. Nao adianta ter tecnica, disciplina etc etc e nao ter talento. Acho que os japoneses simplesmente nao nasceram para jogar futebol..."

Mas vou continuar torcendo por eles! E espero que os samurais finalmente surpreendam no jogo contra a Croacia e garantam pelo menos um empatezinho de 1 x 1 - pois e, depois de levar 3 gols seguidos da Australia (adversario mais facil), empatar com a Croacia sera surpresa.

Ja o quadrado "magico" do Parreira foi surpresa sim. Surpreendeu porque de magico nao tinha nada. O mundo inteiro esperava um show de bola na estreia do Brasil na Copa da Alemanha. Afinal, como saiu na reportagem da revista Epoca, "o Brasil e tao favorito que o seu pior adversario e o clima de 'ja ganhou'.

Os nossos craques garantiram a vitoria e arrasaram no primeiro tempo. So que no segundo, deixaram os croatas comandarem o jogo - e os donos da camisa-toalha de mesa de restaurante italiano so nao fizeram um gol, porque a danada da selecao brasileira, alem de boa de bola, e sortuda.

E cade a magica? Ronaldinho Gaucho nao fez nada demais, Adriano e Ronaldo nem apareceram no jogo. Dos "magicos" so o Kaka agradou: fez o unico gol da partida. Acho que o Robinho, que substituiu o "magico" Ronaldo, ate teria feito magica se tivesse tempo. No pouco que jogou, fez bonito e deu um gol de bandeja ao "magico" Adriano que nao deu conta do recado...

Mas nao to reclamando. Os brasileiros so nao deram o show de magica, oops, de bola, que o mundo esperava, mas garantiram a vitoria e mostraram que sabem jogar futebol. E o melhor, se um "magico" nao esta bem, nao faz mal, o nosso banco tambem e magico. Qual selecao deixaria o Robinho na reserva?

Brasil! Japao! Continuo torcendo por voces!

Monday, June 12, 2006

Quem disse que eles nao gostam de futebol?



O futebol nao e a paixao nacional, mas e uma das paixoes dos japoneses sim! E, e claro, o Japao tambem entrou no clima da Copa e so se fala nisso, aqui.

Dia de jogo do Japao nao e feriado, como costuma acontecer no Brasil. Nem acredito que as ruas sejam interditadas pelos torcedores euforicos. E que os japoneses adoram futebol, mas (ainda) nao sao fanaticos, como nos brasileiros.

So sei que so da Copa do Mundo na TV, nas revistas e em todo canto do pais - exagerei, eu sei. A minha referencia e Nagoya. Ah, e Tokyo tambem. As lojas esportivas estao todas azuis (cor do uniforme da selecao) e tem poster dos jogadores espalhados pelas ruas, estacoes de trem por ai vai.

Os samurais azuis do Zico estrelam muitos comerciais e tem ate fa clube - eu sou uma das tietes (Miyamoto, voce e lindo!). Ate o Nakamura (foto), que feinho, faz o maior sucesso aqui. Deve ser porque ele e o craque do time...

E como disse a Raquel, no comentario do post Chegou a hora de torcer, o Japao vai ser a surpresa do Mundial da Alemanha. Com ajuda dessa empolgacao toda dos japoneses, o nosso craque dos velhos tempos (to falando do Zico) vai provar pra todo mundo que samurai tambem sabe jogar bola.

がんばれ にっぽん!
(leia "Ganbare, Nippon! Ou, em portugues: "Manda brasa, Japao!)

Friday, June 09, 2006

Chegou a hora de torcer!


Meu coracao e verde, amarelo, azul e branco. Oops, e vermelho tambem! Nao, nao sou salgueirense, nem ligo para Carnaval (so o de Salvador!). Esse vermelho ai e da bandeira do Japao. Nao tenho nenhuma gotinha de sangue japones, nem olho puxadinho, mas vou torcer para os japoneses sim. Sempre torco, alias.

A Copa da Alemanha acabou de comecar - sao 23h27 (Tokyo) - e na TV aqui do lado, eu vejo a cerimonia de abertura. Nao tem nada de especial (ai, se os alemaes souberem disso), mas so de saber que chegou a hora de torcer, o coracao ja bate mais forte.

Eu tenho dois times. O Brasil e o numero 1, claro. E vou torcer muito para que os Ronaldos - os meus craques favoritos - arrasem nessa Copa. Mas o Japao e a minha segunda patria e o meu segundo time de coracao. Queria que os dois fossem para a final, mas os japoneses nunca foram favoritos no futebol. So se desse zebra, mesmo.

Alias, nessa Copa, nem a zebra levaria meus dois times para a final. E que eles se enfrentam antes, bem antes, porque estao no mesmo grupo (F). Deixa pra la...

Ja separei as duas camisas - a amarelinha e a azulzinha (pois e, a camisa do japao nao e vermelha, nem branca) - e estou pronta para torcer! Que o Zico, que assim como eu deve estar com o coracao partido, mostre a forca dos seus 23 samurais azuis e que o Parreira prove que favoritismo nao faz mal a ninguem.

Brasil! Japao! Torco por voces!

Tuesday, June 06, 2006

Eu vi uma girafa!



... uma girafa nada convencional. Tá aí a prova (foto).

É por essa e (muuuitas) outras coisas que eu adoro o Japão! E os japoneses também, claro :)

Monday, June 05, 2006

Virei freguesa do Yoshinoya



Quem não mora no Japão (nem nos Estados Unidos, nem em Hong Kong) provavelmente nunca ouviu falar no Yoshinoya. Mas aqui nem o Mc Donald's é tão famoso. Tem um a cada esquina e duvido que exista um japonês que nunca comeu lá (ok, o primeiro-ministro Koizumi nunca deve ter comido no Yoshinoya. Nem os membros da família imperial).

Logo que cheguei do Brasil fui a um Yoshinoya. Pedi o "prato da casa" e me dei mal: arroz, carne e muita cebola (quem me conhece, sabe que eu ODEIO cebola). Catei a cebola, mas nem assim consegui comer tudo. Não gosto do arroz japonês (sem óleo, sem alho e sem sal) e achei a carne meio esquisita. Sei que sou fresca, mas não sou a única estrangeira a achar a carne do Yoshinoya meio esquisita.

Só agora, dois anos e alguns meses depois, voltei ao Yoshinoya - para provar ao Richard que não sou tão fresca como ele disse. E não é que gostei do Yoshinoya? Até comi tudo, sem deixar um grãozinho - ou seria pedacinho? - de arroz!

Fui mais esperta e não pedi o tal "prato casa" cheio de cebola. Pedi um tal de sumiyaki: uma tijela de arroz (sem óleo, sem alho e sem sal), com um pouquinho de carne moída e uns pedaços de frango (cozido? não deu pra descobrir, mas acho que era cozido...). Por cima do frango, umas folhinhas de nori, a tal alga que os japoneses comem tanto e que eu já me acostumei a comer também.

Misturei a carne moída ao arroz e comi de palitinho (hashi), como uma "autêntica" japonesa. Dessa vez não fiz feio não. A única coisa feia que fiz foi tirar foto do prato, a ponto de matar o Richard de vergonha. E não deu pra tomar o chá verde que, infelizmente, é cortesia da casa. Acho que vou precisar de uns 10 anos no Japão para me acostumar a essa bebida-paixão nacional. Sempre peço desculpa aos meus amigos japoneses por eu detestar o famosíssimo chá verde.

E tava uma delícia o tal de sumiyaki. Melhor ainda é o preço: eu paguei 380 ienes (o prato mais caro custa 580 ienes). Em qualquer outro restaurante japonês, eu gastaria pelo menos 800 ienes. Esse é o segredo do sucesso do Yoshinoya: comida muito, muito barata! E rápida! Lá, a gente não precisa esperar. E escolher é fácil porque são poucos pratos.

Ah, o Yoshinoya tem outra vantagem: aberto 24 horas por dia! Isso no Japão é realmente uma vantagem. 24 horas por dia, aqui, acho que só loja de conveniência, cybercafe e hotel (business ou love).

Parêntese: antes que alguém pergunte: não, o Richard não é o meu namorado misterioso. Ele é um amigo do trabalho ; )

Thursday, June 01, 2006

Que blog você ouve?

Eu ouço o blog do Emerson, o Projeto Andrômeda. Tem fundo musical do Totoro, personagem do Hayao Miyazaki – cineasta japonês que ganhou o Oscar de melhor filme de animação em 2003 (A Viagem de Chihiro) – e, ainda, dicas de J-pop, a música popular do Japão. Com som e imagem!

Por falta de paciência e de afinidade com a tecnologia – mas não de vontade – o meu blog vai continuar mudo : (