Sunday, April 29, 2007

Mais linda que sakura?

Segundo os japoneses, não existe árvore mais linda que sakura (cerejeira). Eu acho que eles têm razão. É lindíssima mesmo. Mas tem um probleminha: ela fica florida por muito pouco tempo! Se a gente bobear, perde o espetáculo - que dura umas duas ou três semanas - e tem que esperar um ano para ter outra oportunidade de ver.

Dias atrás, quando as belíssimas cerejeiras já estavam cheias de folhas verdes e sem flores, encontrei uma árvore mais bela que qualquer cerejeira que eu já tinha visto por aqui. Fiquei impressionada não só com a beleza daquela árvore enorme e florida, mas também com a longevidade das flores cor-de-rosa dela.

"Meu Deus, chove, venta e as flores (ao contrário das flores de sakura) continuam lá! Lindíssimas como antes!" Parei para fotografar e até pensei "ah, se o Afi tivesse aqui! Quem sabe fotografar flores é ele!" Mas, mesmo sem a câmera e a habilidade do Afi, resolvi registrar só para perguntar ao Kuni que árvore era aquela e por que os japoneses ainda achavam que a cerejeira era a mais bela de todas:

"Kuni, achei uma árvore mais linda que sakura! Dá uma olhada, será que você sabe o nome dela?"

Resposta: "Há há há há há! Karina, isso é sakura! Só que não é aquele tipo mais comum, que você sempre vê. Existem vários tipos!"

Ok. Os japoneses venceram. Sakura é a árvore mais linda de todas :P

Wednesday, April 25, 2007

Menudos "made in Japan"

Eu sou do tempo dos Menudos. Era apaixonada pelo Charles, adorava cantar e dancar "Nao se reprima" e ate fui ao show dos cinco rapazes portoriquenhos la em Belo Horizonte. Se nao me engano, no Mineirinho.

Eu tambem gostava dos Tremendos, New Kids on the Block, Polegar e Domino e, agora, apesar de estar bem crescidinha e nao ligar mais para esse tipo de garotos-sucesso, ando reparando nos Menudos "made in Japan".

Eles nao sao bonitos. Pra ser mais honesta, acho que sao feios pra caramba - ah, se as fas lerem isso! - mas fazem o maior sucesso por aqui. Me fazem lembrar daquele tempo, em que eu vivia comprando LP ou fita K7 e recortando fotos das revistas para colar na minha agenda...

Ah, eu confesso que gosto do programa Smap X Smap, que passa toda segunda-feira na TV Fuji. Os rapazes do Smap sao os "Menudos" pioneiros daqui. Lembram do Kimutaku? Aquele que eu chamei de Queridinho do Japao? Ele e o lider desse grupo, que faz sucesso ha quase 20 anos!

Mas imagino que as adolescentes japonesas gostem mais dos (seis!) meninos do Kat-Tun, que sao bem mais novinhos. Tem tambem o Tokio e... nao me lembro de outro grupo. Sera que tem mais menudo por aqui?
ERRATA
Eu pensei que o Kimutaku fosse lider do Smap porque ele e o queridinho das fas, o mais bonito, o mais popular... mas a leitora-xara, Karina Tiemi, me corrigiu: lider e o mais velho. E, nesse caso, nao e ele :P

Saturday, April 21, 2007

Arigatou, Homem-Aranha!

A gente acha que o Japão está à frente de tudo. Não só no calendário – por conta do fuso horário – mas também nos avanços tecnológicos. E eu acho que isso é verdade sim.


É por isso que foi um choque, pra mim, descobrir que os filmes hollywoodianos chegam com muito atraso aqui. Muito mesmo. Estava no Brasil, quando estreou Senhor dos Anéis 3, em pleno Natal, e fui ao cinema de novo aqui, para ver o mesmo filme, no final de fevereiro – dois meses depois!


Dessa vez, fiquei pasma com o atraso de Babel. O filme que rendeu indicação para o Oscar de melhor atriz coadjuvante a uma japonesa e que, em parte, é falado em japonês, vai estrear nos cinemas daqui, só no dia 28 de abril. Nos Estados Unidos, a estréia foi seis meses atrás!


Por outro lado, dez vez em quando, tem estréia mundial aqui. Na segunda-feira passada, dia 16, o Tobey Maguire e a Kirsten Dunst estiveram em Tokyo para celebrar a chegada de Homem-Aranha 3 aos cinemas. Menos mau, né : )

Wednesday, April 18, 2007

Eu, quem diria, virei colunista

Nao e do Estadao, nem da Istoe, como o Mario Prata. Mas virei! Agora, sou colunista (ai, que chique!) de um jornal muito interessante, que mostra o Japao para quem esta no Brasil. Dai o nome Nippo-Brasil.

A minha primeira coluna sera publicada na edicao de 18 a 24 de abril (o jornal e semanal). E, a partir dai, toda semana vai ter um textinho meu la. Quer dizer, um textao: pagina (tabloide) inteira!

A circulacao e limitada. Esse jornal nao e vendido em todo o Brasil, so em algumas capitais e no interior de alguns Estados, especialmente o de Sao Paulo - que tem a maior concentracao de descendentes de japoneses. Mas quem quiser conhecer pode dar uma bisbilhotada no site. Alias, super util para quem busca informacoes sobre coisas ligadas ao Japao.

Eu mesma, antes de vir pra ca, vivia bisbilhotando o site do Nippo-Brasil. E aprendi um montao! Para quem gosta de J-POP (musica pop japonesa), entao, e uma maravilha. Tem letras traduzidas la : )

Parentese: qualquer semelhanca desse titulo com o titulo da cronica do Mario Prata (Eu, quem diria, virei bolsinha) NAO e mera coincidencia :P

Tuesday, April 17, 2007

Eu vi um panda!

Não foram esses gêmeos aí que ganharam fama internacional. Mas eu já vi o panda que mora no Zoológico de Ueno, em Tokyo.

Valeu a pena enfrentar uma multidão para chegar perto da jaula dele (de vidro). Ele é muito fofo mesmo! Dá vontade de abraçar :P

Só tem um probleminha... assim como o urso polar – que eu também vi no Zoológico de Ueno – o panda não é branco coisa nenhuma. Pode até ter sido, quando nasceu, mas depois de grandinho o pêlo ficou encardido. Dá vontade de dar um banho caprichado nele :P

Sunday, April 15, 2007

O (meu) Japão é rosa


Eu acho, pelo menos. É que eu nunca tinha visto tanta coisa cor-de-rosa na minha vida: banheiro público rosa, casa rosa, caminhão rosa (de lixo, inclusive!), carro rosa, gravata rosa, meia (masculina) rosa, bota rosa, tênis (masculino) rosa, assento de trem rosa, aspirador de pó rosa, computador rosa, celular rosa, panela rosa, vassoura rosa, videogame rosa... e até “bráulio” rosa. Hihihi...

São tantas coisas, que comecei a fazer – e pretendo terminar – um álbum de fotos desse lado rosa do (meu) Japão. O Dani, um amigo peruano, é o maior colaborador desse álbum. Ele fez tantas fotos pra mim, que no final das contas, a colaboradora passou a ser eu :P

E, dias atrás, ele colocou a foto desse cachorro aí lá no blog dele. Adorei e por isso, “arrastei” a foto pra cá. Mas eu acho que vale a pena dar um pulinho no blog do Dani para ver mais fotos do cachorro de unhas cor-de-rosa e de muitas outras coisas legais também.

Gracias, Dani!

Ah, as demais fotos "arrastadas" também são do Dani :D




Tuesday, April 10, 2007

Eca, eu comi nattoo!


As celebridades mundo afora acham que o segredo (da magreza e da juventude) dos japoneses é o chá verde. Pode ser um dos segredos, sim. Já revelado, aliás. Mas as belas Ana Hickmann, Angélica e Maria Fernanda Cândido – que andaram dizendo por aí que são viciadas no horripilante chá japonês – deveriam experimentar também outro segredo daqui, chamado nattoo.

Eu experimentei. Afinal, falta apenas um mês e dois dias para eu chegar aos 30 e resolvi investir numa alimentação mais saudável do que aquela que eu gosto de comer. Comprei uma embalagem com três potinhos (não vende só um) por menos de 100 ienes (mais ou menos um dólar).

Sabia que o negócio era melequento (“baba” mais que quiabo) e fedorento (soja fermentada não poderia cheirar bem), mas pensei: "pior que chá verde não dever ser". E não é mesmo. Eu consegui comer metade de um potinho. Do chá verde, eu não consigo nem sentir o cheiro.

Coloquei os grãozinhos melequentos e fedorentos em cima do arroz, taquei molho de soja (shoyuu) para melhorar o aspecto de comida estragada, peguei os palitinhos e comi! “Até que não é tão ruim”, pensei. Mas meia hora se passou e eu ainda estava na metade do potinho... Daí, desisti. Os 30 nem chegaram ainda né...

Os outros dois potinhos? Dei de presente para um amigo japonês :P

Sunday, April 08, 2007

Cadeira pra que?

To, agora, num cybercafe. Toda vez que venho aqui, a mocinha ou o mocinho do balcao me pergunta: "que tipo de assento voce prefere?"

Eu sempre escolho o assento "normal", ou seja, poltrona. O "anormal" para nos - e normalissimo para os japoneses - e sentar no chao.

Na verdade, tem uma especie de tablado, sei la. E mais alto que o chao, tem um degrau. E e acolchoado. Entao, a gente tira os sapatos, e fica la sentadinhos com as pernas cruzadas. Ou ajoelhados, como a fofissima Karen nessa foto ai.

Morro de inveja dessa habilidade dos japoneses. Eles nao se incomodam de sentar no chao (nao to falando de sujar a roupa, mas de ficar com caimbra) ou agachados por um tempao!

Os adolescentes, especialmente, adoram ficar agachados: esperando o trem, esperando o amigo, jogando videogame, sei la. Sempre vejo estudantes japoneses agachados por ai. E nao e atras de nenhuma moita nao :P

Tambem, experimenta sentar no chao em local publico daqui. Numa estacao de trem, por exemplo. Em dois minutos, aparece um guardinha pedindo para voce levantar. Experiencia propria! Da proxima vez, vou (tentar) esperar agachada. Sera que pode?

Parentese: dia desses, o mocinho nao perguntou qual assento eu preferia. Simplesmente, me deu um assento "anormal". Nao e que gostei? Mas fiquei com caimbra. Hihihihi...

Wednesday, April 04, 2007

Perdi o Festival do "Braulio"



Os japoneses adoram o tal do matsuri. Em portugues, aqueles festivais de rua. Tem no pais inteiro, o ano inteiro. Especialmente no verao. Tem tambem de tudo quanto e tema imaginavel. E acho que inimaginavel tambem.

O mais bizarro, mais maluco, mais estranho, mais engracado, ou sei la o que deve ser o Kanamara Matsuri. Na minha traducao, o Festival do Braulio. Ou do Piu-Piu, se preferirem. E realizado sempre no primeiro domingo do mes de abril, na cidade de Kawasaki, provincia de Kanagawa. Pertinho de Tokyo.

Em 2004, eu fui la conferir. Domingo passado, eu disse que iria de novo. Mas fiquei com preguica. E me arrependi! E comico! Impressionante! O mais interessante e que tem um motivo para o povo ficar venerando um "braulio" cor-de-rosa gigante, entre outros - tambem gigantes - de madeira, preto e por ai vai.

Ah, o motivo? A fertilidade! Ao contrario dos turistas, que vao la so para se divertir (e sao a maioria!), os japoneses vao a esse festival para pedir filhos aos deuses! Tem templo e tudo mais, onde o povo faz oracoes e deixa os pedidos por escrito! Quando eu fui, deixei bem claro para os deuses que estava ali como turista! So mesmo porque eu precisava ver para crer :P

Monday, April 02, 2007

Sakura nao e so molho de soja


No Brasil, Sakura e marca de shoyuu (molho de soja), eu sei. Mas aqui, sakura e a cerejeira japonesa. Uma arvore lindissima, que fica florida apenas durante umas tres semanas da Primavera. Ela e tao linda e tao especial para os japoneses, que eles tem o costume de sair de casa so para aprecia-la (hanami e o que eles chamam de apreciacao das flores. Mas, na pratica, e piquenique debaixo dos pes de cerejeira).

Na primeira vez que sai de casa para fazer hanami, fui ao Parque Gyoen, em Shinjuku (Tokyo). Eu e meus amigos ficamos la, tranquilos, sentados naquela grama verdinha, linda, comendo, bebendo, batendo papo, naquele clima gostoso e rodeados de cerejeiras floridas.

Tambem fiz hanami no Parque de Ueno, famoso por sua alameda com 1 mil pes de cerejeiras. E a coisa mais linda! E mais povoada que ja vi! Eu e minha amiga suamos para conseguir um lugarzinho para estender a toalha e fazer o nosso lanchinho. Naquele dia, so tinha "vaga" bem longe das cerejeiras. Hihihi... Mas valeu. E ano seguinte, a gente voltou la.

Dessa vez, nao quis saber de lugar famoso. Afinal, tem cerejeira em todo lugar. Ate na esquina de casa. E do trabalho. Entao, aproveitamos a hora do almoco para fazer o nosso tradicional piquenique. Cada um comprou o seu lanchinho e la fomos nos, almocar na pracinha lotada de cerejeiras lindas e floridas. E o melhor: cheia de lugar para sentar :D

Mas confesso que estamos planejando dar uma volta nos jardins do Palacio Imperial, que tambem fica a coisa mais linda nessa epoca. Meu sonho e passear de barquinho no rio Sumida, com aquela vista lindissima das cerejeiras do Palacio. So falta receber o convite de um gatinho. Com amigo nao tem graca ne :P