Sunday, December 10, 2006

Caça aos sushis do Paraguai

Li na Veja dessa semana A Polícia do sushi: Japão decide criar certificado para dizer qual é a autêntica comida japonesa.

A medida é polêmica. "Essas invenções me dão vontade de chorar. Pode chamar do que quiser, mas não de sushi", disse à Veja o japonês Shigeru Hirano (foto), dono do restaurante paulista Tanuki.


Mas, segundo a reportagem, muitos sushimen, inclusive no Brasil, torceram o nariz. Não vêem sentido em estabelecer regras tradicionalistas para uma culinária que só tem ganhado com a influência de outras culturas e com a inclusão de novos ingredientes.

Eu entendo o Hirano. Ele se refere aos sushis de carne-seca, goiabada e queijo coalho, criados pelos sushimen nordestinos e outros pecados cometidos por aí. A Veja citou alguns exemplos de "comida japonesa do Paraguai". Um deles é o URAMAKI CALIFÓRNIA, inventado pelos norte-americanos e feito com abacate. No Brasil, leva manga e, por causa das frutas, é reprovado pelos autênticos sushimen.

Lembrei do Júnior, irmão da Sandy. Quando a dupla foi cantar no Japão, no ano passado, ele disse que adoooooora Uramaki Califórnia. Será que alguém contou pra ele que, nesse caso, era melhor guardar a frase e a vontade de comer o autêntico sushi americano para uma turnê nos Estados Unidos?

12 comments:

Unknown said...

Eu também acho um pouco de exagero esse negócio de dar certificado para comida japonesa. Mas que existe umas invenções assustadoras por aí, isso existe sim. Eu já vi sushi empanado e frito! Eca!!! E sushi normalmente servido em churrascaria eu passo longe também.

Anonymous said...

Anooo...rsrs
Sushi de abacate e manga é tão gosto...Ser sushi ou não sushi é a questão, mas independente disso é gostoso! rsrsrs Sushi empanado e frito tb eh gostoso rsrsrss

Agora sushi de goiabada argh odeio goiabada!

Mas eu entendo tb o japonês Hirano, por que acabam transformando esses sushis made brasil ou eua como se pertencessem a cultura japonesa!
Tb acho um pouco de exagero o certificado, por outro lado não faria mal á ng informar que no Japão não existe essas misturebas rsrsrsrs Só á título de curiosidade mesmo, mais para as pessoas saberem qual é a comida típica!

Bjoss

Gisele Scantlebury said...

So acho engracado que fui em um restaurante italiano aqui outro dia e tinha pratos adaptados ao gosto japones tambem. Entao, nesse caso, acho que deveriam mudar o nome do restaurante tambem. Os restaurantes brasileiros tambem sao um pouco adaptados aqui, afinal eles querem atrair a clientela japonesa. Se restaurante japones fosse depender da clientela japonesa no Recife, por exemplo, fecharia as portas. Eles querem os clientes nordestinos mesmo.

Penso que perde-se um pouco com radicalismo porque deixa-se de divulgar um pouco da cultura japonesa. Talvez fosse o caso de adotar o nome "legitimo" para aqueles que seguem o estilo japones a risca. So uma ideia...

Eu gosto do Japao e nao sou como aqueles que vivem reclamando de morar aqui, mas acho que essa coisa de ser tudo 8 ou 80 meio cansativa!

Anonymous said...

Concordo com a Gisele...

Usualmente o radicalismo leva a pessoa a ignorar as alternativas (por melhores que sejam), e a ignorância leva à prepotência, e a prepotência leva de volta ao radicalismo, fechando um ciclo vicioso.

Ou seja, o melhor sempre é o caminho do meio. Que se mantenha a tradição - mas sem condenar as inovações!

Heh... Mestre Yoda que se cuide...

Anonymous said...

Engraçado é que aqui mesmo no Japão eu já vi muita heresia em kaiten zushi (aquele do sushi na esteira rolante). Aqui perto de casa mesmo tem sushi de carne de porco, sushi de salada com maionese, sushi de berinjela, sushi com cream cheese...

Anonymous said...

Oi Karina, sempre tive curiosidade em saber se as comidas chinesas vendidas aqui são iguais as verdadeiras japonesas, achava que não e tenho agora uma prova. Mas tirando essas "do paraguai" o restante é igual?
Bjos

Anonymous said...

E', Karina, aqui o povo tem mania de por abacate nos sushis... Horrivel... Bom aproveite bem as ferias e o calor... Beijos.

Paulo said...

Também acho meio exagerado isso tudo... Como bem lembrou a Raquel, os kaiten estão lotados de frutas, queijos, etc... Alías, foi graças a isso que eles conseguiram popularizar os kaiten tanto assim.
Acho que é até normal o país adaptar cozinhas de outros países ao seu próprio gosto. Na Itália, por exemplo, me decepcionei com a pizza, o risoto e o azeite... Agora sei que o que a gente comia no Brasil era adaptado ao paladar do brasileiro. Achei os originais tão sem graça...

Karina Almeida said...

PARA TODOS

gostei da sugestao do "selo". seria legal saber qual comida eh igual a usada no japao ne?

muita gente me pergunta isso: a comida japonesa no japao eh diferente da daqui?

assim como a comida italiana, a brasileira e todas as outras tambem poderiam ter esse selinho ne?

ah, na materia da veja diz que essa ideia de "policiar" a comida nao eh so dos japoneses. os italianos tambem ja tentaram fazer isso.

bjinhos, pessoal :D

Anonymous said...

q piada hein... um pais aonde v ve pizza com molho de batata e maionese, sandwiches de espagueti misturado com batata..., sushis de queijo, maionese e abacate e querendo criar selos para comida autentica japonesa. Nihonjiron desu ne... Deve ser por isso q a agencia espacial japonesa esta gastando centenas de milhares de dolares para desenvolver um sushi espacial para japoneses comerem na estacao espacial...Afinal tudo se resume em marketing e mostrar como a cultura japonesa eh superior para o resto do mundo ....

Anonymous said...

U-tube - Como v come sushi no japao ... Decore o video antes de ir ao japao pra v nao passar vergonha....


http://www.youtube.com/watch?v=E8c2fMDatoU

Anonymous said...

mais um video divertido sobre sushi ...

http://www.youtube.com/watch?v=62X254SGc7s&mode=related&search=