Saturday, July 28, 2007

Eleições: aqui, vota só quem quer

Este domingo, 29 de julho, é dia de eleições no Japão. O povo tem que escolher os novos senadores do país. E o primeiro-ministro, Shinzo Abe – aquele mesmo que é a cara do Galvão Bueno – também está no páreo. É que o resultado das eleições está diretamente ligado ao poder dele.



Mas eu vim aqui para dizer que no Japão vota quem quer. O governo não obriga, apenas faz campanha para incentivar a população a participar. E tudo indica que funciona. Eu também acho que o voto deveria ser facultativo. Será que os brasileiros iriam às urnas, mesmo assim?

7 comments:

Paulo said...

Eu voto nos Estados Unidos, onde o voto também é facultativo. E acredito que lá funciona muito bem, porque só vota a parcela politicamente comprometida, melhorando o resultado final. Aqui me parece a mesma coisa.
Voto obrigatório, como acontece na América do Sul, é herança da ditadura, penso.

Anonymous said...

Acho que no Brasil o voto facultativo agravaria o problema do nosso velho conhecido - o voto comprado.

Karina Almeida said...

oops, esqueci de responder. desculpa! m(_ _)m

aih vai: acho que voces dois tem razao! o voto facultativo eh mais sensato, mas o brasil eh um caso complicado ne. e talvez complicaria ainda mais. nao sei mesmo! que dificil! eh tema para um longo debate!

ps: fico orgulhosa dos meus leitores inteligentes ;)

brigadissima e bjinhos para os dois!

Anonymous said...

Ah, eu gostaria muito de ver esse tipo de coisa no Brasil. Aqui faria bastante sucesso! Nós também gostamos de coisas assim, não acha?

Anonymous said...

Desculpa pelo comentário acima, era o comentário do Pikachu-bus... Escrevi no local errado.

Eu também sou a favor do voto facultativo. Acho que muita gente iria votar sim e o melhor de tudo, votariam consciente e com certeza no canditado e não em qualquer um porque foi obrigado a escolher. Só as pessoas mais esclarecidas iriam. :)

Anonymous said...

Isso sim é que é uma democracia... Não se impõe! A liberdade de escolha é fundamental!

Anonymous said...

Oi, Karina,
Claro que to atrasada nos meus comments, mas e' que so' sobra tempo de atualizar a leitura do seu blog nos fins de semana.
Aqui nos EUA so' vai as urnas quem quer. E' democratico de verdade, nao e' que nem a democracia brasileira que nos obriga a ir votar... Acho que se no Brasil fosse como aqui e ai', a gente teria melhores politicos, pois nao teria essa coisa de dar uma cesta basica em troca de voto... So' iriam as urnas quem realmente se importa com o futuro do nosso congresso que esta' cada dia mais vergonhoso. Se bem que nao da' pra comparar o Brasil com os EUA, pois o povo aqui e' bem burrinho pra votar, haja vista o atual presidente norte-americano, ne? Bom, mas em todo caso, ainda acho que seria melhor se o voto fosse mesmo facultativo.
Beijinhos