Em três anos de vida no Japão, voltei ao Brasil três vezes. Com o tempo tão curto - máximo 15 dias divididos entre Belo

Horizonte/MG e Guarapari/ES - tenho que me desdobrar para paparicar a família, comer muito, fazer umas comprinhas, dar uma passada num salão de beleza e, é claro, rever os amigos.
Sempre sou bombardeada de perguntas, até por gente que nunca tinha visto antes. Chega a ser cansativo contar dezenas (tô achando que já cheguei na centena) de vezes as mesmas coisas, mas eu adooooro falar do meu Japão.
O povo me pergunta de tudo! Tem coisas que nem sei responder. Outras que me matam de rir. Ou de vergonha! Não dá pra eu escrever todas aqui - são muuuuitas - mas, aí vao as mais freqüêntes:
1 - Lá são 12 horas na frente né? E quanto tempo de viagem? Tem vôo direto?
Sim. O Japão está 12 horas na nossa frente. Agora são 4 horas da tarde no Brasil e 3 horas da manhã no Japao (descontei 1 hora porque estamos no Horário de Verão).
Não tem vôo direto não. Deus me livre! A gente precisa de um tempo pra esticar as pernas :P
A minha rota é assim: Belo Horizonte - São Paulo (1 hora de vôo) + São Paulo - Atlanta/EUA (9 horas de vôo) + Atlanta/EUA - Tokyo (12 horas de vôo). Então são 22 horas de vôo mais umas 8 horas de chá de cadeira nos aeroportos.
2 - Você gosta da comida japonesa? E come todo dia com aqueles palitinhos? Tem garfo e faca no Japão?

Gosto de muitas coisas da comida japonesa e algumas eu odeio! Mas em Tokyo tem todo tipo de comida e até loja de produtos brasileiros. Então, a gente dá um jeitinho.
Às vezes, eu cozinho em casa (cardápio brasileirissimo) e quase sempre como em restaurantes de comida americana, italiana, indiana, chinesa e também japonesa.
Palitinhos? Só quando vou a restaurantes japoneses. Tem garfo e faca no Japão, sim. Ufa!
3 - Três anos no Japão? Então, você está arrasando no japonês né?
Sim e não. Moro há três anos no Japão e a minha maior frustração é ainda não dominar a língua japonesa. Falta muuuito! Mas ainda não perdi a esperança e tenho uma justificativa para esse aprendizado tão lento: trabalho o dia inteiro com brasileiros. Não preciso falar japonês sempre. E ainda tenho um monte de amigos-dicionários ambulantes!
4 - Tem Natal lá? Como é?
Tem e não tem. São pouquíssimos os japoneses católicos, por isso, Natal nao é feriado lá. Mas acho que por influência americana tem árvore de Natal, Papai Noel e as ruas e lojas são enfeitadas sim. Só isso. Não tem festa, nem amigo oculto. Ah, neste dia 25 de dezembro (segunda-feira), às 9 horas da manhã, eu tenho que trabalhar!
5 - Menina, me conta aqui (essa pergunta é sempre com cochicho). É verdade mesmo aquela história de que o "bráulio" dos japoneses é pequeno?
Tava demorando! Todo mundo me pergunta isso! (menos o meu pai e o meu irmão). Se
quiserem saber, que arranjem um namorado japonês! Essa pergunta eu não respondo. Nem

saberia responder :D
Tá bom. Não respondo, mas dou uma pista: no Japão, tem camisinha de vários tamanhos e os estrangeiros costumam reclamar que aperta o danado. Por outro lado, entrevistei uma médica brasileira que disse que isso é lenda, pois as camisinhas japonesas são muito boas e confortáveis.
Querem saber? Eu acho que não podemos generalizar. Assim como as camisinhas, deve ter "bráulio" japonês de vários tamanhos :P