Monday, December 25, 2006

Samba, futebol, crime e impunidade


A imprensa do Brasil costuma associar os trabalhadores brasileiros no Japão aos milhões de dólares que “enviamos”, todo ano, ao nosso país. Mas na imprensa japonesa, a nossa imagem é bem diferente. Vira e mexe, somos associados ao samba, ao futebol e, infelizmente, ao crime também.

Em pleno Natal, lá estávamos nas tevês e jornais de todo o Japão. Um brasileiro é acusado de matar, por estrangulamento, a namorada e os dois filhos dela – de 15 e 10 anos de idade. E, é claro, logo depois do assassinato, ele fugiu para o Brasil.

O mais triste é saber que esse é apenas mais um caso de brasileiro que comete crime aqui e se esconde na terra natal. Por falta de um acordo entre os dois países, nem a polícia japonesa, nem a polícia brasileira podem agir. Afinal, o acusado é brasileiro, mas o crime foi no Japão.

17 comments:

Anonymous said...

Enquanto no Brasil existe a impunidade por causa da morosidadde da justica e da falta de eficiencia da policia, aqui os brasileiros que se metem em crimes tambem gozam da impunidade quando fogem ao Brasil por falta de um tratado de extradicao. E eles ficam munidos de um sentimento de permissividade muito perigoso que acaba contagiando pessoas em seu entorno. Eh mais ou menos o que ocorre em escolas quando um engracadinho comeca a baguncar na aula, e os demais acham divertido e comecam a repetir os atos na.da produtivos. Lamentavel.

Anonymous said...

O pior de tudo isso é que os Japoneses acabam generalizando... Daí os brasileiros de boa conduta acabam se prejudicando por causa desses canalhas (desculpe a palavra, mas a revolta é grande...). Poxa... O que esses brasileiros que comentem crimes aí no Japão tem na cabeça? Eles tem tudo para levarem uma boa vida aí no Japão... Mas ao invés disso, roubam, matam, e comentem outros tantos crimes... É triste, muito triste mesmo, ver que os brasileiros estão também com essa má fama aí pelo Japão... Lamentável, =/

Anonymous said...

Nossa, Brasil exportando a criminalidade, fico super desapontada com essas notícias.

Queria lhe dar os parabéns pelo seu blog, adorei.

Sou apaixonada pelo Japão, morro de vontade de ir morar aí, mas fica super difícil, sou descendente de italiano. Morro de vontade de estudar aí, tbém.

Mas é isso aí. Beijos!!!!

Camila.

Anonymous said...

Não gosto quando dizem que os brasileiro são bandidos, mas também não posso fazer nada porque realmente o Brasil não um lugar muito seguro de se viver...

Anonymous said...

Brasil e Japão precisam agilizar esse tal acordo antes que a coisa fique pior...
Imagina com que cara ficam os brasileiros que moram na cidade. É muita vergonha.

Paulo said...

O pior é que o tratado de extradição entre os dois países é quase certo que não saia.
Lembra aqueles filmes antigos onde assaltavam um banco nos EUA e corriam para a fronteira do México...
É uma situação bem perigosa a que está se formando.
Triste, muito triste.

Anonymous said...

Infelizmente esse não é o primeiro caso, nem será o último em que um criminoso imundo foge para o Brasil.

Existe uma panela de pressão se preparando para explodir dada as péssimas condições de vida e baixa integração entre japoneses e brasileiros por uma série de motivos.

As vítimas reais são a grande maioria dos brasileiros que trabalham duramente e honestamente no Japão mas que são considerados criminosos até prova em contrário.

A falta de tratados de extradição entre Japão e outros países ( atualmente só existem tratados com Corea e EUA) é o resultado da arrogância japonesa que nào quer q seus cidadões sejam julgados ou condenados em outros países.
É so lembrar do caso Fujimori, quando o ex-presidente Peruano, acusado de crimes de corrupção, assassinatos, fugiu para o Japão e num processo muito controverso recebeu cidadania japonesa, o q impediu sua extradição de volta ao Peru. Existem também vários japoneses na lista da Interpol que não podem ser extraditados do Japão por falta de tratados.

Esperemos apenas q esse criminoso seja preso e caso nào seja possível enviar esse maniaco de volta ao Japão, que pelo menos seja preso e condenado no Brasil ( aonde as condições nas prisões são certamente piores q no Japão) e permaneça na prisão até completar 110 anos.

Anonymous said...

É uma trsiteza isso e o pior é que depois aqueles bons, acabam pegando a fama dos maus e somos mau vistos. Aqui em Portugal não é assim tão comum sermos associados ao crime, mas ao samba, futebol e prostituição sim. Então já viu como é a imagem da brasileira em muitos lugares por aqui!
Bjinhos

Anonymous said...

Maira,
Nao se preocupe se portugueses associam brasileiros a prostituicao.

Portugueses tb nao sao o povo mais bem visto na Europa e veja a grande m.. q fizeram no Brasil e demais colonias portuguesas. Compare Hong Kong com Macau antes dos chineses tomarem posse e da pra ver q portugueses tb nao sao flor q se cheire.

Agora, no Japao, quase todos estrangeiros sao associados a crimes, de americanos a chineses. Americanos em Okinawa sao associados a estupros, roubos, chineses a prostituicao, roubos, brasileiros a roubos de carros, coreanos a batedores de carteiras e prsotituicao. Entao, o mundo eh assim mesmo... A gente nao tem de se preocupar com o q pensam da nacionalidade da gente. Se a gente faz tudo certo, eh honesto e trabalha duro, nao tem problema. Japoneses tb sao rapidos em julgar e discriminar outras nacoes, mas sao rapidos em esquecer seus proprios crimes. Infelizmente o mundo eh assim mesmo. Pena q exista tanto crime e pessoas ruins, ignorantes e sem muita cultura pra discernir q devemos julgar as pessoas individualmente e nao como um todo.

Anonymous said...

" E, é claro, logo depois do assassinato, ele fugiu para o Brasil."

Por que v diz e eh claro q logo fugiu para o Brasil?

Todo brasileiro eh assim?

Ha dois anos atras eu fui chamado pela policia as 2 da manha para servir de interprete num caso aonde um brasileiro esfaqueou um ex-namorado da atual namorada dele q vivia amolando a moca e ficou tentando tirar ela a forca pra dancar.
Gracas a Deus o ex-namorado nao morreu.
O fato aconteceu numa festa e depois do acidente ele se apresentou imediatamente a policia de livre de espontanea vontade, nao pensou sequer em fugir e disse claramente o q aconteceu a policia japonesa. Eu nao aprovo o q ele fez, mas ele nao mentiu e nao quis por a culpa em ninguem.

Talvez ainda esteja preso, eu nao sei, mas nem todo brasileiro eh um criminoso frio e calculista como nesse caso.
Gente ruim existe em todo lugar e dizer q brasileiros matam e fogem sempre pro Brasil nao eh muito correto.

Andréa Brelaz said...

Obrigada pela sua visita ao meu blog. Fique à vontade para voltar lá + vezes ;-)

Posso adicionar teu blog na lista dos meus?

Também fiquei muito triste quando soube do acontecido aí no Japão. É uma violência que nos surpreende tanto no Brasil como no exterior,e ainda por cima resulta na impunidade de quem cometeu tal barbaridade.

Anonymous said...

É complicado, mas infelizmente é essa imagem que construíram em cima dos brasileiros por causa de alguns individuos de péssimas condutas. Para ter uma noção, meu irmão mesmo diz que só ouviu falar de crimes que envolviam brasileiros! Que muitos, por diversos motivos, caíram na criminalidade!
Porém, mais triste ainda é que, após cometerem crimes, eles fogem para o Brasil, com a certeza da impunidade. Pode ser que nem todos fujam e enfrentem as consequências de seus atos, como no caso citado em comentários acima, mas nesse mesmo caso a situação era diferente, o rapaz que esfaqueou foi movido por razões sentimentais (o que não justifica, é claro) e sua consciência pesou, tanto que se entregou. Mas nem todos são assim. Muitos fogem sim por que sabem que aqui não serão punidos.
Eu concordo que não deveriam generalizar. Existe brasileiro ladrão, assassino, prostitutas? Existe. Como existe dentro de qq outra nacionalidade. Isso não é uma característica de raça, isso vem da índole e um pouco de educação!!
Infelizmente, o fato é que as pessoas vão generalizar sim e quem sofre com isso são, no caso, os brasileiros honestos que trabalham duro no Japão...

Beijoss

Anonymous said...

Oi!

Td bem? Vc é jornalista ai no Japão? Que coisa isso né? Que brutalidade. Uma pena que não exista esse acordão. Assim, esse bandido vai ficar livre pra fazer o que quiser no Brasil. Abs
Feliz Natal.

Anonymous said...

Gueixas, robos e impunidade

http://www.youtube.com/watch?v=Ko_o6Qm98QM

Anonymous said...

a autonomia de cada país preserva uma série de pontos positivos, mas deixam várias brechas para a impunidade.

Até os idôneos sofrem com isso. Uma amiga que mora no exterior teve que pagar o imposto de renda duas vezes. Uma vez para o Brasil e outra, no país que ela reside, porque nao havia acordo entre os países.

Anonymous said...

Oi, karina..

O blog é meu e da suze..

O nome dele surgiu numa conversa com a Maíra (caravelabrasileira.loginstyle.com).
Ela é a minha mentora aqui na blogosfera :)

Feliz ano novo!!

Karina Almeida said...

PARA VITOR, PAULO e RAQUEL
pois eh, como o paulo disse, esse tratado nao deve sair nunca. mas tem solucao sim, vamos ver se as autoridades querem mesmo resolver.

PARA KENTARO
a mania de generalizar eh o nosso mal ne. mas muita gente reconhece que existem "brasileiros e brasileiros", "japoneses e japoneses" ; )

PARA CAMILA
bem-vinda ao meu japao! espero que volte sempre : ) e se voce gosta tanto do japao, nao desista de vir. eh dificil, mas eh possivel!

qto a criminalidade, ainda bem que nao eh so isso que a gente exporta ne? ufa!

PARA YOSHIO
tambem nao gosto. e fico muito triste com essas noticias. e tambem com a violencia no brasil : (

PARA JAIR
bem-vindo ao meu japao! espero que volte sempre : )

otimo lembrar o caso fujimori. acho que esse eh um indicio de que o japao nao deve colaborar... a nao ser que as vitimas sejam japonesas : (


PARA MAIRA
no japao, quem tem fama de prostitutas sao as russas, romenas, filipinas... as brasileiras nao sao santas, mas nao viraram estereotipos de prostituicao. uma boa noticia ne : )


PARA ANDREIA
eu ainda nao tenho link de ninguem aqui no meu japao. mas vou colocar logo, logo. confesso que preciso de tempo e paciencia pra descobrir como fazer isso :P ah, mas vou adorar ver um link do meu blog la no seu blog. brigadissima!


PARA KARINA
pois eh. se sabem que fugindo para o brasil ficarao impunes, qual criminoso nao vai querer fugir ne? ficar aqui, so se for pra se entregar para a policia ou esperar ser pego...

mas com tantos casos seguidos, a gente tem esperanca de que as autoridades tomem uma atitude logo. tomara!

PARA MAITE
oi maite. sou jornalista sim. e vira e mexe me deparo com noticias ruins como essa... mas a a gente nunca perde a esperanca de dar noticia ba tambem : )


PARA EMANOEL
nao da pra acreditar em coisas como essas ne? e os governantes so tomam providencias (quando tomam) depois que muita agua passa pela ponte
: (

mudando de assunto: entendi! eh muito legal mesmo o nome do blog de voces. parabens! hihihi...

feliz ano novo pra voces tambem!


PARA TODOS
bjinhos : )