
... mas ganhei! A Paula viu a minha carinha de "eu quero! eu quero! eu quero!" e me presenteou com uma sacola da Sanrio - a loja da Hello Kitty!
Essas sacolas da sorte (ou do azar) fazem parte dos costumes de Ano Novo no Japão. Nos dias 1º e 2 de janeiro, as lojas de roupas, calçados, bolsas, brinquedos, comidas, bebidas e tudo que podemos imaginar fazem uma super promoção: vendem várias peças pela metade, um terço ou até uma parte menor ainda do preço.
A Paula pagou 3 mil ienes (mais ou menos 30 dólares) numa sacola da Nike com três bolsas e uma carteira. Com esse dinheiro, ela compraria só uma. Ou nenhuma!
Mas a sorte ou o azar dependem do que a gente encontra dentro da sacola. É uma caixinha de surpresa! Sabemos, por exemplo, que o preço real daquelas peças a 3 mil ienes é 15 mil. Ou que ali tem cinco peças. Mas não sabemos exatamente quais são as peças.
Eu adoro essa brincadeira! E acho que perde a graça, quando os vendedores dão uma colher de chá e deixam os clientes

darem uma bisbilhotada pelo buraquinho da sacola ou colocam um mostruário ao lado.
A minha sacola da Hello Kitty custou 2 mil ienes/20 dólares (foi presente, mas eu vi o preço :P). E era realmente da sorte! Ganhei uma maletinha - linda, que vai virar uma super necessaire - com uma almofada, um caderno, uma lapiseira, um penduricalho de celular, um bloquinho de anotações, uma cartela de adesivos, uma toalhinha e uma carteira!
Adorei, Paula!
PARÊNTESE: tem sacola de todo preço. Vimos de 1 mil, 2 mil, 3 mil, 5 mil, 10 mil e 15 mil ienes. Isso depende da loja, claro. Imagino que uma sacola da Louis Vuitton, Chanel ou Dolce & Gabbana custaria pelo menos 50 mil ienes (500 dólares). Ou 100 mil, sei lá. E seria uma pechincha!
PARÊNTESE 2: sei que tô meio (ou muito?) crescidinha para gostar da Hello Kitty, mas não tem jeito. Eu gosto :D