Monday, April 02, 2007

Sakura nao e so molho de soja


No Brasil, Sakura e marca de shoyuu (molho de soja), eu sei. Mas aqui, sakura e a cerejeira japonesa. Uma arvore lindissima, que fica florida apenas durante umas tres semanas da Primavera. Ela e tao linda e tao especial para os japoneses, que eles tem o costume de sair de casa so para aprecia-la (hanami e o que eles chamam de apreciacao das flores. Mas, na pratica, e piquenique debaixo dos pes de cerejeira).

Na primeira vez que sai de casa para fazer hanami, fui ao Parque Gyoen, em Shinjuku (Tokyo). Eu e meus amigos ficamos la, tranquilos, sentados naquela grama verdinha, linda, comendo, bebendo, batendo papo, naquele clima gostoso e rodeados de cerejeiras floridas.

Tambem fiz hanami no Parque de Ueno, famoso por sua alameda com 1 mil pes de cerejeiras. E a coisa mais linda! E mais povoada que ja vi! Eu e minha amiga suamos para conseguir um lugarzinho para estender a toalha e fazer o nosso lanchinho. Naquele dia, so tinha "vaga" bem longe das cerejeiras. Hihihi... Mas valeu. E ano seguinte, a gente voltou la.

Dessa vez, nao quis saber de lugar famoso. Afinal, tem cerejeira em todo lugar. Ate na esquina de casa. E do trabalho. Entao, aproveitamos a hora do almoco para fazer o nosso tradicional piquenique. Cada um comprou o seu lanchinho e la fomos nos, almocar na pracinha lotada de cerejeiras lindas e floridas. E o melhor: cheia de lugar para sentar :D

Mas confesso que estamos planejando dar uma volta nos jardins do Palacio Imperial, que tambem fica a coisa mais linda nessa epoca. Meu sonho e passear de barquinho no rio Sumida, com aquela vista lindissima das cerejeiras do Palacio. So falta receber o convite de um gatinho. Com amigo nao tem graca ne :P

16 comments:

Anonymous said...

As cerejeiras em flor são mesmo lindas, aqui também tem várias, não tantas quanto no Japão, claro, mas adoro olhar para elas floridas.
Bjinhos

Carla said...

As cerejeiras! Coisa linda isso! Espero um dia conhecer :)

Não lembro onde li (será que foi aqui?) que tem grupos de amigos que até mandam alguém antes de terminar o expediente do trabalho/colégio.. para reservar um lugarzinho "ao sol". hehe

A primavera é tão bonita.

beijo

Paulo said...

Hahaha! Agora você disse tudo! Passear de barco pelo Sumida com amigo não rola mesmo!!! Nem com amiga!hehehe

Se tem uma coisa que eu já sei que vou sentir falta quando for embora daqui, com certeza é o sakura!

Ótimo post!

Anonymous said...

Neste ano nao vou ter hanami :-( E uma das coisas mais lindas que eu ja vi! Aproveite bastante!

Fernanda said...

Sabe, contra tudo e contra todos, não gosto muito do tal hanami. A flor é bonita sim, mas aquela coisa de todo mundo esticar aquele plástico azul embaixo da árvore e TUDO ficar lotado, me faz perder o tesão pelo espetáculo. Mas fazer o que...só para calar minha boca, esse ano vou ter que enfrentar uma dessas viagens a Kyoto para registrar o costume japonês. Coisas do trabalho, fazer umas fotos e tal. Gosto mesmo é do outono. O vermelho das folhas sim, mexem muito mais comigo...Aah, mas no quintal de casa tá cheio das árvores que parecem feitas de pipoca...hehehe...

Anonymous said...

Lindas fotos!
Nossa, deve ser muito gostoso um piquenique embaixo de uma Sakura!
Aqui em sampa não fazemos muito piqueniques =/...Acho que só no parque do Ibirapuera, mas nem todo mundo tem esse costume!

Bjos

Anonymous said...

Acho as cerejeiras tão lindas que até pintei uns ramos nas paredes do meu quarto. :)
Tem algumas árvores em Curitiba, mas não é a mesma coisa que fazer um piquenique num parque cheio delas. Bjs! :)))

Paulete said...

Opa, e já tem algum gatinho em vista pra te convidar? Quero saber de tudo!
e ontem aproveitei meu primeiro dia de desemprego e fui até Ueno. Sozinha mesmo. Tomei uma cerveja e fiquei ouvindo uns japas loucos tocando jazz. Um deles teve as manhas de levar um violoncelo até lá, acredita?

Felipe B. said...

Oi Karina.
Achei seu blog por acaso, comecei a ler e adorei. esse sobre a cerejeira está muito bom, deu até vontade de estar aí pra aproveitar a tranquilidade.
Respondendo a sua perguinta do profile ("Será que levo jeito?"), eu acho que leva sim, gostei bastante.

Beijos.

Anonymous said...

Que coisa mais linda isso. Eu nunca vi uma de perto, mas deve ser a coisa mais linda do mundo.

Val said...

Ah!Lindo!
Eu tb li sobre Sakura lá no blog do Kurati!Posts inspiram posts!
Bjs!!!

Anonymous said...
This comment has been removed by the author.
Anonymous said...

Uma já é bonita agora imagine centenas ou mesmo milhares.
Espero que descubra um lugar bem bonito e tranquilo só para você.

Quanto ao gatinho sempre pode pedir emprestado ao Ewerthon.

Galileu Nogueira said...

aiiiii
cerejeiras são o que há :D

sakuraaaaaa

Karina Almeida said...

oops, VISITAS NOVAS e eu nem falei “oi”. desculpa pessoal!!

FELIPE B., HAZEL e GALILEU NOGUEIRA
bem-vindos ao meu japao! espero que gostem daqui e voltem sempre! e, felipe, valeu pelo incentivo. assim, eu vou acabar tomando coragem e escrevendo um livro logo :P

PARA MAIRA
serah que sao iguais as daqui??

PARA CARLA
eh verdade! em ueno, por exemplo, o espaco pra estender a toalha eh mais disputado do que show do u2 no brasil. ouvi dizer que tem gente que dorme na fila sim!

PARA PAULO
eh ne. eu tambem vou sentir muita saudade do sakura. snif, snif, snif…

PARA RAQUEL
mas voce aproveitou muito ne! entao nao precisa ficar triste :)

PARA FERNANDA
vc tem razao! mas eh so fugir desse lugares famosissimos. tem sakura pra todo lado! e vc pode curtir o seu piquenique tranquila ; )

PARA KARINA
pois eh ne. acho q piquenique no brasil so nos tempos da escola ne. ;P

PARA DANI
serio? eu tb adoooro sakura!

PARA PAULETE e AFI
to achando que vou seguir a dica do afi e pedir o ewerthon pra deixar eu levar o gigi. hihihi…

PARA VAL
serio? vou la no blog do kurati ver!

Bjinhos PARA TODOS :)

Unknown said...

Karina eu não me lembro de ver sakura no Japão na época que morei por aí! Fui ver sakura pela primeira vez no Jardim Botânico de Sydney no ano passado :)