Friday, June 30, 2006

Comentário de um leitor-torcedor eufórico


Não é preguiça de escrever, nem falta de assunto. Mas depois de roubar um post e jurar não falar mais da Copa da Alemanha no Meu Japão, aqui estou com outro post roubado. O assunto? Pois é, a Copa...

Na verdade, não é exatamente um post roubado. É um comentário que virou post, com a devida autorização do dono, como sempre :)

O Osny (dono do comentário-post "roubado") ficou empolgado com o Zidane e fez um comentário maior que o meu post. E pasmem: o comentário do Osny tem até foto!

Aí vai:

PARTE 1

Um Zidane é bom, dois então...!!!!

Oi Karina, sei que você tem o bar colírio lá de Shimbashi. Aqui em Hama não posso dizer quase o mesmo, porque o dono/balconista/torcedor/turco (ele é tudo isso) é clone do Zidane. Mas apesar disso é um grande amigo meu, porque é um turco com alma brasileira.

Vamos enfrentar os franceses de novo. Nossa pedra no caminho. Eu gosto de assistir aos jogos no Bar do Turco. Mas o dono, que se chama Nemetz, tem mesmo a cara do Zidane. Se tenho trauma de ver o Zidane na telinha, imagina então “pessoalmente”. Então vou tirar o time de campo e assistir ao jogo contra a França la no Empório, que tem samba, lindas sambistas e até parece que estamos na arquibancada.

Além do mais o Zidane turco não vai aparecer por lá pra “zicar” o jogo porque ele vai estar no seu bar trabalhando, com certeza (e na próxima vez que eu aparecer por lá, ele vai me perguntar por que não vi o jogo da França lá?) Como vou responder que foi por causa do Zidane/e você também com cara do Zidane?

Nada contra o Nemetz/Zidane, pelo contrário, ele é um “turco mão aberta”. Quando o Brasil ganha, ele libera uma rodada grátis de cerveja. Outro dia ele tirou de baixo do balcão uma garrafa de Yeni Raki, a autêntica aguardente da Turquia feita de uva e anis, uma delícia. Então ele me bateu no ombro e mostrou no balcão dois copinhos com a dita cheia.

Primeira vez que tomei, é muito forte. Foi brinde da casa porque eu sou brasileiro e vestia a Amarelinha. “Esse brinde é antecipado, porque o Brasil vai ganhar”, e de fato ganhou do Japão por 4 a 1.

E veja que sou supersticioso! Falei que o corvo do emblema na camisa do Japão não ia poder com os Canarinhos e assim foi. Xô!! Corvo de mau agouro...

Imagina então um Zidane clone, mesmo que ele torça para o Brasil, poderá acontecer o contrário, por isso todo Zidane é suspeito para mim!

O bom turco que me desculpe! No jogo da França vou beber/torcer/trabalhar na outra parada. Não vai dar para encarar o Zidane no telão e outro no balcão. É muito pro coração ferido de um torcedor como eu...além de tudo, super-supersticioso (toc toc toc!!! na madeira)


PARTE 2

Trauma: não posso nem ouvir oui madame!


O Brasil tem trauma da França. O passado histórico registra derrota nos pênaltis na Copa 86, quando Sócrates e Julio Cesar erraram as cobranças (sem falar do Zico que também errou, mas dentro dos 90 minutos).

Aquela Copa não foi do Zico, e não sei se foi dai que surgiu o termo “zicado” mas não tava pra nós mesmo. O azar foi tanto que numa das cobranças da França, a bola bateu no poste, voltou e bateu nas costas do nosso goleiro Carlos e entrou. O juiz validou a cobrança francesa. Foi mesmo a maior zicada. Deu França 4 a 3.

Quem ria no banco era o técnico francês Henri Michel, que continuava sem perder para o Brasil. Isto porque dois anos antes, na Olimpíada de Los Angeles 84 o Brasil também perdeu a grande final para a França e ficou com a medalha de prata. O Brasil então já perdeu uma Olimpíada e uma Copa para a França.

Tá vendo não temos sorte com o time formado por Napoleão, Zidane e Michel no banco. Sabe quem era o técnico da França nas duas ocasiões, em 84 e 86? Ele mesmo, Henri Michel, que sentia orgulho por nunca ter perdido para o Brasil.

O Brasil esperou 12 anos para se vingar do francês mas não da França. Na Copa da França 98, Henri Michel era o técnico do Marrocos e eles estavam confiantes numa vitória. Mas o Brasil emplacou 3 a 0 nos africanos e Henri Michel finalmente teve seu dia de Queda da Bastilha. E a urucubaca parecia exterminada. Que nada!!!

Após 26 dias da vitória em cima de Henri Michel, logo surgiu outro Napoleão. Zidane fez dois de cabeça e a França foi campeã. Nós brasileiros brincamos a Copa inteira dizendo que “a França produz a champanha mas o Brasil levanta a taça”.

Ainda tivemos uma revanche na Copa das Confederações 2001. Foi na semifinal em Suwon (Coréia do Sul). O franco-lusitano Robert Pires abriu o placar. Ramon empatou mas no segundo tempo Desailly marcou e mais uma vez a França despachou o Brasil. O goleiro desse jogo era o Dida.

Não temos mesmo sorte contra a França. Desta vez todo o cuidado é pouco. Aquela derrota em 86 foi também nesta fase, nas quartas-de-final. Zidane está oito anos mais velho, mas Ronaldo também – mas é melhor ter um Ronaldo gordo e paradão na área, do que nenhum Ronaldo. Se pudesse escalar o Zidane turco pra dar uma força pra nós, seria legal. Em todo caso, Zidane, deixa essa pra nós, si vou plais mounsieur!!!


FOTO: Raul Seixas e Zidane turco (falta raspar o cabelo, né Osny?)

5 comments:

Anonymous said...

Waw... vaya que Osny sabe todo de futbol, con lujos y detalles, se nota que es editor de deportes.

Ese Zidane turco es bastante parecido pero no tiene el charme del verdadero...

Creo que en este caso Brasil tiene mas chance de ganar, tiene el cuadrado magico, que aunque Karina diga que no hace magia hasta ahora, no lo tiene Francia ni otro equipo.

Y Osny, te vas a perder la "mano abierta" del turco si gana Brasil?

Anonymous said...

Oi, Osny!
Ouvi dizer que voce tem evitado ate cruzar com o caminhao e as bandeirinhas do Kuroneko Takkyubin (pra quem nao sabe servico de entregas Gato Preto)! Eta, Onsy!

Juju said...

O post do colaborador Osny eh muito bom!!!

Anonymous said...

Falou a voz da experiencia!! E vamos sim arrasar com o Zidane e cia!! Osny, essa do kuroneko eh mesmo verdade?? hahahaha... Beijinhos

Karina Almeida said...

osny, hoje melhor não sair de casa!

já pensou se aparece um gato preto ou você cruza com o caminhão que a raquel falou?

a gente não pode perder da frança!