Monday, June 12, 2006

Quem disse que eles nao gostam de futebol?



O futebol nao e a paixao nacional, mas e uma das paixoes dos japoneses sim! E, e claro, o Japao tambem entrou no clima da Copa e so se fala nisso, aqui.

Dia de jogo do Japao nao e feriado, como costuma acontecer no Brasil. Nem acredito que as ruas sejam interditadas pelos torcedores euforicos. E que os japoneses adoram futebol, mas (ainda) nao sao fanaticos, como nos brasileiros.

So sei que so da Copa do Mundo na TV, nas revistas e em todo canto do pais - exagerei, eu sei. A minha referencia e Nagoya. Ah, e Tokyo tambem. As lojas esportivas estao todas azuis (cor do uniforme da selecao) e tem poster dos jogadores espalhados pelas ruas, estacoes de trem por ai vai.

Os samurais azuis do Zico estrelam muitos comerciais e tem ate fa clube - eu sou uma das tietes (Miyamoto, voce e lindo!). Ate o Nakamura (foto), que feinho, faz o maior sucesso aqui. Deve ser porque ele e o craque do time...

E como disse a Raquel, no comentario do post Chegou a hora de torcer, o Japao vai ser a surpresa do Mundial da Alemanha. Com ajuda dessa empolgacao toda dos japoneses, o nosso craque dos velhos tempos (to falando do Zico) vai provar pra todo mundo que samurai tambem sabe jogar bola.

がんばれ にっぽん!
(leia "Ganbare, Nippon! Ou, em portugues: "Manda brasa, Japao!)

6 comments:

Anonymous said...

Que folego mulher!
Depois de um final de semana agitado ainda conseguiu escrever.
Entao tah otimo! E chega de puf! Hahahaha
Boa semana

Anonymous said...

Hoje a noite, nossa selecao japonesa vai lutar com a Australia^^ Sera que conseguira passar bem por esse jogo? Espero que sim! Como voce disse, hoje em dia os japoneses estao apaixonados pelo futebol, ate as japonesas tambem inclusive eu claro! Vou torcer muito por eles!! Mudando um pouco de assunto, agora que a copa do mundo ja comecou, faz me lembrar do motivo que eu comecei a estudar portugues. Foi o Ronaldo, aquele jogador brasileiro~~!!

Maíra said...

Oi Karina!!!
Olha, tô com medo do jogo do Brasil com o Japão porque sei que esse ano eles estão muito bons!!! Bom, mas ainda sou Brasil e estou toda de verde e amarelo desde o raiar do dia!!! hehehe...
Bjão!!!

Anonymous said...

Ai, ja mudei de ideia com relacao ao Japao. A derrota de ontem foi um vexame! So nao fiquei mais triste porque nao era o Brasil. Gracas a Deus! O Emerson acha que ainda tem jeito, mas eu acho que eles logo, logo vai pegar o aviao de volta pra casa...

Anonymous said...

Sabem que tem 5 treinadores brasileiros na copa do mundo?
- Brasil
- Japão
- Portugal
- Arábia Saudita
- Costa Rica

Espero não estar errado :)

Vou torcer na seguinte ordem:
Angola, Portugal, Brasil e Japão.
Que vençam os melhores.

Anonymous said...

Karina,

Obrigado pela brilhante cobertura do jogo Brasil X Croacia ao vivo por e-mail! Mal pude prestar atencao as maquinas que cuido na fabrica... Ou seja, aguarde um "recall" enorme de telas de monitores. Olha minha cara de preocupado. :)

E tomara q os japoneses revertam esse comeco pouco animador. Seria interessante ver como o povo daqui reagiria a uma campanha mais vitoriosa...

Beijos,