Thursday, July 20, 2006

Vou de quimono


Brincadeirinha. Eu não uso quimono não. Com essa cara de ocidental, acho melhor não me arriscar...

Mas ao contrário do que eu imaginava dois anos e meio atrás quando cheguei aqui, quimono não é coisa de gueixa, nem do passado.

Todo mundo usa, quer dizer, todos os japoneses usam. Sim, os homens e as crianças também - já vi até cachorro de quimono!

Existem quimonos sofisticadíssimos, caríssimos, lindíssimos, mas também existem quimonos simples e até de algodão (os caríssimos são de seda, pintados à mão e por aí vai).

Esses quimonos de algodão - chamados yukata - são usados no verão, na maioria das vezes para ir aos festivais populares, como o Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas).

Ontem, passando em frente a uma loja chiquerésima que fica dentro da estação de trem de Nagoya, parei para fotografar essa vitrine aí.

É a coleção de yukata da tal loja.

Nas lojas populares como a Uniqlo - uma espécie de C&A na versão japonesa - dá pra comprar um conjunto por 5 mil ienes (91 reais).

Nessa loja chiquerésima da vitrine, o "mesmo" conjunto custa só dez vezes mais: uns 50 mil ienes (910 reais).

Mais um motivo para eu ir de calca jeans...

Parêntese: os sofisticadíssimos são caríssimos mesmo. Dizem que chegam (ou ultrapassam?) a casa dos milhões de ienes!

11 comments:

Juju said...

Ei!
Seu post me lembrou que eu ja vesti yukata!
yukata eh bom porque eh fresquinho.

Aproveitei a ocasiao para falar de yukata no meu blog tambem!

http://projectandromeda.blogspot.com/2006/07/yukata-o-kimono-de-vero.html

Anonymous said...

Kimono e' caro mesmo... Minha mae tem um de algodao (ta' no Brasil), sempre chamei de kimono ja' que e' igual aos chiquerrimos com a diferenca que nao e' de seda... Compre um e guarde de lembranca... rs... Eu acho um charme... Bjo.

Anonymous said...

Quimonos de boa qualidade sao muito caros mesmo e acho que nunca poderei comprar por isso! Quanto a yukata, quando era crianca, me vesti muitas vezes no verao, mas desde que percebi no que nao ficava bem para mim, ja nao uso ate nem tenho nenhuma yukata, tambem nao sei bem a maneira de se vesti-la! rs

Anonymous said...

Karina, eu também não me atrevo a vetir um kimono exatamente pelo mesmo motivo que você falou: essa cara de ocidental. Não combina né?

Bom... pelo menis isso é o que a gente pensa. Na Estação de Kyoto também tem uma vitrine com yukatas, mas ao contrário dessa de Nagoya, onde os manequins não tễm cabeça, as de Kyoto têm cabeça ocidetais! (e são umas caras diferentes... acho que aquelas manequins são polonesas ou checas).

Anonymous said...

Agora olhei melho a primeira foto que você colocou (aquela onde as manequins têm cabeças). Acho que a loja que tem na Estação de Kyoto é da mesma rede. E as manequins são as mesmas.

Anonymous said...

Karina, não tenha vergonha! As brasileiras de Ogaki vão de yukata ao matsuri.
Sabe que essas versões de lojas de departamento
saem mais caros que encomendar um?
Outro dia passei na Kuno-ya, uma loja
tradicionalíssima de kimono de Ginza e a versão
mais barata, feito a medida, sai quase o mesmo preço.
Eu estou fazendo o meu conjunto pouco a pouco.
Primeiro o Hiroshi me deu um encomendado,
no ano seguinte ganhei um obi mais caprichado,
e este ano comprei um gueta com as tiras
feitas com tecido de Okinawa, tingido a mão.
Pouco a pouco, mas sei que posso usar por anos.
Basta escolher um com estampa mais tradicional, que dá para usar aos 40, 50 anos.

Anonymous said...

Nao achei yukata nada fresquinho e confortavel!! Vai ateh os pes, tem aquela manga enorme, fora aqueles panos todos amarrados na barriga. Ai, quase morri de calor!! E nos pes, com aquele chinelinho duro (gueta- q tirou ateh sangue dos meus pobres pezinhos), vc tem q andar com calma, pq senao comeca a desarrumar todo o yukata. Ou seja, nao foi feito mesmo pra mim!! Mas acho muito bonito e achei bacana ter experimentado!!
Ah! E nao acho q fique feio em ocidentais nao!! Soh acho q qto mais o corpo for parecido com o das japonesas, melhor fica o caimento. Em vc deve ficar uma graca!! rsrsrs...

Anonymous said...

Olá Karina!!! Eu não entendo nada sobre modelos de Kimonos.Mas aqui no Brasil, surgiu um estilo de blusas e vestidos, inspirado nos Kimonos (inclusive com as estampas, bem orientais).Achei os modelos lindos e muito sensual. O Brasileiro sempre dá um "jeitinho" de "abrasileirar" a moda tradicional de outros países né?(risos) Beijos!!!

Karina Almeida said...

PARA EMERSON
já fui lá no seu blog conferir :)

PARA NAOMI
menina, e você não tem? você vai arrasar de quimono! compra! compra! compra! ou então usa o da sua mãe mesmo. hihihihi...

PARA YAYOI
não acredito, yayoi. é claro que você deve ficar bem de quimono! fico bem em todas as japonesas!

PARA ADRIANO
não sei o que destoa mais: a cara ou o corpo de ocidental... mas um dia eu ainda tomo coragem!

ah, sabe que eu também fiquei intrigada com a cara das manequins? elas têm cara de ocidentais! mas nelas o quimono ficou lindo mesmo assim!!

PARA MAFALDA
pra falar verdade, eu tenho um quimono! comprei em kyoto, numa loja de usados. mas ainda nem tirei da sacola e isso foi há mais de um ano...

PARA SHIGEKA
é mesmo né shigeka! eu lembro quando você usou quimono e quase morreu com o tal do chinelinho...

eu vou ficar uma graça de quimono?? hum, sei não. acho que vou ficar uma baleia!

PARA ANA CLÁUDIA
bem-vinda ao meu japão! volte sempre!

nossa, queria ver essas blusas e vestidos. devem ser lindos né?!

bjinhos PARA TODOS :)

Anonymous said...

Nossa, Mafalda! Isso é que é comprar roupa a prestação!

Eu gostei de usar Yukata. Não senti calor e me arrumaram um geta bem confortável que não me machucou. E olha que eu morria de medo porque a Shigueko já tinha me avisado da experiência dela.

Só teve um probleminha: eu morri de vergonha porque toooodo mundo olhava pra mim por eu ser ocidental e me meter a usar yukata.

Anonymous said...

Nao... Nao tenho... sniff, sniff... E o da minha mae ficou no Brasil... Quem sabe um dia eu vou ai' te visitar e vc me da' umas dicas???? Beijinho.