Friday, August 10, 2007

No trem com o Mario Prata


Não estou usando o nome do meu escritor predileto em vão. Deus me livre! É que fiquei toda feliz, hoje, porque o Purgatório chegou às minhas mãos.

Daí troquei a Contigo, a Época e a Veja - minhas fiéis companheiras de trem - pelo Mario Prata. Difícil era segurar o riso, em pleno vagão lotado. "A gringa é maluca. Tá rindo sozinha" era o texto do balãozinho que eu imaginava na cabeça dos japoneses.

Sou maluca, não! E me diverti, outro dia, vendo uma adolescente rindo sozinha em outro trem. Aliás, sozinha não. Ela estava com um mangá.

Adorei herdar mais essa mania japonesa. Não sei o que será de mim quando eu voltar para Beagá (leia Belo Horizonte, minha cidade natal). Adoro ler no trem. Ônibus dá enjôo!

Além da viagem de 50 minutos parecer de apenas 5, a gente faz até amizades! Eu fiz. Conheci o Taku, assim. E já bati papo com um indiano e um francês por causa de uma revista (Istoé), no primeiro caso, e de um livro (da escola de japonês), no segundo.

O Taku virou meu amigo por causa da Nova. Lá estava eu lendo a minha revista, de pé, quando reparei que aquele adolescente japonês sentado a minha frente não parava de olhar para mim e para a minha revista.

Na hora pensei: "ele deve achar que estou lendo a Playboy". Resolvi virar a página para esconder a capa mais que ousada. Não adiantou. O menino continuava olhando. Fui ficando desconsertada, até que ele tomou coragem e me perguntou: "você é brasileira?"
"Sou! Você também?" Não, ele é japonês mesmo. Mas fala português porque morou um ano no Brasil. Foi jogar futebol. Queria ser o próximo Ronaldinho. Não parava de olhar para a revista porque queria checar se era português que eu estava lendo. Acertou. E ficou todo feliz.

Trocamos emails, telefone. Ficamos amigos. Prometi até apresentar uma brasileira mais apropriada para namorar com ele. "Você é muito novinho", expliquei. Eu já estava beirando os 30 e o menino japonês que sonha não só com o futebol mas também com uma namorada do Brasil tinha apenas 16!

Meu precioso tempo no trem serve, ainda, para estudar japonês. Ou inglês. E quando esqueço de carregar a revista ou o livro, fico louca e não paro de fuçar o celular até chegar a minha estação. Mando email pra Deus e o mundo e só não faço ligação porque é proibido.

Os japoneses também são assim. Muito mais inquietos, por sinal. Não vejo ninguém olhando para o teto. Todo dia pego trem. Pra lá e pra cá. E todo dia vejo que os meus colegas de vagão estão lendo, fuçando o celular - muitas vezes, vendo TV -, jogando videogame (PlayStation Portátil por aqui é comum. O concorrente DS também) ou dormindo.

Só não vale perder tempo!
Oops, já ia me esquecendo dos efeitos colaterais. Entrei no trem errado, uma vez, porque na plataforma me distraí com a Palavra-cruzada. m(_ _)m

14 comments:

Daniel T. Yara said...

Com esa capa de revista, eu tb ficaria olheando fixamente... :), ja saibe que tem uma pesoa esperando por vc!

Anonymous said...

Sem esquecer de mencionar os mangás pornográficos que os japoneses lêem dentro do trem! ;-)

Sildelane V. M. said...

OXE por num pode ligar? O_o Vai descarrilhar o trem bala é? Num tendi XP.

Sildelane V. M. said...

Uiaa sem querer me meter mais já me metendo axo q o Daniel fez uma proposta pra vc Huhuhuh =^^=

Anonymous said...

ui tbm nao quero me meter nao... lembra d mim? sou a beatriz... dei uma sumidassa ne? fala serio amiga... bom q bom q vc continua com seu blog!!! eu lia no meu trabalho, ai cortaram a net, entaum falei q sem ler o seu blog eu nao continuava... pedi demissao... hsahsuahsuhas brincadeira mas q pedi demissao pedi... agora me intrometendo d vez, pq se vc nao pode ajudar, atrapalhe, o importante é participar... issu foi uma proposta do daniel san??? uh lala ma cherrie! ta podendo!! brincadeirinha... mto sucesso ai viu torço mto por vc, e lembre-se do q eu t falei na primeira vez q postei... qndo vc escrever um livro tem uma venda garantida... a minha! bjos moxa fica com Jesus...

Solange Ayres said...

Ah, ja vivenciei experiencias ótimas nos trens a caminho do trabalho. As cenas urbanas eram imperdíveis, como uma tricotando um pulover no trem para passar o tempo ou um sujeito, que nao era mesmo certo da bola que contava piadas e de repente o vagao inteiro estava rindo de dar gargalhadas. Tudo isso vivi entre a estacao de Von Sparr Strasse e Neumarkt em Colonia, Alemanha. Pena que hoje so ando de carro. Sinto falta dos tempos do trem, daquele aperto humano.

Unknown said...

Putz, tem coisa mais legal do que rir sozinha? :)

Anonymous said...

Oi, Karina (nossa, q intimidade, né?) tdo certo?

Eu adoro o seu blog, fazia um tempinho q não acompanhava ele.
Eu tbm gosto de ler no metrô, ônibus... E o pior é q tem aquelas pessoas q pegam carona na sua leitura. Uma vez eu estava lendo um mangá no ônibus e um menino de pé ao meu lado começou a ler junto.
Eu fui virar a página, acredita q ele pôs a mão no meu mangá, dizendo "ahh, não, eu ainda não li aí...". Fiquei descrente...

Continue com esse blog divertido!

kurati said...

ha ha ha trem errado eh demais!!!Eu tb vivo lendo revistinhas no trem,ou jogando game mesmo.Aqui no Japao dah pra ficar de boa lendo ou jogando sem se preucupar com nada!!!

Paulo said...

Sabe o que eu descobri? Que metade do povo que fica mexendo no celular dentro do trem está na verdade, lendo mangá! Sério! Estou viciado em uma história, que claro, tenho que fazer download em pacotes de 10 capítulos. Mas é baratinho!
O legal é que nas cenas de ação, o celular vibra!
É, eu também já peguei muito trem errado ou passei da estação por conta do meu hábito de leitura. :D

Val said...

Hahahahaha!Eu tb dou gargalhada sozinha na rua!Achei a tua idéia do balãozinho na cabeça nas pessoas hilária!Como nunca pensei nisso?!
Eu dou risada qdo tô lendo e, ás vezes, qdo tô ouvindo música pq me lembro de algo.
Adorei teu comentário lá no blog!Que bom que gostou das músicas!Logo logo eu posto mais!Bjão!

Anonymous said...

E uma grande pena que eu more perto do servico e nao tenho este luxo de pegar o trem.Um dia ainda vou trocar de emprego so para pegar o trem todo dia.

Anonymous said...

Os seus posts são super refrescantes, e porquê? - Porque são juvenis.
Não foi à toa que escrevi no post do seu 30º níver, que você era a trintona mais teenager da blogosfera.

Ao longo do tempo tenho reparado que o seu entusiasmo pelo Japão não esmorece. Se voltar para BH não sei se vai conseguir aguentar.
Muita alegria para vc.

Karina Almeida said...

PARA DANIEL
hahaha... explica direito essa historia! estao pensando que voce me passou uma cantada! deixa a sua esposa saber disso! hihihi :P

PARA FERNANDO
hihihi... e voce le tb ne??

PARA SIL
pois eh menina, eh proibido falar no cel no trem! fiz ateh um post sobre isso! eh so buscar aqui no blog EU INFRINGI A LEI que vc acha ;)

ah, o dani eh um super amigo!! nada a ver! ele ta falando da revista. nao de mim :P

PARA BEATRIZ
lembro sim, claro! que bom que voce voltou! hahaha... meu blog ta podendo hein?! virou ateh motivo de demissao! hihihi... some nao viu?!

ah, da uma olhada aih no que escrevi pra SIL. o dani eh um grande amigo!!

PARA SOSO-ALEMANHA
nossa, o trem aih parece muito mais divertido! que legal!!

PARA MARCIA
hahaah... tem razao! eh otimo!!

PARA SHEILA
serio??? que cara-de-pau ne?? mas eu confesso que tb pego carona no manga dos japas! hihihi... mas eu disfarco :P

PARA KURATI
pois eh! eu ateh fico com vontade de jogar tb :P

PARA PAULO
eh verdade! outro dia li uma materia sobre isso! muuuuito legal ne!! e bom saber que eu nao sou a unica a pegar o trem errado! hihihi...

PARA VAL
oba! mais uma que ri sozinha! e bom saber que vc gostou do balaozinho :P

PARA ELIANE
hahaha. eh a unica vantagem de morar longe!!

PARA AFI
nossa! que super elogio!! brigadissima! fiquei toda feliz :D

bjinhos PARA TODOS!