Monday, June 05, 2006

Virei freguesa do Yoshinoya



Quem não mora no Japão (nem nos Estados Unidos, nem em Hong Kong) provavelmente nunca ouviu falar no Yoshinoya. Mas aqui nem o Mc Donald's é tão famoso. Tem um a cada esquina e duvido que exista um japonês que nunca comeu lá (ok, o primeiro-ministro Koizumi nunca deve ter comido no Yoshinoya. Nem os membros da família imperial).

Logo que cheguei do Brasil fui a um Yoshinoya. Pedi o "prato da casa" e me dei mal: arroz, carne e muita cebola (quem me conhece, sabe que eu ODEIO cebola). Catei a cebola, mas nem assim consegui comer tudo. Não gosto do arroz japonês (sem óleo, sem alho e sem sal) e achei a carne meio esquisita. Sei que sou fresca, mas não sou a única estrangeira a achar a carne do Yoshinoya meio esquisita.

Só agora, dois anos e alguns meses depois, voltei ao Yoshinoya - para provar ao Richard que não sou tão fresca como ele disse. E não é que gostei do Yoshinoya? Até comi tudo, sem deixar um grãozinho - ou seria pedacinho? - de arroz!

Fui mais esperta e não pedi o tal "prato casa" cheio de cebola. Pedi um tal de sumiyaki: uma tijela de arroz (sem óleo, sem alho e sem sal), com um pouquinho de carne moída e uns pedaços de frango (cozido? não deu pra descobrir, mas acho que era cozido...). Por cima do frango, umas folhinhas de nori, a tal alga que os japoneses comem tanto e que eu já me acostumei a comer também.

Misturei a carne moída ao arroz e comi de palitinho (hashi), como uma "autêntica" japonesa. Dessa vez não fiz feio não. A única coisa feia que fiz foi tirar foto do prato, a ponto de matar o Richard de vergonha. E não deu pra tomar o chá verde que, infelizmente, é cortesia da casa. Acho que vou precisar de uns 10 anos no Japão para me acostumar a essa bebida-paixão nacional. Sempre peço desculpa aos meus amigos japoneses por eu detestar o famosíssimo chá verde.

E tava uma delícia o tal de sumiyaki. Melhor ainda é o preço: eu paguei 380 ienes (o prato mais caro custa 580 ienes). Em qualquer outro restaurante japonês, eu gastaria pelo menos 800 ienes. Esse é o segredo do sucesso do Yoshinoya: comida muito, muito barata! E rápida! Lá, a gente não precisa esperar. E escolher é fácil porque são poucos pratos.

Ah, o Yoshinoya tem outra vantagem: aberto 24 horas por dia! Isso no Japão é realmente uma vantagem. 24 horas por dia, aqui, acho que só loja de conveniência, cybercafe e hotel (business ou love).

Parêntese: antes que alguém pergunte: não, o Richard não é o meu namorado misterioso. Ele é um amigo do trabalho ; )

10 comments:

Juju said...

Este post ta muito legal por 2 motivos: primeiro porque deu vontade de ir la provar o sumiyaki deles! segundo porque voce me incentivou a escrever sobre o concorrente do Yoshinoya, o Matsuya, meu fast-food japones preferido. É porque o Matsuya tem algo que o Yoshinoya nao tem...

Anonymous said...

Kimiko, cuiddado com estes pratos japoneses tão baratos...
Fazem um mal para a pele que você não imagina...

Anonymous said...

Eu também adoro o Yoshinoya! Quando a grana tá curta, então, é uma beleza!

Karina Almeida said...

PARA EMERSON

matsuya?? nao conheco!! escreve sim, please!


PARA MAFALDA

serio?? agora ja era... coitada da minha pele!


PARA RAQUEL

voce tambem eh freguesa do yoshinoya?? nao sabia!! mas voce viu o conselho da mafalda ne: faz mal pra pele :(

Anonymous said...

mmm... tempo que nao voi para aquela loja... agora tenho ganas de pasar para comer a "comida da casa" ja que eu soi inmune a la "cebola" :) o namorado secreto esta bem escondido!

Karina Almeida said...

PARA DANTADA

dani, voce por aqui. que legal!! nao sabia que voce gostava do yoshinoya. aposto que voce pede dois pratos, acertei?

bom, quanto ao namorado secreto continua secreto :)

Anonymous said...

Super color scheme, I like it! Keep up the good work. Thanks for sharing this wonderful site with us.
»

Anonymous said...

Na Australia tbem tem Yoshinoya!! Mas me disseram q nao eh tao bom qto o do Japao... Mas acho q tbem prefiro o Matsuya!! E faz taaanto tempo q nao como em nenhum dos dois, mas depois de ler fiquei ateh com vontade!! :)
Bjinhos...

Anonymous said...

Really amazing! Useful information. All the best.
»

Guyferd said...

Olá Karina, tudo bem?
Sou de um site sobre Tokusatsu chamado Tokufriends, e usei um trecho de sua postagem aqui na minha notícia, com os devidos créditos e tudo o mais.

Mas já que vc está no Japão, me ocorreu de te perguntar se sabe de quando é uma campanha que colocou em pelo menos uma das lojas da rede Yoshinoya as estátuas de Kamen Rider Black RX e Shadow Moon, conforme publiquei em meu site:
http://www.tokufriends.net/br/2009/10/24/kamen-ride-yoshinoya/

Qualquer coisa meu e-mail é tokufriends@gmail.com

Um abraço e parabéns pelo blog!