Thursday, October 26, 2006

No banheiro, de novo


As privadas high tech do Japão são um sucesso. A gente sabe. Mas, além daquele monte de botões na privada, o que eu acho o maior barato dos banheiros daqui é um dispositivo para abafar o som do xixi (e de outras coisas mais).

Não entendia a importância do tal dispositivo, até descobrir que as japonesas fazem de tudo para que as vizinhas do banheiro público não escutem o barulhinho do xixi delas. Foi a Shigeko que chamou a minha atenção. "Repara", disse.

Reparei. Ela tinha toda razão. Agora, no banheiro da empresa - que tem três cabines com privada - eu me divirto tentando advinhar quem está no "trono" ao lado.

Se eu escuto o barulhinho do xixi, já sei que não é uma japonesa. Se vejo que a "vizinha de trono" disparou a descarga para abafar o barulhinho, já sei que é. É que no banheiro da nossa empresa não tem esse dispositivo.

Eu não me incomodo com o barulhinho do xixi não. Mas usei o tal dispositivo para abafar o som da minha câmera, quando fotografei o banheiro de um shopping. Só para mostrar pra vocês : )

15 comments:

Anonymous said...

Puxa, essa foi demais... A criatividade dos japoneses para invenções parece não conhecer limites... Mas, resta a dúvida: se elas não querem que as outras saibam que estão fazendo xixi, então elas querem que pensem que estão fazendo o quê...?

Karina Tiemi said...

Os banheiros japoneses são muito sofisticados!!
Vai encontrar um assim por aqui rsrs...Principalmente os públicos ou os de botecos, barzinhos...Aliás, os banheiros dos bares por aí são tão limpos quanto esses que vc ilustra aqui?
Por que quando saio com os amigos pra beber, o banheiro é quase sempre o fator decisivo!! rsrs

Bjos

Unknown said...

O pior é que eu peguei esse tique nervoso e quando voltei para o Brasil achava extremamente desagradável alguem ouvir o barulho do meu xixi, hehehe!

Anonymous said...

Gente, que sucesso hein! Desde que o Anonimo começou a dar os pitacos dele por aqui o número de comentários do blog aumentou vertiginosamente! É por essas e outras que dizem que há males que vêm para bem!

Estou começando a achar que a observação de um colega nosso procede. Ele não escreveu, mas disse que acha que o Anonimo é você! E que essa polêmica toda é pura estratégia de marketing! Ah, espertinha...

Anonymous said...

Esse aparelho de que outras nao podem escutar o som foi feito para nao se gastar a agua que tem limite, pois antes de ele aparecer na cabina de banheiro, sempre que as japonesas faziam barulho com agua por causa de que nos sentimos vergonha daquele som do xixi. Mas agora queria saber, fazer barulho e a coisa que so as japonesas fazem? La no Brasil as brasileiras nao fazem isso?

Paulo said...

Ah, as famosas diferenças culturais...
Mas eu achei o máximo eles terem inventado o descarga falsa, porque dizem que o hábito havia se difundido tanto, que o gasto desnecesário com água se tornou preocupante. :)
Hum, o ponto de vista da Raquel sobre o anônimo não deixa de ser interessante... :P

Anonymous said...

hihihihi... Acho que quando for ao Japão vou me enfiar em todos os banheiros para ver como eles são! Imagina! Qdo mostrar as fotos vão dizer: mas tu tava com algum problema? Só tem foto de banheiro! hihihihihi...
Bjão!

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Karina Almeida said...

PARA FW
hihihi... otima pergunta! mas nao sei responder :P

PARA KARINA
banheiro imundo eh dificil de encontrar, mas existe sim. ja vi uma ou duas vezes por aqui.

mas geralmente os banheiros publicos, pelo menos os de tokyo, sao razoavelmente limpos.

da pra usar banheiros de estacao de trem, de parque etc, numa boa.

ah, o banheiro mais nojento que vi aqui foi numa praia em chiba. alias, acho que foi o unico realmente nojento que vi. ufa!


PARA MARCIA
serio? serah que tambem vou pegar esse tique nervoso? ai meu deus!

PARA RAQUEL
nao tinha pensado nisso! hihihi...

PARA YAYOI
pois eh. as brasileiras nao se preocupam com isso nao. quem ta no banheiro escuta mesmo o barulho do xixi das outras. sem ficar com vergonha :D

PARA PAULO
hum, nao eh frescura ne. isso eh legal.

PARA MAIRA
menina, imperdivel! tem que reparar os banheiros sim! voce sempre encontra uma surpresinha. hihihi...

PARA ANONIMO/MICKEY
deletei seu comentario, mas fiz um post especialmente para voce. espero que me perdoe ;)

Anonymous said...

Outro dia mesmo estava passando uma reportagem na tv sobre o novo banheiro público aqui em Akihabara. Impecavelmente limpo, contava até com recepcionista na entrada, pasme vc. Por ser especial, uma taxa de 200 ienes, se não me engano, estaria sendo cobrada. Não me lembro agora dos diferenciais desse banheiro pq na hora fiquei pensando na coitada da menina que fica na recepção. Imagine o diálogo:
- E aí, o que conta de novo?
- Então...consegui um emprego! sou recepcionista.
- Sério? Que ótimo! Onde vc está trabalhando?
- Ahn...bem...num banheiro público lá em Akihabara. É todo high-tech, sabe?
E absorto nesse diálogo imaginário acabei perdendo os detalhes da matéria.
Mas falando em banheiro bacana, vc viu o último assento que lançaram? A tampa levanta automaticamente, conta com luz interna, painel de controle digital e MP3 player! Basta inserir um cartão de memória SD no controle e vc poderá curtir suas músicas favoritas enquanto vc faz suas necessidades.
Imagens aqui: http://www.akihabaranews.com/en/en/news-10516-Toilet+MP3.html

Anonymous said...

Ai, Karina... Falei repara, nao falei pra vc escrever q eu falei pra vc reparar, neh?? Q coisa!! Eh, realmente banheiro rende assunto mesmo!! Amei esse aih q o Claudio comentou... E bota high tech nisso, heim?? Daih concordo q melhor ouvir musica do q o barulhinho do xixi, neh?

Anonymous said...

Ah! Sabe o q eu reparei?!! Os seus posts estao otimos, como sempre, claro!! Mas os seus leitores tbem nao ficam pra tras, neh?? (nao to falando de mim nao, tah??). Eh um comentario melhor q o outro q enriquece o seu post de uma forma incrivel!!

Karina Almeida said...

PARA CLAUDIO

nossa, mais uma opcao no mercado de trabalho: recepcionista de banheiro high tech. bom saber! hihihi...

e ja usei um banheiro que tinha uma privada com tampa automatica. tomei um susto :P

mas nao tinha esse painel nem mp3. que maximo! ja sei o que pedir ao papai noel neste natal: "eu quero uma privada high tech". hahaha

valeu pelo link. super legal ; )


PARA SHIGEKA e PARA TODOS

nao era pra contar?? xii...

menina, voce tem toda razao! eu adoro os comentarios de voces! sim, os seus tambem sao otimos! e acho que eh isso que deixa o blog legal.

espero que voces continuem assim! me ajudando a entender e admirar cada vez mais o japao.

bjinhos PARA TODOS

Anonymous said...

Xii nada, minha fofa!! Nao comento mais nada com vc sem pensar duas vezes antes de falar...

Karina Almeida said...

PARA SHIGEKA

desculpa! nao fica brava comigo. prometo nao publicar nada, sem te consultar ta??

bjinhos : )