Tuesday, March 13, 2007

"A Gisele e brasileira...


... eu tambem." Foi assim que puxei papo com a moca que me atendeu hoje numa loja de oculos. Tinha tanto cartaz da Gisele Bundchen espalhado la, que nao resisti.

E ainda perguntei: "voce conhece?". Infelizmente, a moca disse nao, mas o importante e que a partir dai o papo rendeu - naquele meu nivel de japones, mas rendeu :P

Sai de la feliz da vida porque consegui resolver um "problema" sozinha, sem ter que amolar os amigos-interpretes-dicionarios-ambulantes.

Meus oculos quebraram - cinco minutos antes de eu comecar a fazer a prova de nivelamento na escola de japones! - e aproveitei que o dia era de folga para providenciar outros logo.

O legal aqui do Japao - e da Inglaterra e de outros paises tambem - e que nao precisa ir ao oftalmologista para trocar os oculos de grau. Na loja mesmo tem todo o aparato para saber qual e a lente ideal para o cliente.

Fiz o exame, escolhi o modelito da nova armacao - queria igual ao da Gisele, mas no rosto dela e outra historia ne - paguei um preco otimo, ja que a loja e daquelas populares e depois de amanha vou voltar la para buscar.

A prova de japones? Pois e, fiz sem oculos mesmo. Deu pra enxergar tudo, so nao deu para acertar todas as questoes. Mas, no final das contas, consegui o resultado que eu queria e ja me livrei da classe de nivel 1. Ufa!

14 comments:

Anonymous said...

Que bom que você conseguiu resolver tudo direitinho! Aqui tb é assim, pode-se ir direto a ótica e resolver tudo por lá. Aqui tb tem cartazes da Gisele por todos os lados! E eu sempre digo: ela é brasileira, sabia?! Hehehehehe... Sabe o que me respondem por várias vezes? "sério, mas ela parece européia, não tem cara de brasileira". E eu com meu discurso de que brasileiro não tem cara, pq somos uma mistura e tem brasileiros de todos os jeitos! hehehehehe... Bom, deixa pra lá!
Bjos! E... Que bom que você apareceu!

Anonymous said...

Uma amiga brasileira foi fazer teste de visão aqui. O rapaz pedia para ela ler umas letrinhas em japones. Ele falava para ela ler e ela falava que nao conseguia. Ele aumentava a letra e ela, nada... No final, ela falou: o problema é o seguinte: eu não consigo ler hiragana!!! hehehe...eu ri muito com ela me contando, mas aqui perde a graça... Um beijo, Fernanda

Unknown said...

Que legal!

Parabéns e "gambate" no nivel 2, hehehe

Unknown said...

Eu estou com sérios problemas para adquirir um óculos-escuro com grau! Não que eu tenha perdido 5 óculos diferentes nessa minha vida de míope (hoho), mas agora que este está durando, eu quero mandar faz um escuro para mim. O problema é achar a receita...

Go go nos testes de japonês! Um dia eu tenho aula do idioma, nem que seja apenas para ler as revistas japonesas que eu gosto.

Unknown said...

Eu estou com sérios problemas para adquirir um óculos-escuro com grau! Não que eu tenha perdido 5 óculos diferentes nessa minha vida de míope (hoho), mas agora que este está durando, eu quero mandar faz um escuro para mim. O problema é achar a receita...

Go go nos testes de japonês! Um dia eu tenho aula do idioma, nem que seja apenas para ler as revistas japonesas que eu gosto.

Anonymous said...

ah!
Sorte nos estudos de japonês! E parabéns por ter resolvido tudo sozinha.

Vou começar nas aulas de japonês mês que vem... um dia não precisarei mais de legendas, nem procurar tradução de música na net
=D

Anonymous said...

Parabens pela prova!
Tb tenho q fazer um par de oculos pra mim. Corro o risco de nem perceber q a modelo da foto era a Gisele Bundchen, hehe. Tomara q encontre fotos do Senna ou do Ronaldinho pra engatar uma conversa desse tipo.

E Feliz White Day!

beijos

Paulo said...

Parabéns pela prova!
E um chocolate virtual pra você pelo White Day!
E parabéns pelo bom desempenho na ótica!

Agora, um comentário sobre o nihongo: Sabe que a gente não percebe realmente qual o ponto onde passa a ser fluente na língua? Só que vamos resolvendo nossos problemas com mais facilidade pouco a pouco e quando vemos, já estamos com o nihongo afiado! :)

Unknown said...

Konnichi wa, Kari-chan!

Meu nome é Joe. Dude Joe. Sou um personagem criado para a comunidade STB e especializado em micos, histórias de viagem e notícias bizarras de todos os cantos do mundo!

Dê uma olhada no meu blog! www.portal180.com.br/dudejoe - e também no Portal 180° (www.portal180.com.br)!

Domo arigatou gozaimasu! ^^

Carla said...

Muito mais prático ter que ir somente em um lugar para "conseguir" um óculos.

Bons estudos de japa :) Rumo as frases com verbos! hehehe

beijo!

Anonymous said...

Não me lembro de a ver usando óculos em nenhuma das suas fotos que foi colocando no blog. Fiquei curioso para ver essa "armação".

Kiyomi said...

Oi, Karina!
Referente aos óculos, aqui a gente nem precisa ir ao oftalmo, e se não souber falar "migi", "hidari" e por aí vai, serve indicação pela mão mesmo. Estou falando sério, pois nos exames de vista que tínhamos, o pessoal sofria...
Agora, lentes de contato, já levei cada furo, achando que o precinho era referente para os dois olhos. A non ser que os dois tenham EXATAMENTE o mesmo grau...
Ah, gambatte pelos estudos! Eu preciso voltar a estudar.
Poderia me indicar pra uma perdida em Yokohama?
Beijos!

Karina Almeida said...

PARA MAIRA
hihihi... eu tambem uso esse discurso. e explicar pros japoneses eh mais dificil ainda ne :P

PARA FERNANDA
hahahaha! contei esse caso pra deus e o mundo. morri de rir!

PARA MARCIA
ai, ai. vamos ver se agora eu estudo pra valer ne!

PARA KAZI
eh isso aih! estuda sim! mas ja vou avisando: pra chegar ao ponto de ler revista, voce tem que saber muuuuuuuuuito! conheco gente que fala fluentemente e nao sabe le uma linha sequer! o ceus!!!

PARA ALBERTO
serio?? que legal! eh dificil, mas eh muito divertido! voce vai ver!

PARA GUSTAVO
se quiser posso ser sua interprete! hihihi... brincadeira ne. mas vai sim. eh facil. so nao garanto que vai ter oculos do senna ou do ronaldinho :P

PARA PAULO
nem me fale... o dia que isso acontecer (eu perceber que a tecla sap funciona!) acho que vou dar uma festa!

PARA DUDEJOE
konichiwa! e bem-vindo ao meu japao. vou arranjar um tempinho pra te visitar sim! brigadissima.

PARA CARLA
sim, super pratico!

PARA AFI
bom observador hein?! eu explico: nao uso oculos o tempo todo. so pra ler e escrever :P

PARA KIYOMI
uma perdida?? como assim? voce quer alguem pra estudar japones em yokohama? hum, vou ver se descubro alguem!

bjinhos PARA TODOS : )

Karina Tiemi said...

Ahhh q legal! Tb estou no nível dois...Básico 2, aliás. Mas os dialógos ainda não saíram do papel, no máximo um "Ohayô" e "sayonara" no começo e no término das aulas, o resto só lendo no livro mesmo rsrsrs

Só uma vez tentei conversar com uma japonesa - pq fomos obrigadas, já que ela falava pouco português e eu pouquíssimo em japonês - mas ela ajudava bastante falando BEEEM devagar e fazendo gestos, além de misturar algumas palavras em port...Mas é muito gostoso quando a gente consegue entender uma frase sem precisar consultar dicionário ou um amigol, né?

Ah, tb já sei: Ganbate kudasai!! rsrsrs
Logo, logo vc estará entrevistando em nihongô!

Beijos