Monday, March 12, 2007

Quem conhece o Doraemon?


No Brasil, nunca tinha ouvido falar nele. So aqui no Japao, conheci o Doraemon. E um gato-robo do seculo 22, azul, sem orelhas, que tem um bolso-gaveta que faz milagre. Dentro dele cabe tudo e de dentro dele sai de tudo. Ah, o Doraemon deve ser o unico gato do planeta (ou sera que ele e de outro planeta?) que morre de medo de rato!

Meses atras, aluguei o DVD de um filme do Doraemon. Adorei! E, ontem, fui ao cinema assistir ao novo filme desse gato super-divertido. O Kuni acha que ele e sem graca, mas a maioria dos japoneses adora o Doraemon - eu tambem gosto! Se nao gostassem tanto, ele nao faria tanto sucesso, ha tanto tempo.

Mas o mais divertido no cinema, nem foi o filme. Fiquei impressionada - e feliz - com o comportamento das criancas (sim, so tinha crianca no cinema; e seus pais). Logo no comeco, ouvi vozes de algumas cantando a musica de abertura e durante o filme sempre ouvia uma risada aqui e outra li. Das criancas e nao dos pais.

Lembrei de um filme de comedia que vi no cinema com uma amiga brasileira. A gente ria, ria, ria. Eu me segurava para nao rir mais e ficamos incomodadas porque so a gente ria. Mais ninguem! Bateu aquela duvida: sera que so nos duas entendemos a piada? So nos duas achamos graca? Ou sera que nao tem graca mesmo? Impressionante: a plateia japonesa nao reage! Ja os japonesinhos...


21 comments:

Anonymous said...

pois eh, eu nunca fui fa mesmo do Doraemon. Mas adorava outro desenho do mesmo autor que se chama Obake no Qtaro (le-se Kyutaro). Tipo versao japonesa do Gasparzinho. Mas o protagonista eh muito comico! Ele eh super atrapalhado e nao consegue fazer nada do que outros fantasmas sabem fazer. E ele tem muito medo de cachorro! Vc vai se identificar com ele! hahahaha

Anonymous said...

Oiii!!!
Faz um tempinho q devo essa visita, né?! hehehehe
Doraemon?! Isso me lembra a minha infância, na época em que fazia nihongakko... Adorava esse desenho tb!!! Achava engraçadíssimo!!! Nossa qto tempo... hahahaha
bjinhos

Anonymous said...

Afff...
O meu comentário aí em cima, saiu como anônimo... Acho q cliquei em alguma coisa errada...

Anonymous said...

Aqui em Portugal vemos o DORAEMON, adoro ver e o meu irmão que é professor e tem 35 anos não perde um episódio......
Adoro ler o teu blog

Beijos deste lado do mundo

Sandra / Portugal

kurati said...

he he he nao gosto muitodo doraemon ,mas gosto das outras obras do autor.Mas gosto dos finais e lendas urbanas do Doraemon.Eu escrevi uma mini materia sobre o bichinho a alguns anos atras,se quiser conferir e soh clicar no link http://z004.ig.com.br/ig/48/03/117763/blig/kuratiinjapan/2005_03.html

Texuguitah* said...

Ola! Estava passando e resolvi comentar. Seu blog cada vez esta melhor! Continue assim!
O Doraemon tambem faz muito sucesso aqui em portugal. Crianças e adolescentes sao autenticos faz.
Minha turminha estava sempre falando dele.
Eu tambem gosto muito. Mas nunca vi muitos episodios dele, pois aqui so da na tv cabo.
Quando quiser passa no meu e deixe um recadinho***;-)
Bjokinhax***

Anonymous said...

Meu Deus, eu não conheço ninguém da minha idade (20 anos) que conheça o Doraemon aqui no Brasil! Dá uma frustração, hahaha.

Anonymous said...

Olá, Karina! É a primeira vez que passo aqui. Uma amiga minha, que visita o seu blog há um bom tempo e a admira muito, me passou o link (ela tem vergonha de comentar...).

Bom, deixe-me apresentar melhor, me chamo Kaliandra e tenho 20 anos (sou de Belo Horizonte! ;D)

Doraemon é realmente muito famoso. Eu conheço pouco a respeito desta série, mas sei que este personagem é um verdadeiro ícone. E não se preocupe, pessoas como eu também costumam rir de coisas que quase ninguém acha graça, às vezes porque não entendem e às vezes porque realmente não tem graça... Porém crianças são espontâneas e captam as coisas com mais facilidade que os adultos, acho que por isso é que elas acabam entendendo melhor o desenho. ;)

Bom, tô passando só pra deixar este recado mesmo e dizer que estou adorando ler seus relatos. O cotidiano japonês é algo que realmente me interessa!

Abraços~!!

Yoshio Iwamoto said...

Lembro vagamente desse desenho, chegou a passar (a muito tempo atrás) pré-histórica Rede Manchete.

Karina Almeida said...

PARA KUNI e KURATI
quero ver esses outros desenhos que voces tanto elogiam! e, kurati, vou la conferir ;)

PARA THASSIA
serio? voce tambem gosta? entao aproveita pra ir ao cinema! o filme acabou de entrar em cartaz :)

PARA SANDRA
que bom que voce gosta do meu japao. fico muito feliz de verdade :D

e bom saber tambem que aih voces podem ver o doraemon. no brasil, eu nao conhecia :(

PARA PUCCA
brigadissima! com um elogio desses vou ficar mais metida :P

vou dar um jeito de ir la te visitar. faz seculos que nao visito blog nenhum porque to sem internet em casa :(

PARA DANI
hihihi... nao se preocupe! eu so conheci agora, as vesperas dos 30 :P

PARA KAZI
serio? quem serah essa amiga que tem vergonha de comentar? diz pra ela que pode escrever qualquer coisa: um oi, um :), sei la. vou ficar muito feliz!

e bom ter uma conterranea aqui no meu japao! saudade de bh! bem-vinda e volte sempre :)

PARA YOSHIO
serio?? passava na manchete?? nao sabia!!

bjinhos PARA TODOS :)

Anonymous said...

Seria o gato Felix algum parente distante desse Doraemon? Afinal da maletinha do gato Felix saia de tudo também ;)

Karina Tiemi said...

Nossa, se eu n estou enganada, Doraemon passou na Manchete, na época do Clube das Crianças com a Angélica...Lembro que eu adoravaaaa...Duvido que haja dois "bicho" cabeçudo e azul, mas como minha lembrança n é uma fonte confiavél, posso estar enganada! rsrsrs

Ahh os japoneses são discretos ao extremo! Não acredito que eles n tenham rido por julgarem que desenho é coisa de criança - visto os animes - deve ter sido por discrição mesmo!

Beijos

Lucy said...

Adoro ler as suas experiencia de morar no Japao, moro aqui a 9 anos e tambem vivo sempre querendo aprender a lingua e a escrita deste pais, acho fascinante esse mundo bem diferente do nosso mundo.
Claro que ser jornalista deve ser bem interessante, mas gosto muito do meu trabalho tambem, trabalho no periodo da noite na Sony.
Mas eu gostaria que voce destinasse uma parte blogger pra passar as programacoes de tv que voce acha interessante e tambem horarios dos desenhos, tenho uma filha de 13 anos que estuda a 3 meses em escola japonesa, mas como sempre trabalho no periodo da noite nem sempre fico sabendo direito dos horarios de programacoes interessantes na tv pra que ela possa assistir.
Nossa to pior que jornalista, quando comeco a escrever, nao quero parar mais.
Bjs e parabens.

Lucy said...

Por falar em rir a toa, eu sou especialista nisso, diz meu cunhado que uma piada por semana pra mim basta pra que eu fique rindo a semana toda.

Anonymous said...

Mesmo fixe. Tenho 10 anos e morro se perder um episódio. Neste momento, em Portugal só dá no Canal-Panda. Só não gosto de ver episódios repetidos =P.

Anonymous said...

Olá,
eu sou fã do Doraemon desde que fazia escola de lingua japonesa. O conhecia apenas pela revista. Hoje vejo os desenhos animados do Doraemon pelo youtube. Gostaria muito de ter um boneco do Doraemon.
um abraço,
Ni

Anonymous said...

Oi, tava num chat de japas e apareceu essa figura, quando perguntei se tratava de Doraemon, esse desenho é especial pra mim pq foi meu 1ª anime quando ainda tinha 3 anos vendo angelica toda tarde na manchete, mas so me lembrei quando entrei nesse chat

Anonymous said...

Eu vivo em Portugal e em Portugal Também há Doraemon, vejo todos os dias e é muito fixe

Anonymous said...

Aqui no Brasil rolou o anime do Doraemon sim! Passava no "Clube da Criança" em 1990, apresentado pela Angélica! Hehehehe, era muito divertido!

Bruno Cipriano said...

Conheci Doraemon há dois anos quando vim mnorar em Portugal, não perco um episódio, é muito engraçado

raphael said...

nossa assisto doraemon direto na internet,em junho deste ano (2014) vai fazer um ano que eu conheço doraemon e aqueles que disseram não sei se estou serto mas que eu me lembre doraemon passou na tv manchete e vocês estão sertos o anime passou na tv manchete e não fez tanto sucesso mas em portugal na espanha,na tailândia,no vietnã,na india e no japão doraemon é um sucesso.