Wednesday, September 27, 2006

É menino!


Essa foi a manchete dos jornais japoneses - e até do Bom Dia Brasil - quando nasceu o príncipe herdeiro do Japão, nesse mês. A família imperial esperava por um menino há mais de 40 anos!

A família Otsuka (do Kuni) não passou por um drama desses, mas quando eu soube (hoje!) que o bebê que o Kuni e a Keiko esperam é menino, pensei: que sorte!

Não é nada contra as meninas, afinal aqui não é a China. Mas se, em vez de um Kunizinho nascesse uma Keikozinha, a família Otsuka correria risco de extinção! Tá bom. Exagerei. Existem outros Otsuka por aqui, mas só um menino poderia garantir a "continuidade" da família do Kuni.

Vou explicar melhor. As japonesas quando se casam adotam o sobrenome do marido e perdem o sobrenome de solteira. Aqui, não tem Mariko Tanaka Suzuki. Ou é Tanaka ou é Suzuki. Então, se a Mariko Tanaka se casa com o Toshio Suzuki, ela vira Mariko Suzuki. E o Tanaka vai pro beleléu...

O Kuni não tem irmãos. Só irmãs. As duas já se casaram e deixaram de ser Otsuka. Se o bebê do Kuni fosse uma menina, ela também deixaria de ser Otsuka um dia - a não ser que houvesse a super coincidência de arranjar um marido com o mesmo sobrenome ou ela nunca se casasse.

Mas com o Kunizinho a caminho, a existência da família Otsuka está garantida. Ufa!


Parêntese: a mulher pode optar por não adotar o sobrenome do marido, mas isso é exceção. E acho que, para as japonesas, continuar com o sobrenome do pai não tem graça.

Foto: advinhem quem é?

15 comments:

Anonymous said...

Quem eh esse menino lindao? Heheheh... Valeu pela homenagem! Realmente, nada contra as meninas (logico!!!), mas estou feliz com a chegada do herdeiro da familia Otsuka.

Anonymous said...

Por aqui não é assim. Por exemplo, tenho duas filhas e não me preocupo com a perpetuação do apelido. A mulher pode tomar o apelido do homem, ou não. E vice versa. No meu caso elas (as filhas) têm um apelido do pai e um da mãe e quando quiserem escolher um para a sua descendência usam aquele que preferirem. Estes direitos são mesmo para prevenir qualquer tipo de descriminação. Claro que a sociedade ainda é muito machista mas está a evoluir no sentido correcto.

Parabéns à família Otsuka.

Koji said...

Tive também uma filha mas o sobrenome dela é o da mãe para poder ter a nacionalidade japonesa. Pretendo registrá-la também no Brasil quando puder registrar com o meu sobrenome; então o sobrenome dela vai mudar e pode ganhar um nome em português. Se casar com um Tanaka vai mudar de nome de novo para Tanaka. Tudo para ganhar direitos como cidadã na sociedade. Complicado para descomplicar ou não complicar para evitar complicações? Mas dá para ela manter o meu sobrenome quando casar se trouxer um "muko-san". O que é isso? O homem casa mas vira herdeiro da familia da esposa da qual ganha o sobrenome, tendo o dever e direito das herancas ou dívidas, das mordomias ou da escravidão, etc.
Aliás, foto do menino não é o Kuni quando criança?
おつかさん、おめでとうございます; )!

Paulo said...

Parabéns à família Otsuka!
Já ouvi a história de um avô que ofereceu milhões de ienes para o neto adotar seu sobrenome ao invés do sobrenome do pai, porque ele só havia tido filhas e o nome da família iria sumir do mapa...

Anonymous said...

Nossa!! Tao bonitinho... na fotinha! O que serah q aconteceu?! hahahaha...

Anonymous said...

Ah! Mais uma vez... PARABENS, KUNI!!

Anonymous said...

Q bebe kawaii!! rs
Nossa, que viagem isso...Uma família pode deixar de existir!
Ah e eu naum conheco esse mangá, infelizmente!
Ando meio sem tempo pra isso, to lotada de mangás pra ler, anime pra assistir e procurando os j-dramas! rsrs
Ah, deixa eu t perguntar, vc trabalha na area de jornalismo ai?

Bjo.

Anonymous said...

Parabens pro Kuni! :)

Anonymous said...

Felicidades para Kuni!
Seguro será un lindo bebé como el de la foto!

Anonymous said...

Obra-prima esse texto, hein!
E o kuni-chan também é muito lindinho!

Ewerthon Tobace said...

Parabens Kuni!

E tenho de confessar que a Familia Tobace tbem esta nas minhas maos... xiiii!!! sou o unico que pode dar continuidade na familia toda, e olha que ela nao eh pequena. Mas por capricho da natureza, assim como na familia real japonesa, todos os filhos do meu avo e dos irmaos do meu avo, so tiveram menina. Karie, vamos nos casar? Ai vc nao tem mais o problema do visto!!!!

Anonymous said...

Muitissimo obrigado, pessoaaaaal!!!
Agradeco em nome de toda a familia Otsuka! (E o menino da foto sou eu mesmo, quando tinha uns 4 anos)

Maíra said...

Que bom!!! hehehehe... Sabe que o meu pai tinha essa preocupação? Ele já não tinha ninguém da família dele e teve duas meninas, ele achava q a família bandeira ia se acabar. Por isso, não mudei meu nome e penso seriamente em, se tiver um menino um dia, chama-lo pelo nome do avô, assim daria continuidade... Coisas do meu pai e de japonês!!! hihihihi...
Bjo

Karina Almeida said...

PARA KUNIZAO
ta quase chegando ne? e eu quero carregar o kunizinho!

PARA AFI
no brasil tambem. tem gente que tem dois nomes e dois sobrenomes. e quando se muda para o japao tem que escolher um nome e um sobrenome. mais que isso nao pode!

PARA ROBERTO
ainda tambem que tem essa opcao ne. um nome no japao e outro no brasil :D

PARA PAULO
nossa, eh mesmo ne. deve ter cada historia...

PARA SHIGEKA
o olho eh igualzinho! e, segundo a raquel, o sorrizinho tambem!

PARA KARINA
respondendo a sua pergunta: sim. advinha onde?

PARA GUSTAVO E ANGELICA
:D

PARA RAQUEL
noooooossa! fiquei metida, agora. hihihi... obrigadissima!

PARA PARA O ALTO E AVANTE
ue, mas o problema nao eh o meu visto e sim o tobacinho :P

PARA KUNI
viu? o kunizinho fez o maior sucesso. a sua ideia foi brihante mesmo! PESSOAL, foi o kuni que deu a ideia de colocar a foto dele!

PARA MAIRA
serio?? entao voce vai ter que providenciar um bandeirinha logo :D

bjinhos PARA TODOS

thaiss said...

oi pessoal to numa dúvida enorme!!!
pq tipo eu tenho descendência japonesa, ou seja meus avôs vieram de lá para o Brasil, onde eu nasci!
E meu nome é Thais Emy Melo Otsuka
não sei acho q esse Otsuka está espalhado pelo mundo como Santos.
Ou não, ou talvez eles sejam parentes?
queria que alguem me respondesse
OBS:Meu pai sempre fica falando que nós descendemos de "gente rica" ou realeza seilaa (e que eu nunca acreditei!)
PS.:tbm tenho um irmão Felipe Akihiro Melo Otsuka