Monday, October 23, 2006

Orelha de abano, para todo mundo ver

Dia desses, a Carla Perez (ex-Loira do Tchan) fez cirurgia para corrigir as orelhas de abano. A Malu Mader (atriz belíssima e muito famosa no Brasil) vive escondendo as orehas salientes - podem reparar que ela não prende os cabelos de jeito nenhum.

Se elas morassem no Japão, não precisariam se preocupar tanto. Aqui, orelha de abano não é feio. As modelos e atrizes - as feias e as lindas também - exibem as orelhinhas salientes numa boa. A prova está aí, nessas fotos: a de uma atriz (com o "cachorrinho-dumbo") e a de uma modelo japonesas.

Não sei o nome delas. Nem pesquisei. Mas sei que não são as únicas "japonesas-dumbo". Já vi muitas nos trens, nas ruas, na televisão e nas revistas também. Interessante né? A beleza também é relativa. Tô desconfiada que, aqui, isso é até charmoso : P

37 comments:

Anonymous said...

Olá Karina!!! Obrigadíssima pelos parabéns!!! Tb tenho essa sensação e tenho muita vontade de te conhecer pessoalmente. Quem sabe?! Se quiser vir a Portugal já tens onde ficar!!! =)
Acho tão feia a orelha de abano... hiihihi... Mas, como diria Einsten, tudo é relativo e eles aí podem gostar, afinal, não sei onde li isso mas, no Japão não é tudo ao contrário?! =D
Beijinhos

Angélica Camacho said...

Nao da para acreditar Karina, esas orejas están horribles!! Bueno, aunque pensandolo bien en Japón todo es posible.
Me quedo con el cachorro. Ese sí está lindo.

Unknown said...

Eu não sei se é verdade isso, mas alguém já me disse que orelhas grandes para os japoneses significa que a pessoa vai viver muito, hehehe!

Mas pior que as orelhas grandes e de abano ainda acho que modelos com os dentes todos tortos ainda é bem pior!

Anonymous said...

Karina,
respondendo suas perguntas em meu blog,fiz uma especialização em psicologia educacional e portanto tive de aprender muito da cultura pois meu trabalho final era uma comparação entre BR e Japão no que se refere à educação.Isso foi em 1983. Como kenshusei em Kofu-shi, Yamanashi-ken.
Tokyo está nos meus planos mas não é para breve, daqui uns dois anos, se Deus ajudar!Vou por conta própria.
Aos poucos vou lhe contando tudo.
Beijos!

Gisele Scantlebury said...

Não sou fã das orelhas de abano não, mas tenho a leve impressão de que as pessoas aqui no Japão são mais "assumidas". Elas não tentam esconder o que são, as preferências, usam diferentes estilos e parecem ser bem seguras de si. Isso é legal. Acho que na América Latina a gente se preocupa demais com aparência.

Anonymous said...

hoje em dia nem tanto, mas antigamente, ateh os dentes tortos e encavalados eram considerados charme no Japao!!! Agora a orelha de abano... Nunca gostei dela mesmo antes de conhecer outras culturas, mas fiquei impressionado quando descobri que no Bra tinha cirurgia pra corrigi-la. Eh bom ter gostos diferentes, ne. Voce (nao vc, karina almeida) pode ficar com a esperanca de um dia encontrar o povo que reconheca a sua belaza (nao a tal de beleza interior)!

Paulo said...

Aqui no Japão entendi finalmente o conceito de que a beleza é relativa... Mesmo assim, a influência do resto do mundo já começou a se fazer presente, porque já vi algumas clínicas anunciando cirurgia para corrigir as orelhas de abano aqui no Japão. Também tenho visto muito mais japoneses usando aparelhos nos dentes. Sinais dos tempos...
:D

Anonymous said...

Nas minhas primeiras semanas de Japão eu tbm fiquei intrigado com a quantidade de artistas e modelos famosas expondo as orelhas dessa forma. Imaginei que deveria haver um motivo especial, superstição talvez, e saí perguntando por aí.
E o que me explicaram foi que esse pessoal é encorajado a manter esses pequenos defeitos como forma de se manter próximas do público em geral, que não é perfeito, por assim dizer. Seria algo como: "Ei, veja, eu tenho orelhas de abano e nem por isso deixo de ser famosa e querida".
Charmoso mesmo ninguém acha mas ver tantas mulheres nas revistas e programas de tv com certas "diferenças" ajuda a acabar com o preconceito em relação aos pequenos defeitos físicos que muita gente tem.
Karina, como nos meus outros posts, estou apenas passando o peixe que comprei....ou era vendendo o peixe que me passaram??..ou passando o que me venderam???? Se alguém souber o termo correto, por favor me esclareçam. rsrsrs

Karina Tiemi said...

Realmente a beleza é relativa rs...Mas acho legal isso, dos artistas japoneses não corrigirem com cirurgias para serem mais próximos dos fãs. Mas também penso que as próprias modelos não devem ligar muito para isso ou nem devem enxergar como feiura!

Bjos

Anonymous said...

Eu também não gosto das orelhas de abano, se eu fosse assim, eu também queria escondê-la com o cabelo!!

Gabriel said...

A beleza é relativa. No importa como luzcas sino como te ven, lo demas es plastico.

Anonymous said...

. Eu nao posso resistir... Mas porque v nao se informa melhor sobre as coisas antes de escrever algo? qq japones de meia tigela sabe q as orelhas de abano significam q a pessoa vai ter riqueza e sorte na vida... ja olhou as orelhas do Buda? As maes e avos costumam puxar as orelhas das criacas para as fazerem salientes desejando q as criancas tenham boa sorte na vida.. como o Buda... mas v nao sabe disso ne' ... V escreve tantas coisas sem saber de nada ... eh bom viver bo mundo da disneylandia ... Eh quase uma piada ver pessoas escrevendo sobre o japao sem saberem ler a lingua... sem entenderem nada das sutilezas da cultura.. Mas como os americanos dizem: : ignorance is a bliss.."

http://www.japantoday.com/jp/quote/1968

Anonymous said...

karina,
to vendo que o mala atacou novamente. coisa triste. se acha tao brilhante e se esconde no anonimato ou em pseudonimos idiotas. mas vc ja sabe pq esse sujeito despeja essa sabedoria "made in google" no seu blog, ne? e nao precisamos recorrer a nenhuma expressao ianque: "inveja eh uma m... "

o post sobre as orelhas esta bacana sim! agora, fura esse OLHO GORDO q resolveu invadir o seu blog. deleta, deleta... :P

beijos!



beijos,

Anonymous said...

Mickey, onde foi que vc viu Buda com orelhas de abano? Vc está confundindo as coisas. Orelhas de abano são aquelas que ficam afastadas do crânio. O que buda tem é o lóbulo da orelha comprido. Este sim, segundo certas crenças, significa vida longa e prosperidade.
Se vc achar um Buda com orelhas de abano, coloque o link aqui, ok?

Anonymous said...

Oi, Karina. Inicialmente, obrigado pelas boas vindas no post anterior. Quanto às orelhas de abano... A segunda moça ali não era nenhum fim do mundo, não, mas a primeira, hehehe, é mais complicado... Mas, como já cansaram de dizer, a beleza é relativa, e o fato de que várias partes do mundo cultuam tipos de beleza diferentes é mais um estímulo para se querer conhecer vários lugares.
Em tempo: Não importa que justificativas exatas, realistas ou científicas queiram apresentar para as curiosidades que você nos mostra; eu prefiro o seu ponto de vista.

Anonymous said...

claudio:

http://www.nepala.com/statue/expertexp/statues17.htm

estatuas comerciais baratas em geral tem orelhas pequenas pq elas quebram facilmente e sao dificeis de fazer...

gustavo...
tadinho..v deve estar cheio de problemas .. tem gente q so quer ver o q quer e critica qq pessoa q mostre um ponto de vista um pouco diferente. O mundo eh cheio de pontos de vista diferentes, nem todos certos, nem todos errados.... ...dereta, dereta,...minha sobrinha de 4 anos fala assim tb ...

Anonymous said...

http://www.nepala.com

/statue/expertexp
/statues17.htm


copie tudo junto sem espacos pq ele corta o link

Karina Almeida said...

PARA ANONIMO

desculpa quebrar a promessa: nao vou deletar esses seus ultimos comentarios, porque estao ooootimos! sao a sua cara - que eu nunca vi, mas imagino como eh.

eh impressionante como uma pessoa tao inteligente, bem informada e equilibrada como voce tenta mostrar ser, possa perder tanto tempo, comentando num blog que a desagrada tanto.

cada comentario seu poderia ser um post no seu proprio blog que, certamente, seria muito interessante e com informacoes riquissimas e precisas (em varios idiomas).

mas como eu ja disse, fique a vontade. escreva quando quiser. e eu deleto quando quiser ; )

Karina Almeida said...

PARA TODOS OS DEMAIS

obrigada pelos comentarios sempre simpaticos, bem-humorados e enriquecedores.

eh muito bacana esse contato com voces.

bjinhos. voltem sempre : )

Anonymous said...

Nossa! Vi ai no seu perfil que pretende vender mais livros que o Mario Prata...Do jeito que você escreve não vai demorar muito! Você escreve muito bem, adorei seu blog

Anonymous said...

Yo prefiero las de Spok, de Star Trek, ja, ja, ja...

Anonymous said...

Karina, legal a observacao das orelhas de abano !! Acho interessante seu blog reunir tantos leitores assiduos, mesmo que anonimos!!! hahaha.... Sobre deletar ou nao, acho que isso so cabe a vc, a dona do blog. Assim como os temas e as interpretacoes do Japao. Vc e a dona. Faco das palavras do anonimo o meu comentario: "tem gente q so quer ver o q quer e critica qq pessoa q mostre um ponto de vista um pouco diferente". Se vc gosta de ver o lado positivo (e isso e um direito seu, ninguem pode negar! Ate pq vc e a dona do blog!), alguem vera o lado negativo da mesma coisa e vice-versa!! Se vc falar MAL do Japao ou qq pais que seja, vai aparecer um leitor que nao tem mais nada o que fazer e vai pesquisar coisas boas do Japao, so pra entrar no seu blog todos os dias pra falar BEM! Com certeza!! Nesse ponto fico com a opiniao do anonimo de novo: "O mundo eh cheio de pontos de vista diferentes". Cada um que escolha o seu!

Anonymous said...

oi oi!,
achei seu blog.. na verdade, não lembro direito como, mas adorei! Li todos os posts que consegui nesses ultimos dois dias XD. Amo o Japão sem ter muitos motivos, não sou descendente e só tenho contato com o Japão indo atrás ( fazendo ninjutsu, comprando mangás, fazendo downloads, fazendo aula de japonês.. no Luziana Lanna! Você deve entender meu sofrimento sendo de BH também...). Pretendo continuar visitando sempre seu blog, então continue postando ^^y!
bjins

Karina Almeida said...

PARA VITOR e MANU

bem-vindos ao meu japao! e obrigadissima pela visita!

manu, voce estuda no luziana? nao acredito! que coincidencia! e a sua professora eh a misaki-san?


PARA DANI

hihihi...

ja estah de volta ao japao? que bueno!


PARA CARUSO

como voce mesmo diria, "mandou benzao"

;)

Anonymous said...

minha sensei é a misaki, sim!, será a mesma?? tenho aula em quarenta minutos (aula de culinaria, onigiri! XD), então pergunto pra ela ^^
bjins

Anonymous said...

ok, perguntei pra misaki...
(*tentando lembrar o que ela disse*)
ela disse que sim!, lembra sim!, a que morou primeiro perto da casa dos pais dela?, que duas pessoas da sua turma ainda estão lá (leonardo.. leandro? desculpa, não lembro direito, alguma coisa com L) e manda um abraço ^^

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Karina Almeida said...

PARA MANU

que legal! saudade da misaki-san e dos colegas tambem! manda um abraco pra eles, please :)

e conta mais da aula de japones! ah, melhor por email ne? qual eh o seu endereco?

bjinhos.

Karina Almeida said...

PARA VITOR 2
desculpa, nao comentei direito seu comentario. logo o seu, que me deixou toda convencida : P

vou confiar em voce e considerar que ja tenho pelo menos um livro vendido. hihihi...

falando serio. obrigadissima. quem sabe um dia eu viro escritora ne? por enquanto, eh so um sonho ; )

Anonymous said...

Menina, te falei q uma menina coreana com quem trabalhei me disse q na Coreia ter bunda grande (tipo Carla Perez) eh feio!?! Que em homem entao... ridiculo!! Cre?? Acho essas diferencas tao chocantes e interessantes!! Queria q as influencias do resto do mundo, como disse o Paulo, nao ocorressem!! Triste q o oriente esteja se ocidentalizando...

Anonymous said...

Kkkkkkkkkkkkkkkk....adorei saber disso...desde q cheguei aqui reparei nisso...gostei mais ainda pq tb tenho orelha de abano...aqui pelo menos naum me sinto mal, haha, posso colocar algo assim no meu blog??? Achei interessante mesmo...bjsss e tudo de bom!!!!

Anonymous said...

Eu tambem tenho... Genetica e' dose... rs...

Anonymous said...

Eu tbm, rs!! Olha, gostei mto do site, mt interessante, e tbm concordo com sua opinião. De q adianta a pessoa ser bonita por fora se não vale como pessoa? Digo, caráter e talz! Né?! Bom, continue escrevendo + sobre o Japão, okz?! Bjão e sucesso!!

Karina Almeida said...

PARA SHIGEKA
ja tinha ouvido falar que coreano nao gosta de mulher tipo carla perez. o que os brasileiros chamam de gostosura eles devem chamar de gordura ne? hihihi...


PARA ANDREA
que engracado, eu ja respondi esse seu comentario e nao ta aqui ne? eu hein?? vai ver respondi em outro lugar ne? to ficando louca. hihihi...


PARA NAOMI
voce nao tem nao...


PARA DANI
oops, dei boas-vindas no outro comentario. brigadissima! volte sempre : )


bjinhos, PESSOAL : )

Anonymous said...

To como anonimo pq eh mais facil..
Nao tem q fazer login e talz neh?!
Pois entao ! Eu gosto de orelhas de abano !

HahAHahA !! Pode parecer estranho mas eu acho super charmoso !! ;D
É o sangue japones que corre nas minhas veias.. huhu...
Ateh a historia do dente torto...
Eu achava super bonitinha a menina q tinha o canino meio tortinho...
hj ela pos aparelho.. e continua bonita...

Bom... nao sei direito oque eh...
Questao de gosto neh?! ;D

Unknown said...

Oi.
Moro no Japao e infelizmente tenho as orelhas de abano, mas se vc perguntar para qualquer um q me conhece ( menos o pessoal de casa) ninguem sabe da existencia delas...Eu uso sempre cabelo solto e uma faixa q prende as orelhas e ninguem percebe. O ruim é q eu nao posso andar sem a tal da faixa, eu nao consigo. Ja sofri mto por causa desse problema, mas no Brasil nunca tive dnheiro para uma cirurgia e agora aqui no japao eu nao sei aonde fazer.
Sem falar q meu marido é contra, para ele eu sou a mais linda e tal, mas eu me acho horrivel, queria poder prender os cabelos de vez em qdo e andar com eles soltos sem a faixa...
As crianças podem ser cruéis e os adultos tbm. Qdo criança uma vez uma tia minha q ia cortar meu cabelo disse no meu ouvido q iria deixar o cabelos grande para esconder a orelha e tal...
Hoje tenho 22 anos e graças a Deus meu filho não herdou essa cruz rs ele é lindo com orelhinhas normais.
Se alguem souber de alguma clinica no japao me avisem, obrigada.

Unknown said...

Minha orelha é grande mas não é de abano kekkekeke