Monday, May 07, 2007

Um Japao diferente. E muito legal!





To sumida ha quase uma semana e vim aqui pedir licenca para sumir por mais uns quatro ou cinco dias. Eu explico: resolvi deixar de ser analfabeta e, agora, entendo porque tantos estrangeiros, inclusive brasileiros, sabem falar japones mas nao sabem ler uma frase sequer. Muito menos escrever.

Aquelas letrinhas complicadas que eu sempre cito aqui, os kanji, sao super interessantes, mas nao e facil guardar tantos risquinhos, ainda mais em tao pouco tempo, como e o meu caso. Faz quatro semanas que virei estudante - tenho aula de japones de segunda a sexta-feira, das 9h10 as 12h40 - e na proxima quinta-feira tenho que provar que sei ler e escrever 151 kanji, fora outros 150 que eu ja deveria saber na ponta da lingua e do lapis. Detalhe: para ser considerado alfabetizado, o cidadao tem que saber ler e escrever 2.000 kanji!

Se bastasse ler esses 301, acho que ate conseguiria uma boa nota na prova, mas escrever... o ceus! Na hora "h" fico em duvida se aquele tracinho e pra cima ou pra baixo, se fica a esquerda ou a direita, se o quadradinho tem um ou dois risquinhos dentro. O mais complicado e que tem kanji muito parecido e cada um pode ser lido de uma, duas, tres, quatro ou ate mais maneiras. Com significados diferentes, para piorar.

Agora, imaginem conciliar essa vida de estudante com a de trabalhadora, blogueira, colunista e ainda professora (to ajudando um amigo japones a melhorar os textos em portugues). To me sentido a Mulher Maravilha, quer dizer, a Mulher Bombril :P

Para nao deixar voces "na mao", como fiz da outra vez que tirei licenca (por causa de uma ameaca de tendinite), indico o recem-nascido blog do Caruso. Ao contrario do Meu Japao, la voces vao conhecer o Japao sob o ponto de vista de um alfabetizado. Muito legal!
Oops, ja ia me esquecendo das legendas: 1 - Haru/Primavera (leia Raru); 2 - Natsu/Verao; 3 - Aki/Outono; 4 - Fuyuu/Inverno (dois "u" e como se fosse um "u" com acento agudo).

16 comments:

Karuzo said...

Valeu pela propaganda gratuita. Qto aos ideogramas, tambem sou fa e acho lindo. Mas o segredo para saber ler e escrever "kanji" esta resumido em uma so palavra: pratica. Parece meio obvio, mas quem nao pratica a escrita, esquece como escrever. Quem nao le, esquece a leitura. E se isto te serve de consolo, a regra e valida nao so para nos gringos, mas tbm para os japoneses. Continue firme que vc chega la!

Val said...

Ah!Que lindo! Sabe que eu entrei para comunidade: "Quero aprender japonês"! E meu irmão tem uma amiga que dá aulas particulares,estou pensando seriamente a respeito!
Meus parabéns pelo seu esforço, moça!
E outra coisa: vc me colocou entre os amigos do "Meu Japão"!!! Como vc é fofaaaa!!!!Fiquei tão honrada!
Um bjo muito grande pra vc!

Anonymous said...

Karina!

Vc está estudando em escola? É caro? E que prova é essa que vai fazer? Também quero estudar!!

Unknown said...

Gambate :)

Anonymous said...

Oi Karina!!!
Quanto tempo hein?!
Que legal que vc voltou a estudar, agora fui eu que parei. rs
Esses kanjis são uma coisa não? Não entendo pq usam o mesmo kanji pra vários significados. Apesar de ser lindos, eu ainda acho que deveria ser usado somente o katakana e o hiragana, vc não acha?

Anonymous said...

Polícia prende operário que roubou 4.000 lingeries no Japão
19/03/07

A polícia achou mais de 4.000 lingeries na casa de um operário de construção japonês na cidade de Hiroshima. Ele escalava prédios para roubar as roupas íntimas femininas.
Shigeo Kodama, 54 anos, acumulou exatas 3.977 calcinhas em seis anos. Ele foi preso em fevereiro.Segundo a polícia, o seu trabalho como pedreiro ajudou-o a criar habilidades para escalar prédios. E ele botou essa capacidade a serviço de seu hobby.

Carla said...

Vida de estudante de japonês mais mil e doze outras tarefas não é fácil!

Boa prova, Karina. Sei como é essa vida de não saber kanji hehehe Coisa complicada mesmo.. Tudo igual, se tiver no lado de outro o significado é diferente.

Respira fundo e tira um 10!! hehe

Beijo

Anonymous said...

Boa Sorte Karina!!!!!!

Morro de vontade de aprender japonês... vou me animar e entrar num curso também!

Anonymous said...

É isso aí!!!! Gambarimasu!!!! Nós nunca podemos deixar de aprender! Como diz o ditado, "O mais importante não é saber, é nunca perder a capacidade de aprender" :-) Força e Boa sorte na prova!

Domingos Cezar said...

Olá
boa sorte com seus estudos
esperarei ansioso o seu retorno.
beijos
tchau

Angélica Camacho said...

Estudia mucho amiga!!
Buena suerte! pronto estarás hablando con un montón de gatinhos japoneses como tu dices!

Bjs

Anonymous said...

Oi Karina! Gostei daqui do seu blog! Aliás, gosto dos mesmos desenhos que vc!(os do Miazaki, p.ex.). Encontrei o seu blog pq estou procurando dicas de Tokyo pois estou indo para lá a passeio daqui a paouco. Vc teria algumas sugestões para me dar (de lugar onde ir, bares, etc) como alguem que mora aí? Se tiver, meu e-mail é rjmpecora@yahoo.com
Obrigada!
Renata

Anonymous said...

Gostei do seu blog!
Estava atrás de algum blog de brasileiros que vivem no Japão e achei o seu, legal.
Mas o que aconteceu com os acentos?
Nos seus posts anteriores que li há acentos.
E também acessei o blog do seu colega mas você digitou errado, o nome dele é com K e z!

Karina Tiemi said...

Nossa, seu curso é bem mais puxado q o que eu estou fazendo! rsrs
E saber a ordem dos tracinhos mata né? Minha sensei disse que há uma maneira de descobrir se escrevemos realmente na ordem ou não. Se ela me disse isso só pra me botar pressão, eu não sei rsrs!

De qq modo, boa sorte!!
Gambatê!!

Bjos

Karina Almeida said...

oops, tinha esquecido de responder os comentarios desse post. la vai:

PARA KARUZO
ok! to firme!! e um dia quero arrasar no japones, que nem voce :)

PARA VAL
legal! quero conhecer essa comunidade! e nem precisa agradecer pelo link viu!

PARA DAIANE
menina, escola eh que nao falta! tem que ver uma que de certo com o seu horario, que nao fique longe da sua casa e tal. vou dar um jeito de passar as dicas pra vc ok?!

PARA MARCIA
ganbarimasu ;)

PARA KAKA
to comecando a achar que os japoneses tem razao. com kanji fica mais facil de ler, nao acha?? eh interessante isso ne? ah, nao para de estudar nao!!

PARA ANONIMO
obrigada pela noticia ;)

PARA CARLA
10 naao! a prova vale 100! hihihi...

PARA _BETOW
eh isso aih! estuda mesmo! eh super legal!!

PARA FERNANDO
ganbarimasu!

PARA DOMINGOS
ja voltei :P

PARA ANGELICA
hihihi... os gatinhos japoneses que se cuidem :P

PARA RENATA
que legal! bem-vinda ao meu japao! e ao japao tambem! vou escrever pra vc entao! tenho dicas sim! e espero que te ajudem :)

PAR ANONIMO 2
bem-vindo ao meu japao! brigadissima pela visita :) qto aos acentos eh que as vezes uso computador em japones, que nao tem acento. e qto ao caruso eh que o nome dele eh com C e S, mas na blogosfera ele escreve com K e Z. alias, vou perguntar a ele porque :P

PARA KARINA TIEMI
a professora da certissima! a ordem dos tracos eh muito importante e faz toda diferenca! o kanji fica mais bonito e mais facil de escrever se voce obedece a sequencia dos tracos! interessante isso ne!

bjinhos PARA TODOS :)

Unknown said...

Parabens!com certeza vc vai alcancar seu objetivo,gostaria muito de aprender pelo menos falar um pouco, isso me ajudadria bastante,atualmente moro em Mie-Ken e estamos de mudanca pra Hiroshima eu nao conheco nada aqui mas sera que la eu conseguiria estudar pra aprender ao menos falar o idioma? Bjus