Thursday, February 16, 2006

Aqui tem "garaná"


Sim, tem ガラナ アンタルチカ ザ ブラジリアン オリジナル (Garana Antarutika – za burajirian originaru). Quer dizer, Guaraná Antártica – the brazilian original. Ou, melhor, guaraná Antártica – o original do Brasil.

E eu ganhei uma latinha hoje. Que delícia!

Em Tokyo é difícil encontrar – só nos poucos restaurantes brasileiros – mas nas cidades onde a nossa comunidade é grande é muito fácil comprar um Guaraná Antártica, orginal do Brasil.

Em Hamamatsu ou Ota – não lembro mais – vi o nosso guaraná numa loja de conveniência. Mas para garantir a compra, é melhor ir a uma loja de produtos brasileiros. E nessas cidades aí, e em outras como Nagoya, esse tipo de loja tem de montão.

O preço? Também esqueci. Perguntei à Thassia, que mora em Ota, e ela acha que é 150 ienes (mais ou menos 2,60 reais). Não é tão caro assim né? Eu não acho. Quase sempre, matar a saudade sai muito mais caro.

No meu aniversário do ano passado, pensei em encomendar um bolo brasileiro. É que o bolo japonês é completamente diferente. Para matar a saudade, eu teria de desembolsar 7.000 ienes (mais ou menos 124 reais!) num bolo simples, de 15 cm de diâmetro.

Um “bolo” japonês custa em torno de 2.000 ienes (ou 35 reais). É menor - aliás, é mais fininho porque na verdade não é bolo, é torta - mas se comprarmos dois, ainda sai pouco mais da metade do bolo-saudade. Viram como o “garaná” é barato?

FOTO: frente e verso da lata de Guaraná Anrtática, original do Japão. Oops, original do Brasil. Não é fofíssima? Dá pena de jogar no lixo. Mas joguei. Guardei só a foto.

3 comments:

Anonymous said...

Imagino a sua felicidade quando ganhou a latinha de Guaraná...
A saudade parece que é maior, qdo estamos longe de td issso. Lembro de qdo estive aí em Tokyo e fui para o Arraial de Moka, em Tochigi. Tinha acabado de chegar no Jp, mas fiquei super feliz em poder comer aqui no Japão, pastel e a coxinha.
Aliás, qdo vc vai aparecer por aqui e matar as saudades das carnes do Primavera, dos bolos brasileiros (um melhor q o outro hummm), da Sukita e do Prestígio (lembra do episódio da caixa de Prestígio e dos Chicletes Adams? vc chegou a perder o trem para Tokyo por causa dele...)??? O convite está feito, só falta msm marcar com o pessoal e vir pra cá. Ah não é tão longe assim, eh só duas horas e pouco de viagem!
Ah, já sei mais ou menos como vai ser o Meu Japão. Só falta um tempinho pra escrever...
bjinhos

Anonymous said...

diga, karina.

Nao tenho me pronunciado mto, mas sempre passo no Seu Japao (e no dos seus convidados tb!). Faca chuva ou faca sol. :)

Sim, guarda-guarda-chuvas... sao coisas como essas q me fazem pensar se aquele slogan da Semp-Toshiba no Brasil eh mesmo verdadeiro ("Nossos japoneses sao mais criativos do q os outros".)

Ja se compararmos a criatividade das jornalistas mineiras, acho q terminamos todos no chinelo. ops, na suripa! :)

beijos, jim.

Anonymous said...

ops, postei no lugar errado. guarana, guarda-chuva eh tudo tao parecido, ne????

beijos
:P