Thursday, February 16, 2006

Chocolate só para os meninos



Nem me lembrei de contar sobre o Valentine’s Day. Foi ontem, dia 14 de fevereiro. Eu sei que vocês sabem disso, mas vocês sabem também que aqui no Japão esse é o dia de dar chocolate? E só para os meninos?

É um “dia dos namorados” bem diferente do dia 12 de junho, que comemoramos no Brasil. Em vez dos namorados trocarem presentes, só as meninas é que presenteiam os meninos. E o presente é um só: chocolate!

O mais divertido é que o dia dos namorados japonês inclui os "sem namorado (a)". Os amigos, chefes e colegas de trabalho também ganham chocolate das meninas. Ninguém precisa ficar tristinho, porque todo mundo tem a quem presentear ou de quem receber.

A diferença é que as meninas capricham mais no chocolate do marido, noivo, namorado ou pretendente. Tem chocolate de todo tipo, tamanho e preço. E tem menina que faz o chocolate em casa, para tornar o presente ainda mais especial.

Eu comprei chocolate! Para os amigos do trabalho e para um amigo colorido. Desculpe, meninos, mas é claro que caprichei mais no chocolate do amigo colorido. O chocolate dos “só amigos” é bonitinho e até maior, mas o preço bem menor, porque não é “de marca”. E porque não dá para comprar um monte de chocolate "de marca" né.

Daqui um mês, dia 14 de março, é a vez das meninas ganharem chocolate. Os meninos retribuem – ou não – o presente. Esse é o White Day, dia de dar chocolate branco para as meninas. Pode ser uma data bem comercial, mas eu adoro.

Será que vou ganhar chocolate do amigo colorido? Dos amigos do trabalho, eu sei que vou. Não é, meninos?

FOTOS: o chocolate chiquerésimo da Godiva, que comprei para o amigo colorido. Na outra foto, à esquerda, o chocolate gostoso, mas nem tão chique, que comprei para os “só amigos”.

6 comments:

Bia said...

Nao fica muito animada porque quase nenhum amigo devolve a gentileza no White Day.

Eu desisti ha tempos e por isso nao dou, nao dou, nao dou.

Bjs.

Bia said...

PS: quando fores no bar de Shimbashi, da uma ligada. Eu moro la perto e do sempre de bobeira. E ainda tem o garcon-colirio. Por favor, vamos dividir o pao, ne.

PPS: Posso fazer a redacao Meu Japao tb? So que queria publica-la no meu blog tb.

Anonymous said...

Eu quero o meu...pode ser da godiva...

Daniel T. Yara said...

Eu tambem quero meu godiva... mais com o coração de chocolate fique conforme... mais eu tire a foto!!!

Anonymous said...

Ue?! Cade o meu Godiva?!
Isso é discriminação! Vamos fazer greve de fome (de chocolate)!

Godiva!Godiva!Godiva!

Anonymous said...

Quando morei no Japão, uma amiga japonesa me explicou que no White Day, se o rapaz que recebeu aquele chocolate especial, no White Day lhe desse de presente um lenço, era sinal de que ele não correspondia aos sentimentos dela...