Saturday, February 18, 2006

E, no Brasil, tem umeshu?




Contei antes de ontem da saudade que sinto do Guaraná Antártica – o orginal do Brasil. E, ontem, ganhei uma garrada de umeshu, a minha bebida alcoólica preferida do Japão (quer dizer, a única que eu gosto. E que, na verdade, eu adoro). Aí pensei: quando voltar para a casa, em Belo Horizonte, essa será uma das coisas que vou sentir saudade. Será que no Brasil tem umeshu? Imagino que sim, mas não em toda esquina como aqui.

Para tomar o licor de ameixa orignal do Japão vai ser mais difícil e mais caro. Então, deixa eu aproveitar bastante aqui né. Sempre que vou a Shinbashi – sim, no tal bar-colírio que eu falo sempre – peço umeshu sawa. Traduzindo: licor de ameixa com soda. Senão, fica muito forte. É como saquê, não dá para tomar puro. Eu não consigo.

O preço? No bar-colírio custa 500 ienes (quase 9 reais, uma dose. Mas o copo é grande). Se for num bar ou restaurante muito chique, como aquele do filme Encontros e Desencontros (Lost in Translation), no Hotel Hyatt, pode custar mais que o dobro disso - sim, eu já fui lá! Mas, geralmente, aqui os preços não variam muito.

Ah, essa garrafa foi presente do Ken, um amigo japonês, nascido em Kyoto e que morou três anos no Brasil. Ele – e todo mundo que me conhece – sabe que eu adoro umeshu. Adorei o presente, Ken! Arigatou!

Parêntese: eu não sou bebum, viu? Bebo nos finais de semana e com moderação!

FOTO: Angélica, de pijama, com a garrafa de umeshu. E close da garrafa de umeshu. A Angélica pediu para eu acrescentar uma observação: ela disse que foi obrigada a posar com a garrafa de umeshu... Quem será que a obrigou?

5 comments:

Anonymous said...

Oi, Karina. Você pode tomar umeshu no Brasil sim.
É só aprender a fazer.
Eles vendem ume na Liberdade. Lave-os bem, seque um por um com guardanapo e coloque num recipiente esterelizado que possa ser bem tampado.
Acrescente koori-zato (um tipo de açúcar em cristal)
e algum tipo de bebida destilada (pode ser pinga,
uísque, brandy...).
Guarde num lugar fresco, longe do sol. Deixe curtir por uns seis meses.

Anonymous said...

Eu tava tentando adivinhar quem era essa posando com a garrafa de pijama antes de vc falar!! Entao era a Angelica?! hahahaha... Eh logico q vc deve ter obrigado ela, sua autoritaria!! ; P Tadinha...
Beijinhos

Daniel T. Yara said...

Nayi tambem gusta de aquela bebida, gustoso para ela e ruim para mim, eu prefiero Smirnoff RED

Karina Almeida said...

PARA MAFALDA

obrigada pela dica, mas você viu que vai dar trabalho tomar umeshu no brasil né?

de repente, é melhor levar umas garrifinhas na mala...

Anonymous said...

Existe sim industrializadodde uma marca aki, igual de sakê...