Tuesday, February 07, 2006

O Japão da Shigeko é assim...




Peço mais uma licença à licença médica para apresentar O Japão da Shigeko é assim...

A Shigeko tem 27 anos, é brasileira - apesar do nome e da cara de japonesa - mora em Tokyo, não é jornalista, mas sabe escrever muito bem sim (até parece que todo e só jornalista sabe escrever né...). Ela e o Dalton estavam com medo de participar da promoção "Aluga-se um blog" (leia "post" de mesmo nome para entender e participar também) porque "não dá para competir com vocês jornalistas". Vê se pode?

Na próxima semana, o Meu Japão apresenta O Japão do Ewerthon é assim... Mas, agora, é a vez da Shigeko. Vamos lá:



Os japoneses sao muuuito fashion!!


Ouço muito os seguintes comentários: "O seu gosto pra roupas está ficando estragado" ou ainda... "você está virando uma japonesinha na forma de se vestir". Antes eu me irritava um pouco com esse tipo de comentário. Mas agora não me importo e encaro até mesmo como um elogio!!

Confesso que no começo não encontrava nada que me agradava muito e quase não fazia compras por isso. Mas aos poucos fui me acostumando e achando umas coisas bonitinhas aqui, outras ali... Também por falta de opção, porque depois de dois anos as roupas trazidas do Brasil começam a se desintegrar, né?

Mas a questão eu acho que é a seguinte... O meu gosto não estragou coisa nenhuma!! Aqui tem muuita coisa legal, fora as opções que sao intermináveis!! Eu apenas perdi um pouco o preconceito... No Japão existe uma liberdade muito grande pra se vestir. A moda é menos massificadora e os japoneses também não têm essa mania de ficar reparando nos outros ou fazendo gracinhas na rua. Então você não fica nem um pouco inibida pra ousar um pouquinho de vez em quando...

Você também pode esquecer o senso comum ou todas as regras que já aprendeu!! Que roupas com brilho, brocados e lantejoulas são coisas de noite. Botas apenas no inverno, sandálias e minissaias exclusivamente no verão. Salto alto, principalmete de agulha, só nas baladas, e por aí vai... É simplesmente o maior barato!!

Outra coisa interessante é que os homens também usam bolsas e sacolas!! E também usam e abusam do pink, como se fosse uma cor como outra qualquer!! Além de pintar as unhas, tingir o cabelo, passar muito gel e fazer as sombrancelhas... lembra dos metrossexuais? Então, aqui tá cheio!!

Então esqueçam essa idéia de que os japoneses se vestem mal ou de forma esquisita. É claro que com essa liberdade toda você vê de tudo pelas ruas. Pessoas muito bem vestidas, estilosas, "super-fashion" e outras nem tanto... Mas no geral eles se vestem muito bem sim!! E não deixa de ser muito divertido ver os tipos mais malucos passando por você na rua...

FOTOS: cedidas pela Shigeko. Aonde ela arranjou, eu não sei. Só sei que são muito legais e verdadeiras! Os japoneses são assim mesmo (claro que existem outras tribos, inclusive a dos homens de terno). Pena que eu não sei diagramar né. Eu clico aqui e ali e foto fica onde ela quer! Como já disse aqui, escrever é muito mais fácil...

15 comments:

Anonymous said...

Cris, adorei o seu japao! O meu gosto tambem mudou. No primeiro ano em que cheguei aqui no Japao, achei que nunca ia conseguir comprar roupa e sapato. Nao gostava de na-da do que via nas lojas. Um ano depois eu ja gostava de algumas coisas. Dois anos depois eu gosto de um moooonte de coisa. Acho que a maioria dos brasileiros é meio careta quando se trata de moda. Aos poucos eu vou me descaretar, mas claro que nao vou chegar no ponto dos japoneses. Imagina combinar sapato de bico fino e salto alto com calça de exército! Ou pegar o trem vestida de coelho! Eu já vi isso e muito mais e concluí: aqui no Japão "ridículo" é um conceito que não existe...

Maíra said...

Olá Karina!
Que bom ver post novo por aqui. Lembra que eu disse que ia escrever algo? Pois é, até escrevi, mas como foi tudo fruto da minha imaginação fértil, penso que não deve ter nada a ver com o Japão real, sei lá! Muita viagem, sabe?! Hehehehe...
Quanto ao post de hoje, adorei e acho que os japoneses se vestem bem sim, ao menos alguns que eu conheci quando morava nos EUA, eles estavam sempre super fashion, mas também, em um país onde o povo se veste muito mal como nos EUA, qualquer um se veste bem. Mas a sério, sem diminuir os japoneses, admiro mesmo o jeito deles de se vestirem como querem sem dar a mínima para o que possam pensar.
Bjinhos

Anonymous said...

Adorei!!! Eu amo como os japoneses se vestem!!! Shi, o seu texto esta de alto-nivel!!! Parabens!!!

Anonymous said...

Baseado no nada, eu acredito que na minha humilde opinião os japoneses têm seu estilo singular. A moda que dita
nas passarelas NY-Paris- Milão é o reflexo nas ruas de Tokyo. Eu adoro a coragem dos japoneses. Às vezes parecem ridículos, mas na grande maioria são super-mega-hiper fashion. Um dia desses eu pirei o cabeção e resolvi entrar na onda dos japoneses. Vesti uma camisa de manga comprida, gravata vinho, bermuda e tênis All Star, mochila de uma só alça, óculos laranja, cabelo azul todo arrepiado. No começo parecia um ser do outro mundo, pensei que todos iam ficar me olhando. Para a minha surpresa, ninguém notou a minha presença. Por isso eu digo, se você colocar uma melancia na cabeça, ninguém vai perceber. Cada um está na sua e ponto final. Harajuku é um local muito interessante para visitar. Você já foi lá? Fica na linha do Yamanote da região em Tokyo, aquela linha em que o trem fica andando em círculos.

Juju said...

Muuuuuuuuuito bom, Shigeko. Falou o que muita gente pensa dos japoneses e falou bem! Tem um cara no meu lab que é tudo isso que voce falou, mas ele nao pintou as unhas ainda.
A verdade é a seguinte (sim, sou o dono da verdade): não são os japoneses que são liberais, vestem mal etc. Nós brasileiros é que somos conservadores.

Karina Almeida said...

shigeka, eu também adorei o seu japão!

e tô ficando japonesinha como você... hoje, comprei uma bota de cano longo VERDE! no brasil, não sei se faria isso...

e aqui já usei sandália com meia e mudei bastante o meu estilo. aquelas blusinhas do brasil que eu adorava desapareceram do meu guarda-roupa... e um monte de coisa que eu não gostava começaram a aparecer...

mas tem uma coisa que ainda não consigo comprar aqui: calcinha! gente, só tem calçola! ah, o biquíni japonês também é um horror (que me desculpem as minhas amigas japonesas). além da calçola, o sutiã tem enchimento. não importa se você é tão turbinada quanto a pâmela anderson. sem enchimento, não tem!

chega né. comentário não é post, eu sei.

beijos!

Anonymous said...

Eh Shi, mandou bem!!
Ta ai, nao tem mesmo que ficar pirando com o que o outro estaria pensando. Cada um, tem mais eh que se vestir para se sentir bem, sendo assim, ta valendo!!!

Anonymous said...

Obrigada a todos pelos comentarios!!
Seria muito legal mesmo falar de Harajuku e Shibuya, Karina!! Acredito q mesmo os q nao moram no Japao jah ouviram falar das inumeras tribos q existem por aqui, pq estao ateh ganhando adeptos mundo afora, ouvi dizer... E sempre tem umas novas surgindo como essa q se veste de coelho e outros bichinhos, como a Raquel citou acima. Criatividade parece q eh o q nao falta aos japoneses!!
Maira, q legal q vc jah escreveu !! Estou esperando o "Seu Japao eh assim..."

Anonymous said...

Oi irmãnzinha! eu também adoro essa liberdade que temos por aqui (mas cuidado para não exagerar,rsrsrs), sou umas das pessoas que diz que o seu gosto está ficando estragado de bricadeirinha...não era para ficar brava, mas também não era para ficar orgulhosa!
Lembro quando voltei para o Brasil e ficavam tirando sarro de algumas das roupas que levei, e olha que eu sou super conservadora aqui no Japão! É que no Brasil quando alguma coisa entra na moda é um saco, porque vc não encontra nada diferente, todo mundo veste-se no mesmo estilo...

Karina...prometo que comento outro dia de novo é que tenho uma preguiça...Hj não teve jeito, senão a Shigueko nao fala mais comigo :)

Ewerthon Tobace said...

Shi,
adorei seu texto e concordo com tudo o que disse. Eu também mudei meu modo de vestir. Estou muito mais japonês agora. Tanto que mesmo na comunidade, muitos brasileiros me confundem com um nativo, vê se pode? Já cansei de ser atendido em japonês em muitas lojas brasileiras. Quando eles vêm com o irashaimase, eu já vou logo falando que sou brasileiro e que pode falar em português mesmo...
Concordo também com o Emerson. Nós é quem somos conservadores. Quer dizer, os brasileiros em geral...
É isso. Para o alto e avante!

Anonymous said...

Eh verdade!! Soh pra ilustrar...No Brasil se estah na moda calca de cintura baixa, todo mundo usa calca de cintura baixa... Se vc vai procurar uma nao tao baixa, nao encontra de jeito nenhum. E se usa uma q nao eh cintura baixa q tava lah armario vc se sente uma cafona, totalmente por fora. Ou seja, nao tem muita escolha!! Qual a graca de todo mundo estar sempre igual?! Outro dia fui numa loja daqui (Uniqlo) com a Raquel, e a gente tava vendo calca... Tinham duas calcas, mesmo modelo e cor, soh q estava lah escrito (a Silvia q leu, claro!!) em uma- cintura baixa, e na outra- cintura alta. Nao eh otimo ter opcoes?!

Anonymous said...

Eu não acho que é bem assim. Eu, por exemplo, na faculdade só usava camiseta branca e calça jeans e o mesmo tenis, pelo menos durante 2 anos, e nunca ninguem me falou nada.

Anonymous said...

Para o Luis, meu cunhado, q nao eh legal coisa nenhuma!!

Ia te retrucar, mas resolvi ter uma atitude mais nobre. Vou aproveitar pra confessar um pouco dos meus pecados aqui...
O meu cunhado costumava ter um gosto assim um pouco extravagante pros padroes do Brasil. E eu era uma das que tirava muito sarro dele!! Lembra daquele seu casaco de couro marrom com uns recortes onde o pelo de carneiro pulava pra fora?! Com muito custo e ajuda das minhas irmas, conseguimos fazer ele aposentar esse casaco pq achavamos q era ridiculo!!
Anos depois, vi o Bono Vox usando um casaco muito parecido num de seus clipes (stuck in a moment, acho..) e achei o maximo pq era o Bono, claro!! Agora vejo o quanto fui chata e o ridiculo nessa historia era a gente ficar pegando no seu pe!! ; P
Bem, qdo vc vier me visitar em maio, pode tirar todas essas suas roupas do armario e usar a vontade por aqui, viu!! Vai fazer o maior sucesso, ou talvez vai apenas se misturar aos japoneses!! hahaha
Beijinhos

Unknown said...

Olá....
Meu nome é Tatiane, moro no Rio Grande do Sul/Brasil....
Achei seu blog e pensei que talvez possa me ajudar.
Quero fazer uma tatuagem com a inicial do meu nome a letra T em japones. Vc sabe me enviar este simbolo.....
Abraços...
email: tatimac3@gmail.com

joy said...

OI TUDO BEM