Tuesday, February 06, 2007

Oba! Comprei um aspirador de pó!


Parece fácil mas, para mim, não é. As vitrines das lojas de eletrodomésticos nunca me atraíram, sempre gostei mais de olhar – e comprar – sapatos, roupas e cia. Mas, agora, prestes a completar 30 anos (sim, falta pouco!), resolvi virar uma boa dona-de-casa.

Pela primeira vez, estou morando sozinha e numa casa escolhida e alugada por mim, em Chiba. Nos três últimos anos, morei numa guest house em Kanagawa (pensão, onde só o quarto é individual; banheiro, cozinha e sala são coletivos. E imundos!), num apartamento de três quartos, com outras duas meninas em Tokyo, num mini-apartamento em Shizuoka, em outro mini-apartamento em Gunma e em mais outro mini-apartamento em Aichi. E, no final da história, lá estava eu de volta àquele apartamento de três quartos em Tokyo, com outras duas novas meninas.

Foram cinco meses na tal pensão, dois meses e meio em Shizuoka, um mês em Gunma, uns cinco meses em Aichi e o tempo que sobrou dos três anos que estou no Japão e das três viagens ao Brasil, foi no tal apartamento de Tokyo para onde eu sempre ia e vinha.

Recapitulando a minha trajetória: Kanagawa-Tokyo-Shizuoka-Brasil-Shizuoka-Tokyo-Gunma-Tokyo-Brasil-Tokyo-Aichi-Tokyo-Brasil-Tokyo. E, agora, Chiba. Coitada da minha mala! Tudo isso, exceto Chiba, por conta da empresa onde eu trabalho. Agora, apesar de ainda trabalhar nessa empresa, fiquei independente e tenho que me virar para não virar sem-teto.

E O ASPIRADOR?
Tô adorando a idéia! Adorando tanto, que fiquei espantada com a minha alegria ao estrear o meu novo aspirador de pó. Dá para acreditar? Parecia uma adolescente, que acabou de ganhar um iPod.

Tudo começou com o namorico na loja de eletrodromésticos. Levei 7 mil ienes (uns 70 dólares), certa de que seria suficiente para comprar um belo e ótimo aspirador de pó. Quando vi os preços, quase tive um treco: o mais barato custava 29 mil!

Tinha aspirador de 70 mil ienes, dez vez mais do que eu esperava. Mas procurando aqui e ali, encontrei um, aparentemente, perfeito para mim: pequeno, leve e de 7 mil ienes! Tão barato que desconfiei da qualidade dele. Alguém aí conhece a marca Twinbird? Eu conheci agora e não recomendo. O tal aspirador (foto 2) não serviu pra nada.

Tentei trocar. O vendedor lamentou: “sem a caixa (que já estava no lixo), não trocamos”. Tentei negociar com a dona da loja de usados. A idéia era trocar o meu Twinbird zerado por qualquer um que não fosse “made in China” usado. Ela não deixou! Disse que não valia a pena: “esses daqui são muito velhos e não limpam!”

Tentei vender o meu pra ela. Se ela dissesse não, ia deixar lá de presente, mas voltar pra casa com aquele Twinbird, nem pensar! Ela topou, mas pediu mil desculpas por pagar apenas 1 mil ienes no aspirador que havia me custado sete vezes mais, uma semana atrás. Fiquei feliz assim mesmo.

Voltei para a vitrine dos aspiradores novos. Agora, em busca de um Sharp, Mitsubishi, National, enfim, uma marca conhecida e confiável. Estava disposta a gastar até 12 mil ienes (ô pobreza!). Lembrava de ter visto um Sharp nessa faixa, em algum lugar.

RESULTADO: OLHO INCHADO
Desta vez, tive sorte! Primeiro fiquei chateada porque o aspirador de pó da Hello Kitty (foto 3), lindo, custava quase 40 mil ienes. Mas, logo depois, achei outro lindo, cor-de-rosa, S-H-A-R-P, por 10 mil (foto 1)! Comprei na hora, claro! Voltei correndo para casa, testei – que diferença! - limpei a casa inteira (em cinco minutos, já que o apartamento tem 16 m2) e, agora, tô com os olhos inchados (sem foto, claro). Não caí não, mas descobri que tenho alergia a pó ou a ácaro ou ao produto de limpeza que comprei para jogar no carpete depois de aspirar.

Pera aí, foi a primeira vez que comprei, mas não foi a primeira vez que usei aspirador de pó. Será, então, que a alergia é à vida de dona-de-casa?

12 comments:

Anonymous said...

Twinbird? Sim, eu conheço e digo que é um ótimo aspirador.
Ótimo para aspirar o carro e outros lugares onde um aspirador convencional não entra. Não para um apartamento inteiro ainda que só tenha 16m2.rsrs

Os modelos de apirador mais caros custam mais pq contam com diferentes tipos de filtros que, segundo o que as fabricantes alegam, impedem que particulas menores de pó saiam pelos fundo do aparelho e voltem para o ambiente causando inchaço nos olhos das pessoas entre outros problemas. rsrsrs

Karina, essa irritação nos olhos pode estar sendo causada também pelo pólen que as árvores já estão soltando devido ao clima fora do comum. Se o problema continuar, esperimente usar um filtro de ar. Não é tão barato mas vc vai sentir diferença.

Anonymous said...

Hahahaha!Alergia a vida de dona de casa foi ótimo!

Olha, outro dia eu estava assistindo um programa na t.v e contaram um caso parecido. Na dúvida,acho que vale a pena seguir o conselho do Claúdio.

Bjs!

Anonymous said...

Olha, acho que sofro da mesma alergia hahaha...
Não preciso dizer que adorei o terceiro aspirador, né?? HK é o que há e eu já fico encantada com a loja da sanrio que tem aqui perto de casa, imagina por aí né?
Mas acho dificil que até mesmo a Kitty-chan consiga me motivar a limpar a casa...Sou preguiçosa-mor!! rsrs

Beijos

Yoshio Iwamoto said...

Nussa! Quando eu vi a primeira imagem pensei que era um barbeador hightech. Mas aí eu li o título e entendi do que se tratava...

Anonymous said...

Tô gostando de ver! Ficou prendada essa menina! Parabéns!

Karina Almeida said...

PARA TODOS
gente, to boba! pensei que ninguem ia ter paciencia de ler esse post gigante. e nao eh q voces leram e ateh comentaram?! uau! voces sao demais! brigadissima!

foi um post-desabafo. eu tava jururu por causa desse olho irritado, inchado etc e deu aquela vontade louca de escrever. hihihi...

PARA CLAUDIO
serio? devia ter guardado pra algum amigo motorizado ne... nao sabia!

ah, serah q eh "kafunsho"?? ah nao! snif, snif, snif...

PARA VAL
hihihi...

PARA KARINA
sabia que voce ia gostar do aspirador da hello kitty. mas tudo que tem a hk eh cariiiissimo :(

PARA YOSHIO
barbeador hightech?! deve ter um monte por aqui, mas nao entendo nada disso :P

PARA RAQUEL
viu?! o proximo passo eh aprender fazer comida sem brocolis ou abobora :P

bjinhos PARA TODOS!

PARA

Anonymous said...

Eu repito. É alergia de japonês! hahahaha

Anonymous said...

Sério que você mora num apê de 16m²??? Não tô duvidando da sua palavra hahahaha, mas é que eu não consigo imaginar o que pode caber num espaço tão pequeno... :P
Tem lugar pra sofá? :P
Bjs! Adoro seu blog! Tudo de bom! :))

Paulo said...

Parabéns pela mudança! Apesar de não saber os fatores que motivaram sua mudança, creio que não depender da empresa com relação à moradia e transporte seja fundamental!

Concordo com o Cláudio, pode mesmo ser kafunsho, uma vez que esse ano o nível de pólen no ar em janeiro bateu recordes. Dá-lhe meses vivendo de máscara... :*(

E acho que todo mundo deve ter uma experiência desagradável envolvendo a compra de um aspirador de pó no Japão... Taí um negócio complicado de comprar.

Anonymous said...

Primeiro, parabens pelo ape novo. Que bom ser independente... Aqui e' tudo tao caro que eu sempre tive de morar com outras pessoas. Segundo, ser dona de casa nao e' facil mesmo nem divertida, entao eu tambem acho que a alergia deve ser mesmo dessa vida caseira... rs... Espero que ja' tenha melhorado. Beijinhos...

Juju said...
This comment has been removed by the author.
Karina Almeida said...

PARA PAULETE
naaaaaaaaao! nao quero ter alergia a japones. snif, snif, snif :(

PARA DANI
bem-vinda ao meu japao! eh serio! 16m2! tava ateh com medo de contar pra minha mae e ela achar que to sofrendo aqui. hihihi... vou fazer um post sobre isso! ah, sofa: sem chances :P


PARA PAULO
brigadissima! ai meu deus! serah mesmo kafunsho?? mas ja melhorou! ufa! ah e bom saber que voce tambem acha dificil comprar aspirador de po. entao nao sou tao incompetente assim ne. hihihi...

PARA NAOMI
brigadissima! to te devendo um email gigante!! aguenta aih que vou escrever :P

e serah entao alergia a vida de dona de casa?? oh my god!!

bjinhos PARA TODOS!