Monday, May 08, 2006

Dia dos meninos



Contei que a "Semana Dourada" (Golden Week) é o feriado mais esperado pelos japoneses (são três dias que somados ao sábado e ao domingo viram quase uma semana), mas esqueci de contar o motivo desse feriado tão grande.

E a Maíra me cobrou "mas para que esse feriado? Tem algum motivo especial ou só porque eles acham que as pessoas merecem essa semana de folga?!". Aí vai a explicação: o dia 3 de maio é o Dia da Constituição. O dia 5 de maio é o Dia dos Meninos. E o dia 4 de maio não é dia de nada, somente um "feriado estabelecido entre as duas datas comemorativas". Coisa de japonês...

Para saberem mais sobre o Dia dos Meninos, copiei essa explicaçãozinha de um site sobre cultura japonesa:

O Dia das Crianças (Kodomo no hi) é uma das mais importantes datas do Japão. É comemorado em 5 de maio para celebrar o crescimento saudável e a alegria das crianças. Tornou-se feriado nacional em 1948, mas a data é festejada no Japão desde os tempos antigos. O 5º dia do 5º mês, tradicionalmente chamado de Tango no Sekku, é dedicado aos meninos. As meninas têm seu próprio festival, o Hina Matsuri (Festival das Bonecas), que acontece no 3º dia do 3º mês.

No Dia dos Meninos, famílias com garotos penduram fora de casa faixas em formato de carpa colorida (koinobori), que simboliza força e sucesso. Essa crença se baseia em uma lenda chinesa, sobre uma carpa que nada rio acima para se tornar um dragão. Nos últimos anos, como mais pessoas têm se mudado para apartamentos e casas menores, essas faixas tem se tornado menores, e hoje existem até versões em miniatura para decorar as casas internamente.

Também neste dia, as famílias normalmente tomam banhos com folhas e raízes de íris para ter boa saúde e se proteger contra demônios. Arroz cozido embrulhado em folhas de carvalho e recheado com doce de feijão, chamado de kashiwamochi, também são servidos na ocasião.

1 comment:

Maíra said...

Oi Karina!!! Obrigada pela informação!! Adorei saber que tem um motivo para tal semana folgada, afinal de contas, não me entrava na cabeça que japonês tão disciplinado como aparenta ser, ia dar assim de graça quase uma semana de folga! Hihihi...
Beijinhos!!!