Saturday, September 08, 2007

No olho do tufão



O Japão não é apenas o país dos terremotos, como eu imaginava. É também o país dos tufões. Ainda bem que os metereologistas daqui não falham e avisam com antecedência cada passo de cada tufão. Mesmo assim...

... já levei 12 horas numa viagem que levaria 1 hora e meia. Eu e um amigo estávamos indo de Tóquio para Nagóia de trem-bala, exatamente na hora que o tufão tal passava por aqui. Antes de embarcar, fomos avisados: "o trem pode parar. Querem ir?" Fomos.


Foi cansativo, mas divertido. Era feriadão, estávamos de passeio, não tínhamos pressa. Conversamos, almoçamos, conversamos, compramos revistas, conversamos, lanchamos, andamos por toda a estação de Shinagawa - de ontre o trem sai - conversamos, comemos chocolate, telefonamos, conversamos e, finalmente, chegamos.

Isso foi há uns dois anos. Mas na quinta-feira passada, pela primeira vez, um tufão me tirou do sério! Arghhh... Eu devia ter prestado mais atenção na previsão do tempo. Não prestei e, por isso, levei 5 horas de Shinjuku (centrão de Tóquio) até em casa. Não fosse esse tufão chato, eu levaria um poquinho mais de uma.

O trem que sairia às 21:48 da estação de Ueno, onde eu faço baldeação, saiu às 0:57 (eu anotei!). E em vez de gastar 20 minutos até a minha estação, gastou mais de uma hora! Arghhh... Peguei um táxi para completar o trajeto que sempre faço a pé e cheguei em casa às 2:30 da manhã!


No dia seguinte


Ainda com sono e irritada, tentei bancar a esperta. Resolvi sair de casa um pouquinho mais tarde para não esbarrar com os rastros do tufão. Me dei mal! Quase tive um treco quando cheguei à estação e vi aquele mooooooonte de gente. E olha que cheio aqui é cheio mesmo. Aliás, lotado, apertado, intransitável, insuportável! Arghhh...
Conclusão: o tufão tal atrasou minha vida mais um vez. A idéia era chegar às 10:30 no trabalho.
Cheguei ao meio-dia. Arghhh...

Porém, como tudo tem um lado postivo, fico feliz de ter sofrido tão pouco com a passagem dele. Muita gente se atrasou, perdeu vôo, mas isso é nada perto de quem ficou ferido ou morreu.
O estrago de um tufão é bem menor do que o de um terremoto, mas existe. Foram dois mortos e pelo menos 60 feridos : (

13 comments:

Sildelane V. M. said...

Já aconteceu comigo essas esperas tbm só que em ônibus..mas não foi um tufão q passou aqui nem perigo disso. o q passou mesmo foi a prefeitura com seu bueiros lotados de lixo e com a feliz contribuição de gente mal-educada q seja as ruas graças a eles a cidade ilhada com umas chuvinhas de nda e transito parado só cheguei com 4 horas depois no meu destino>< "Meu Brasil é assim"

Samie Carvalho said...
This comment has been removed by the author.
Samie Carvalho said...

Comigo aconteceu um atraso de mais 3 horas no Rio pq a linha vermelha tava interditada por causa de tiroteios de policia com traficantes... era pra chegar em BH as 18~19hrs... chegamos as 22 e pouco... =(
E recentemente por causa desse caos aéreo uma viagem de avião BH-Rio que demora em torno de 45min, demorou mais de 3 horas (3 na ida e 3 na volta...), gastei mais tempo dentro dos aeroportos do que dentro do avião e na propria cidade do Rio... bizarro...XD

Anonymous said...

O blog é muito legal. Mas acho que deveria ser atualizado mais freqüentemente, tipo dez vezes ao dia. =P
É legal mesmo. =)

Anonymous said...

Nossa, q dó em Karina!!

Lá na empresa onde trabalho, no dia do Tufão, saímos mais cedo (6 da tarde - geralmente paramos lá pelas 23:30) porque sabíamos que ele iria estar bem em cima do nosso côco depois das 7 da noite.

No outro dia acabei achando que foi exagero, pq o tufão ficou mais forte só de madrugada, mas depois de lêr a sua história ví que não foi tão exagero assim!!!

Gambatê! Isto é só mais uma boa história que você vai ter pra contar!

kurati said...

Esse é um dos problemas de se depender de trem .Quando dá esses taifu,ferra todo mundo.O pior é que o trem vai mesmo supermegaultra abarrotado de gente.Agora 12 horas de okyo a Nagoya foi o fim da picada...

Anonymous said...

Ola! Eu e minha esposa achamos seu blog por acaso e gostamos muito do que lemos aqui. Semanalmente passamos pra ver se voce atualizou-o ou nao hehehe. Estamos morando no Japao ha mais ou menos 8 meses apenas, e e nossa primeira vez ao arquipelago. Gostariamos de saber qual e sua profissao aqui e voce tem orkut ou msn? Obrigado.

Daniel Keiniti
senngyr@hotmail.com

Anonymous said...

Acho interessante como você dá a volta por cima daquilo que corre mal e racionaliza sobre o assunto.
Será já uma característica japonesa, adquirida pela permanência aí?

Sildelane V. M. said...

Oie Karina ;] Eu de novo. Percebi que vc colocou meu blog "Vestindo Purpura" na seleção dos "Amigos do Meu Japão" \o\ primeiro de tudo agradeço muito pela lembrança ^^ Mas queria pedir se for possivel atualizar com o link do meu outro blog o http://sintonizandocom.blogspot.com/ pq deletei o vestindo purpura e vou continuar só com o Sintonizando.COM ;]E novamente Muito Obrigada pela atenção o/.bjs

Paulo said...

É, esse tufão deu mais trabalho que de costume.
Aqui também tivemos o programa completo: trens parados, rios ameaçando transbordar, acidentes com placas voadoras, etc.

Fico contente em saber que, apesar dos atrasos, está tudo bem! ;)

Mercia said...

nossa... que coisa mais chata!!! ainda bem que vc não "viu" o tufão... mas só os efeitos dele já dão raiva em qualquer um... beijos

Karina Almeida said...

PARA SILDELAINE
eh ne... aqui a gente nao pode reclamar dos servicos publicos. eh so a natureza que dez vez em quando ataca com terremotos, vulcoes, tufoes e por aih vai :(

PARA SAMIR
nossa... imagino. aqui so atrasa em caso de tufao, terremoto ou, acredite, suicidio. fora isso, se ta marcado 10:03 eh 10:03 e ponto final! impressionante...

PARA MARCELO
ola! bem-vindo ao meu japao! que bom que voce gostou. e vou pensar na sua sugestao. atualizar 10 vezes por dia! humm... eu adoraria! mas 4 vezes por semana ta bom ne :P

PARA FERNANDO
pois eh... quem foi esperto voltou pra casa cedo. foi bobeira minha mesmo m(_ _)m

PARA KURATI
pois eh. 12 horas! eu simplesmente passei o dia na estacao de shinagawa... mas passei raiva mesmo foi nessa quinta-feira. arghhh!

PARA ANONIMO/DANIEL
bem-vindos ao meu japao! bom saber que voce e sua esposa gostaram :) podem voltar 4 vezes por semana, viu. eu atualizo sempre! ah, eu sou jornalista. nao uso orkut, mas a gente pode conversar por e-mail se voces quiserem. anotem aih karinajapao@hotmail.com

PARA AFI
seus comentarios sempre me deixam lisonjeada! acho legal o seu ponto de vista. voce presta atencao em tudo ne! brigadissima! mas nao sei responder sua pergunta... serah?? tenho que refletir sobre isso :P

PARA SILDELANE
ok! vou atualizar sim :)

PARA PAULO
placas voadoras?? que medo!!

PARA MERCIA
eh ne. eu vi um pouco. o trem teve de parar no caminho e dava pra sentir a forca do vento e ver a chuva forte pela janela... imagino se tivesse na rua. acho que nao da pra ficar de pe! cruzes!

bjinhos PARA TODOS :)

Rosarinho said...

Olá!
O meu nome é Rosário e contrariamente aos teus visitantes, sou portuguesa, estou a caminho de ir viver para o japão e blogs como o teu são optimos e super divertidos.
Obrigada pelo excelente trabalho!
Qualquer coisa podes visitar-me em:
terradosolnascente.blogspot.com

Abraços para toda esta comunidade de brasileiros que de certeza me vão fazer sentir em casa quando estiver por aí! :)