Saturday, September 15, 2007

O Abe renunciou, já o Renan...


Com a popularida-de cada vez mais baixa e o governo cheio de escândalos de corrupção, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, renunciou antes de completar um ano no cargo. Palmas para ele. Tem político aqui que prefere se matar. O ministro da Agricultura se matou.

Enquanto isso, na “sala de Justiça” do Brasil, o presidente do Senado, Renan Calheiros, foi absolvido e se livrou de (parte) daquelas acusações cabeludas. Meu Brasil é assim. Os políticos sempre encontram uma brecha na legislação para absolver seus pecados e têm cara-de-pau suficiente para fazer de conta que nada aconteceu.
Foto: Cedida pelo Mr. Google. Mas, na verdade, é da Reuters :P

15 comments:

Paulo said...

Realmente muito triste ver a festa da pizza rolando solta no Senado. E dessa vez eu estava quase voltando a acreditar que a justiça seria feita. Lamentável.

É uma pena que a decisão do Abe não sirva de exemplo, ou melhor, serve, mas eu duvido que alguém a use.

valimontherocks said...

oi, sei que não tem nada haver com o seu post, mas tava lendo seu blog sobre quais os países que falam alo ao telefone. Então anota aí, nos países que falam russo também alo ao telefone.
Roberto, um brasileiro perdido no japao

Anonymous said...

Nao curto muito politica, nem mesmo gosto de comentar sobre, mas vc tem toda razao quando diz que ele merece palmas por nao ter se matado. Nao tem ato mais covarde do que se matar para fugir dos problemas! Ah! E a foto arrebentou! E sua? Me amarro nessas fotos patrocinadas pelo Bic Camera...rs

Mantra2000 said...

Karuzo. Acho que o mote não seja "se matar para fugir dos problemas". Talvez entendamos assim devido à nossa formação judaico-cristã. Mas vale lembrar que os japoneses são formados pela base confuciana, havendo assim uma idiossincrasia excessivamente grande para podermos avaliar com esta simples frase.
Vale ler Bushido, de Inazo Nitobe (apesar de não ser nota 10).
Abraço

Solange Ayres said...

Exelente foto!

Anonymous said...

Oi Karina,
Estamos ainda atordoados com a falta de ética, e de vergonha na cara dos comparsas que absolveram o renan calheiros. Diz o jornalista Noblat no seu blog: `Quem está pequeno e desmoralizado e diminuído, lanhado e podre são os senadores. Renan Calheiros e seus 40.` Assino embaixo.
PS. você é redatora de um caderno do Jornal Internacional Press?
PS2. Moro no Japão, e não consigo comprar nenhum jornal brazuca por aqui...onde encontrar heim? tá certo que tem on-line, mas jornal impresso é outra coisa né?
Um gde abraço, e voltarei mais vezes ok. Até mais...
Madoka

Karina Almeida said...

RECADINHO

pessoal, tive de editar o post. explico: nao tinha colocado o credito da foto e me expressei mal quando falei do suicidio.

eu quis dizer que tem politico que numa hora dessas (escandalo de corrupcao) se mata. depois falamos do suicidio de uma forma mais ampla. eh um tema muito complicado! e merece atencao.

agora vou dar uma cochiladinha basica e mais tarde respondo os comentarios desse e do post anterior. pra variar, to com sono. zzzZ...

bjinhos! :)

Rosarinho said...

Oi Karina!

Sou fã do teu blog! Sou uma portuguesa que vai viver para Nagoya e com imensa vontade de conhecer mais sobre esses costumes tão exoticos!
Estou a iniciar o meu blog, e queria saber se podia referenciar o teu, pois acho imensa piada aos teus posts e gostava de partilhar!
Para me visitares passa em:
http://terradosolnascente.blogspot.com

Anonymous said...

Soh p/ variar atrasada....

- No embalo da Yamanote -

Soneca embalada entre um compromisso e outro. Ê, maravilha. (^______^)
Mas eu aposto q mesmo o trem sendo circular ainda conseguiria a façanha de perder a parada. (>_<)V

- O Abe renunciou, já o Renan... –

Poxa, ñ estou sabendo da política japa. Ando meio desinformada. (u_u)V
Jah o Renan... a T.V senado deveria mudar nome p/ Zorra Total. Soh tem piada sem graça. (¬_¬)V

Karina Tiemi said...

Nem me fale! Fiquei revoltadíssima, embora nada surpresa, com a absolvição do Renan. Ainda mais por Abe ter renunciado em menos de um ano, enquanto tem gente que insiste em não saber de nada por aqui...
Complicado.

Bjos

Samie Carvalho said...

Pelo menos o Abe-san teve bom senso... Jah aki... sem comentarios... um vergonha...

Quanto ao assunto "suicidio", espero um post sobre isso, eh algo que muito me intriga. Como ele eh visto do ponto de vista cultural japones...

Blog super bacana, continue assim! Abraços!

ヨロシク(*゜∀゜)=3

Karina Almeida said...

PARA PAULO
eu tento acreditar que as coisas vao melhorar, mas eh dificil ne... :(

PARA LOSTINJAPAN
ola. bem-vindo ao meu japao! serio? nao russia tb falam alo?? entao ja posso dizer que falo russo tb! hihihi...

ah, vou la visitar o seu blog :)

PARA KARUZO e HAYASHIS PLACE
suicidio eh realmente um tema delicado. para nos catolicos eh muito dificil de entender... mas para os japoneses, eh outra historia.

hayashi, bem-vindo ao meu japao! e legal pela dica. eu queria mesmo ler bushido. agora tenho um motivo a mais :)


PARA SOLANGE
a foto nao eh minha :( eh do mr. google! hihihi...


PARA ANONIMO/MADOKA
bem-vinda ao meu japao! ha quase quatro anos trabalho no international press (editora, reporter e fotografa do caderno comunidade nos 3 primeiros anos e depois editora do caderno mais), mas to de saida :P

de qualquer maneira se voce quiser comprar, da uma olhada no site www.ipcdigital.com. la tem os pontos de venda de todo o pais!


PARA ROSARINHO
oi, bem-vinda ao meu japao! fico super feliz de saber que o meu japao tem ateh fas! acho que voce ja tinha passado aqui ne? vou la visitar seu blog!

bem-vinda tambem ao japao ne! boa sorte na vida por aqui. tenho certeza de que voce vai adorar esse pais! eu adoro!!

ah, claro que pode citar meu blog! alias, vamos trocar links se voce quiser! eu vou colocar o seu na lista aih do lado ok?!


PARA MINHOCA
nao se preocupe com o atraso! fico feliz, porque voce sempre passa aqui ne!

ai, nem me fale do renan... nao acreditei! :(


PARA KARINA

dificil ne... serah que nao vai mudar nunca??


PARA SAMIR
pois eh, pq os brasileiros nao renunciam ne?? eles insistem ateh o fim! e qdo sao cassados, ainda voltam!! oh ceus!!

e bom saber que voce ta gostando do meu japao! fico super feliz!


brigadissima e bjinhos PARA TODOS :)

Ewerthon Tobace said...

Entao, acho que to virando muito japones. Quando vi o anuncio na teve, fiquei ansioso e queria entender tudo o que estavam dizendo. Lembrei-me do dia do Impeachment do Collor...
Jésus!!!!
bjos

Anonymous said...

Eh, hoje eu tava vendo o Renan na ativa pela tv. Foi uma comparação muito interessante. Uns com tanta vergonha na cara e outros com tao pouca...

Gustavo said...

Aqui no Brasil não acontece nada com os políticos justamente porque esses tipos de roubalheiras são aceitos pela nossa sociedade. No Japão, pelo que eu estou vendo, quando descobre-se que um político está roubando, a sociedade reprova de tal forma que o cara não tem outra alternativa a não ser renunciar. Já aqui no Brasil, os políticos não estão nem aí para nós brasileiros, eles metem a mão no nosso dinheiro e dão risada, pois sabem que não vai acontecer nada. Sem contar que a sociedade brasileira aceita de boa ser feita de idiota ou nem sabem que estão sendo roubados, tamanha a alienação desse povo que só se revolta quando a seleção brasileira perde. Em vez do povo protestar contra corrupção, melhoria do ensino, recapiamento das ruas, reforma dos postos de saúde, preferem inventar desculpa do tipo: "aaaa...todo país tem problemas...". Daí o dinheiro dos tributos (altos diga-se de passagem) que nós pagamos ao Governo vão parar nos bolsos dos políticos e o país continua no mesmo barco furado.