Monday, March 20, 2006

Cerveja verde e festa para os irlandeses



Dei uma “googlada”, como diria o Ricardo Freire, e encontrei essa definição para o St. Patrick’s Day ou Dia de São Patrick:

Não é considerado um feriado oficial. São Patrick é o santo padroeiro da Irlanda e este feriado foi levado aos EUA pelos imigrantes irlandeses. As pessoas celebram este feriado trajando algo verde, reunindo-se com amigos em festas e cantando músicas folclóricas irlandesas.

É que hoje, depois da aula de japonês, eu, o Jorge e o Bandith fomos passear em Omotesando e, por acaso, assistimos à parada do Dia de São Patrick (apesar de aqui já ser dia 19). Pena que não conseguimos encontrar a tal cerveja verde, que é exclusiva desse dia. Segundo o Jorge, o sabor é igual. Só muda a cor.

Com cerveja ou sem cerveja (até parece que eu gosto de cerveja), acho legal ver os japoneses participando das festas dos estrangeiros. Hoje foi a vez dos irlandeses. No final de agosto, será a nossa vez. Todo ano tem carnaval à moda brasileira, mais precisamente carioca, no bairro Asakusa. Com carros alegóricos, fantasias, samba e tudo mais.

Detalhe: os brasileiros são a minoria. Os japoneses é que comandam a festa. E muito bem. Dizem que eles são xenófobos. Às vezes, concordo. Outras, como no dia de hoje ou no tal dia de agosto, discordo. É difícil definir os japoneses. Só sei que sou fã deles. E dos coreanos também, claro.

No comments: