Saturday, March 18, 2006

Prestação de contas - estou de volta!



Não fugi com nenhum coreano (apesar de achar uma boa idéia), nem resolvi me fixar em Okinawa (outra boa idéia), nem morri, nem esqueci o Meu Japão, nem os meus amigos, nem os meus leitores. Sumi porque não pude acessar a internet desde segunda-feira passada.

Estava ansiosa para checar a minha caixa de e-mails e se ainda restava algum leitor do Meu Japão. Fiquei muito feliz quando vi que vocês não se esqueceram de mim! Arigatou, oops, xie xie, quer dizer, ku map sunminida, aliás, obrigada! Ai, como é bom falar – ou pelo menos escrever – português!

Não vou contar tudo agora. Acabei de chegar. Só quero prestar contas. Depois de seis dias no meio de um bando de chineses e coreanos que se comunicam em japonês, na ilha ao extremo sul do Japão, estou de volta a Tokyo, de volta ao Meu Japão. E a viagem foi muito divertida e proveitosa.

Cometi gafes (claro!), fiz muitas amizades, comi “churrasco” à moda japonesa na praia, joguei vôlei, não nadei porque estamos no inverno (mas molhei os pés!), cortei cana e até fiz rapadura na fazenda do senhor Miyagi (e o meu modelito de bóia-fria não deixou nada a desejar ao da Patrícia Pilar na novela O Rei do Gado), visitei museus e uma gruta maravilhosa, comi muita comida japonesa e uma jaboticaba (roubada).

Fui ao karaokê e fiquei até 4 horas da manhã ouvindo os meus novos amigos cantarem músicas japonesas, chinesas e coreanas. Mas eu também cantei: três músicas da Madonna, uma brasileira (a única do grupo Kaoma) e uma em espanhol (La Bamba). E tentei animar a festa, fazendo todo mundo dançar. Já que praticamente não falo japonês (muito menos chinês ou coreano), tive de inovar os meios de comunicação...

Aprendi muitas expressões em japonês e uma palavrinha aqui, outra ali em chinês e coreano. Descobri que na Coréia eu tenho 29 anos, em vez de 28. Lá, a contagem da idade começa dentro da barriga das nossas mães. E ensinei o cumprimento à moda brasileira: beijinhos e abraços. Eles ficaram envergonhados, mas adoraram!

Tem muito mais, eu sei, mas as contas já estão prestadas né?

Parêntese: O Japão da Mafalda é assim..., que deveria ter sido publicado nesta semana, será publicado na segunda que vem.

6 comments:

Anonymous said...

Olhando atrás no seu blog reparei no tema do algodão doce. Em Portugal nas feiras e festas que existem muito no verão ainda se vêem camelôs fazendo e vendendo algodão doce.(quando chegar a época tiro fotos se não me esquecer).
Falando em coisas doces, já provou o tal de Kasutera? Kasutera é igual a pan de ró?

Antonio Fidalgo
ifa(at)dentpal.com *

* substituir (at) por @ - é por causa dos rôbôs que detetam os endereços e enchem nossas caixas de lixo.

Anonymous said...

Que bem que se divertio na canto sul do Japão na haciendo do Miyagi-san, bom aqui esperrando os siguientes episodios do Meu Japão.

Ate mais

Anonymous said...

Que bom saber que voce voltou da Okinawa empolgada e pelo jeito que escreveu, deve ter sido os dias bem divertidos!!!

Anonymous said...

Que inolvidable experiencia Karina!! conocer al senhor y senhora Miyagi (q por las fotos q me ensenaste parecen de pelicula) cortar canha con ellos, pasar unos dias solo escuchando japones y hasta cambiar de idea y dejar a los japoneses por los coreanos (fofinhos) si que reflejan unas vacaciones bien vividas.
Hasta me dieron ganas de ir a la hacienda asi me den comida "exquisita"... quiero tambien tomarme una foto con el senhor Miyagi haciendo V jaja

Anonymous said...

voce nao nos respondeu porque?

Esqueceu de nós?
Assim nao escreveremos mais.


vanilda e clarice.

Karina Almeida said...

PARA VANILDA
(não posso falar "dindinha" em público porque já tô bem crescidinha né)

ando em falta com as respostas mesmo. mil desculpas!! mas fiquei muuuuito feliz de receber a visita de vocês no meu japão!

voltem sempre! e aproveito para fazer o convite da promoção "aluga-se um blog". não quer contar pra gente como é o seu japão? dá uma lida nesse post do dia 24 ou 25 de janeiro (aluga-se um blog) pra ver como é.

ah, queria mandar as fotos de okinawa pra vocês. qual é o seu email? escreva, por favor, pra karinajapao@hotmail.com

arigatoo! oops, obrigada!

beijos, karina.