Saturday, January 21, 2006

Ôba, está nevando!



Sabia que a previsão era de neve para este sábado, mas nem lembrava mais. Acordei só para ir ao banheiro e voltar logo para a cama (futon, aliás). Até que olhei pela janela e vi aquela paisagem branquinha. Mudei de idéia, imediatamente. “Que lindo!” Peguei a minha câmera e comecei a fotografar. Eu adoro neve!

Na verdade, nem conheço bem. É a primeira vez que vejo nevar em Tokyo – depois de dois anos aqui. Parece que a neve foge de mim. No final de 2004 nevou aqui, mas eu estava de férias no Brasil. Depois voltou a nevar na capital e eu estava em outra cidade. Aí nevou na tal cidade e eu estava em Tokyo.

Nas vésperas da minha viagem a Kyoto, o jornal mostrava fotos da cidade coberta de neve: “11 centímetro de neve”, não esqueço. Advinhem? Quando cheguei lá, parou de nevar. Programei uma viagem para Hokkaido, a província ao extremo Norte do Japão, onde neva a metade do ano. Não, não parou de nevar lá, mas a minha viagem foi cancelada.

Fui a trabalho para Nagoya, cidade onde custa a nevar. No dia da minha volta a Tokyo, nevou lá como não acontecia há quase 60 anos. A cidade foi destaque até nos jornais do Brasil. Deu pra eu aproveitar um pouquinho, pois quando saí de casa, às sete horas da manhã, já estava nevando. Não queria vir embora, mas não podia ficar lá.

Ainda bem que o Papai Noel caprichou no meu presente deste ano. Voltei à Nagoya, na semana seguinte, e nos dias 22 e 23 de dezembro nevou como eu sempre quis ver. Os telhados branquinhos, neve acumulada no chão, nos carros, nas árvores, assim como a gente vê nos cartões de Natal. Todo mundo reclamava e eu estava alegre como uma criança.

Está muito frio, claro, mas a minha vontade é sair de casa, agora, só para apreciar – e fotografar – a neve caindo em Tokyo. Boa idéia!

FOTO: Rua de frente ao prédio onde eu moro, no bairro Ota, em Tokyo.

12 comments:

Anonymous said...

Vc acredita que eu acordei as 10h, em pleno sabado de NEVE, e sai para fotografar tambem? Sim! As coisas estao mudando hein?!

Lindo ver floquinhos de neve dançando no ar... ai ai
A primeira vez que vi, foi no meu aniversario do ano retrasado, o mundo parecia um grande bolo com cobertura de chantilly!!! :)

P.S.: Acho que peguei gripe!

Para o alto e avante! said...

Ai Karie, como vc é fútil...

shigeka said...

E vc ainda dizia q era sortuda?! hihihi... tah vendo como as coisas sao!! E elas mudam sim, amiga!! Agora sim vc estah com neve!! Digo, com sorte!!

Karina Almeida said...

PARA ANONYMOUS

que legal! mas resolvi deixar pra fotografar amanhã, depois da aula de japonês (espero que não pare de nevar!)

também acho lindo ver floquinhos de neve dançando no ar!

você viu neve onde? aqui no japão? é que você esqueceu de assinar o seu comentário...

beijos.

Karina Almeida said...

PARA PARA O ALTO E AVANTE

ué, curtir a neve é futilidade? eu não acho não...

Raquel said...

Por enquanto so vi a neve pela janela e tirei umas fotos da sacada. Vou sair para fotografar a linha do trem. Fica uma paisagem surreal.

Karina Almeida said...

PARA SHIGEKO

será? tomara né!

beijinhos.

Karina Almeida said...

PARA RAQUEL

não é o máximo! eu tô adorando! mas confesso que ainda não saí para fotografar.

amanhã vai ser mais fácil, já que tenho que sair de casa mesmo. só não pode parar de nevar...

beijos.

Maíra said...

Eu adoro a neve, mas aqui em Portugal só neva nas serras e temos de viajar para chegar lá e brincar um pouquinho. Mas lembro a primeira vez que vi cair floquinhos de neve, tb tava acordando com um telefonema dizendo q não iria haver trabalho neste dia e dizendo para eu olhar pela janela, qdo vejo, qual espanto!!! Era neve!!! Me vesti correndo e sai para tirar fotos!!! Foi nos EUA.
Bjinhos

Karina Almeida said...

PARA MAÍRA

a primeira vez que a gente vê neve é inesquecível mesmo né.

só a gente para entender isso. quem tá acostumado a ver neve desde criança deve morrer de rir...

bjinhos.

Karina Almeida said...

PARA ANONYMOUS (de novo)

você é a monica né?

Has said...

Adoro neve tambem, mas apenas 45 minutos, depois eu quero voltar para o quentinho!!! Eh bem bonito mesmo!!!