Sunday, January 29, 2006

É ano-novo, de novo!







Nem lembrava que hoje era um dia especial. Pelo menos, para os chineses. A Laura – minha colega americana da escola de japonês – e o George – outro colega da escola, só que australiano – é que me convidaram para comemorar o ano-novo chinês. Adorei a idéia e, depois da aula, fui com eles para a Chinatown, que fica na cidade de Yokohama, na Grande Tokyo.

Ficamos meio frustrados porque perdemos o desfile. Na verdade, não sabemos se, dessa vez, não teve ou se estávamos na hora errada e no local errado. Mas nos divertimos com uma apresentação daquele tradicional dragão enorme, com as lojinhas típicas, a decoração das ruas, aquele monte de gente e com a comida. Ah, e eu comprei um chaveiro do Bruce Lee para o meu irmão.

Jantamos num restaurante chinês, claro. Eu comi ramen, um prato dos chineses adotado pelo japoneses. Eles adoram e comem sempre. Eu também! É uma espécie de macarrão instantâneo sofisticado, servido numa tijela enorme (nunca consegui comer um inteiro). Tem bastante caldo, bastante macarrão e adereços que variam: pode ser carne de porco, cebola, peixe, cogumelo, alga e outras coisas mais.

Eu escolhi um ramen de barbatana de tubarão (mesmo sentindo aquele peso na consciência). O gerente do restaurante garantiu que eu havia feito uma ótima escolha. Imaginei que fosse mesmo, porque era meio caro: 1.300 ienes ou mais ou menos 25 reais (o preço médio é 800 ienes ou 15 reais). Valeu a pena. Estava muito bom! Além do tubarão, tinha cogumelo e uma verdura, típicos do Japão. O caldo era à base de shouyu (molho de soja).

Aproveitei o ano-novo também para saber como anda a minha sorte. Comprei aquele famoso biscoito chinês que vem junto com um papelzinho que diz o nosso futuro. Mas vou ter de esperar até amanhã para ler o tal papelzinho, que está escrito em japonês. Preciso pedir socorro aos meus amigos alfabetizados.

Pelo menos não está escrito em chinês... Para vocês aí do Brasil pode ser a mesma coisa. Só que pra gente daqui, japonês é muito mais fácil. Hoje tive a prova. “Aprendi” a falar Feliz Ano-novo!, em chinês. Aí vai (pausa para copiar do caderninho): Xian nian kuai lu! Ah, em japonês é Akemashite omedetou gozaimasu! Viram a diferença?

Parêntese: acho que todos já sabem que esse é o Ano do Cachorro. Na contagem chinesa, é o ano de 4.706 (tenho que verificar. Sei que é 4 mil e alguma coisa, só que não anotei e esqueci). Mas, segundo o gerente do restaurante, que é chinês, o país segue mesmo é o ano ocidental, ou seja, a China acabou de chegar a 2006.

FOTOS: o tal biscoito chinês que traz a sorte (ou azar). Um ângulo qualquer da Chinatown de Yokohama. Segundo a Laura - a americana - é muito mais bonita e interessante que o bairro chinês de Nova Iorque. Ah, as melhores fotos ficaram na câmera do George. A bateria da minha acabou logo.

7 comments:

Karina said...

E aí Xará, blz?
Tu ta bem longe heim?!?!?!?!
Há qto tempo está aí?
Bom ler o seu blog, pelo menos assim vou saber um tico do japão!
Desejo um 2006 DIVINO, independente da sorte ou azar que sair no papel do biscoito!!!
Vou deixar meu endereço do MSN aí no lugar do email no coment... qq coisa me adicione tá?!
Tu tb tem orkut???
Bjo!!!
PS.: Agora que vi... no seu coment nao tem espaço pra email... se vc tiver msn, deixe o endereço dele lá no meu blog q eu te adicono tá?!

eni said...

Estou visitando teu cantinho pela primeira e vez e adorei seu espaço, estou lendo com calma os posts...DEve ser uma vida muito diferente ai no Japao...Virei sempre aqui te visitar.
Sera que posso linkar vc??? um grande abraço

Bruno Braga said...

Os goianos sao de origem mineira na maioria. Meus pais sao mineiros, os dois... Como vc nao sabia?

E obrigado por passar la no meu blog.. Mas ando meio sem tempo pra mexer nisso ultimamente ne.

Ate,

AMANO LILIANE said...

KARINA SAN!!
OGENKI DESU KA?
NIHONGO GAKKO E IKIMASHITA KA?
KOTOSHI, WATASHI NO KAISHA WA CHANGE SHIMASU. DAKARA, NIHONGO GAKKO WO STOPU NE. =(
ANATA NO BUROGU WO KIREI DESU NE.

Como meu nihongo está péssimo e de mal a pior vou escrever em português mesmo ok?! Estou aqui apanhando para bolar essas frases em nihongo! hahaha
Só espero que tenha entendido aí meu romaji e japonês meia - boca! hehe
Tive que parar o nihongakko pq talvez tenha que me mudar pra alguma cidade distante e como ainda não fio decidido não frequentei mais a escola! É uma pena pois queria ter ído!
Estou querendo ir no próximo domingo.. preciso comprar aquele aparelhinho! Aproveito e faço uma visita ok?!
Bom, por enquanto é isso!
Beijos

Maíra said...

Que legal!!! Adorei saber mais sobre o ano novo chinês! Deve ser bem interessante passa-lo em uma "comunidade" chinesa. =)
Feliz ano do cachorro para ti!!!!
Bjos

Karina Almeida said...
This comment has been removed by a blog administrator.
shigeka said...

Nossa!! Quanta gente nova!! Eu to tao mal q nem reparei q ontem nao deixei comentario!! Tbem... ontem eu nao tava nada bem, sabe.
Mas como hoje eh um novo dia...
E aih? Jah descobriu se eh sorte ou azar?? ; P Coloca aqui pra gente saber neh?? Nao gosto de suspense!!
Beijinhos...
E muita sorte sempre pra vc, viu!!