Saturday, January 21, 2006

Caos em Tokyo?



Li no Portal Terra e no Uol. A notícia é da AFP e a foto da Reuters. Depois de comemorar a chegada da neve em Tokyo, descubro que pelo menos 45 pessoas se feriram e houve "um grande caos nos transportes". Mas quero verificar essa história. Ando meio desconfiada com a imprensa...

Só sei que no meu bairro - Ota - parece tudo normal e aqui não acumulou tanta neve assim. Mas muita gente deve ter levado tombo sim e, certamente, houve atrasos nos trens e cancelamento de vôos. O que, em caso de nevasca, é normal.

Pela notícia aí, nevasca mesmo teve em Yokohama (na Grande Tokyo) e em Otemachi (centro financeiro da capital). Daqui onde estou até Yokohama são 20 minutos de trem e até Otemachi são 30. (mais uns minutinhos a pé, da minha casa até a estação de trem).

Ah, 30 milhões de habitantes em Tokyo? Acho que eles estão se referindo à Grande Tokyo, que engloba as cidades ao redor. Na capital mesmo, a população é em torno de 12, 5 milhões.

Se quiserem conferir a notícia, aí vai:

Nevasca deixa feridos e leva caos a Tóquio
da France Presse, em Tóquio
(21 de janeiro de 2006)

A neve, que já provocou uma centena de mortos no oeste e no norte do Japão desde dezembro, chegou neste sábado a Tóquio e arredores pela primeira vez nos últimos cinco anos, causando dezenas de feridos e um grande caos nos transportes.

Pelo menos 45 pessoas ficaram feridas durante a manhã, vítimas de tombos nas ruas da metrópole japonesa, que tem 30 milhões de habitantes, segundo a rede pública de TV NHK.A neve também provocou o cancelamento de, pelo menos, 82 vôos, acrescentou a NHK. Além disso, foram registrados grandes atrasos no tráfego ferroviário.

A capital japonesa não vinha sendo afetada até o momento pelas fortes nevascas e o intenso frio que causaram a morte de 102 pessoas desde o início do inverno, o pior dos últimos 20 anos no país.

O bairro financeiro de Otemachi estava coberto com seis centímetros de neve, enquanto que Yokohama, a grande cidade portuária vizinha a Tóquio, registrou dez centímetros, segundo a agência meteorológica nacional japonesa.

6 comments:

Anonymous said...

Nao acredito q vc nao saiu de casa hoje?? Amanha nao sei se vai nevar nao, heim? Tudo indica q nao... : (
Beijinhos...

Maíra said...

A neve é linda e divertida, mas sempre causa alguns problemas, não é mesmo?! Espero que não cause nada muito grave.
Bjos

Karina Almeida said...

PARA SHIGEKO

pois é. nem eu acredito! sou muito burra mesmo... vou ter de esperar a próxima nevasca.

mas adorei as suas fotos e já publiquei!

beijos.

Karina Almeida said...

PARA MAÍRA

não se preocupe. acho que não teve caos nenhum em tokyo. a cidade hoje estava como sempre. cheia de gente na rua e os trens com aquela pontualidade de dar inveja até nos britânicos.

beijos.

Anonymous said...

Voce ficou dentro do casulo??? Ai meu Deus!!! O negocio eh ir ate onde esta nevando! Voce curte esquiar???

Juju said...

Estou cansado de ler certas coisas. Pra esse pessoal, Tokyo é tanto quanto Bagdá, Sidney ou qualquer outra cidade fora do circuito América-Europa. Falam coisas sem saber, pesquisar.
É por isso que eu sou falo de Kodaira-shi (o microcosmos onde moro) e São Paulo. No máximo, de Tokyo.