Saturday, January 14, 2006

E como é o Japão afinal?



Chega de reclamar e vamos logo ao meu Japão. Tem gente que ainda acha que vai encontrar gueixas e samurais pelas ruas de Tokyo. Mas a maioria sabe que samurai é coisa do passado e gueixas até existem, mas é mais fácil encontrá-las em Kyoto do que na capital japonesa. E alguém imagina pegar um metrô e ver uma adolescente japonesa vestida de quimono? Eu não imaginava. Para mim, quimono, assim como samurai, era coisa do passado. Não é! As japonesas – e os homens e as crianças também – usam quimono em cerimônias de casamento, festivais tradicionais, enfim, em ocasiões especiais. Como se fosse o nosso traje de gala.


E hoje foi uma dessas ocasiões especiais. Aqui, a segunda segunda-feira de janeiro é o Dia da Maioridade, feriado nacional. Todos os jovens que completarem 20 anos, neste ano, têm motivo para comemorar. Afinal, eles poderão votar, beber e fumar como os adultos! Carteira de motorista eles podem tirar desde os 18 anos. Acho que a maior alegria de chegar aos 20 é parar de comprar bebida alcoólica e cigarro escondido dos pais – detesto generalizar, mas os japoneses adoram beber e fumar!


Para os turistas de plantão, o Dia da Maioridade é perfeito para ver de perto o contraste do Japão do século 21. Na cidade moderna, desfilam dezenas de jovens vestidos de quimono, quase todos – ou todos, não duvido – munidos com o seu telefone celular. Melhor, ainda, é ver esses jovens de quimono comendo Big Mc!

Nessas fotos aí, o meu amigo Caruso tentou registrar uma adolescente comprando lanche no Mc Donalds. Depois, eu mesma saquei o celular e pedi para fotografá-la. Ela pareceu feliz e até posou, mas deixou a bandeja de lado. Mal sabia que a foto perfeita seria dela carregando a bandeja de lanche do Mc Donalds... Vou tentar de novo no próximo ano. Prometo!


(9 de janeiro de 2006)

4 comments:

Anonymous said...

Tenho de confessar uma coisa e quero que todos (pelo menos os leitores da Karie) saibam. Fui traído!!! E o pior: pela Karie!

Estávamos confabulando um super hiper ultra blog, mas ela passou a rasteira em mim e criou um sozinha. Mas tudo bem, pelo menos está legal. Vou incentivá-la a continuar escrevendo, mas somente com a promessa dela em me incentivar a criar um também. Só que agora preciso de um tema, de um caminho, de um assunto... sobre o quê vou escrever??? Aceito sugestões.

Pensei em falar de musicais, teatro, cinema e afins no Japão... mas achei muito cabeça. Além disso, nem é todo mundo que gosta disso... pensei em falar da minha vida, tipo um super diário, mas ainda estou na dúvida... depois arranjo briga com alguns e aí já viu né?

Bom, Karie, parabéns e conte mais. Queremos saber de tudo. bjinhos

10/01/2006 02:48

Anonymous said...

Que traição foi essa senhorita Arrumeida?haha.De qq forma adorei o blog, ficou super legal.Passarei por aqui frequentemente para me atualizar a respeito das materias.E acho q o Ewerthon deveria t criar um pra ele.Bjo

10/01/2006 10:04

Anonymous said...

"Achei muito cabeca..." Esse eh mesmo o Evertildo!! Eu tenho uma sugestao e jah sei ateh o titulo: O meu Japao eh mais legal!! ps: Esse menino eh metido, mas eu adoro ele!!

10/01/2006 11:55

Karina Almeida said...

RESPOSTA:

traih mesmo!

pois eh pessoal, eu traih o ewerthon sim! e confessei isso pra ele. mas o nosso blog nao ia sair nunca, por isso resolvi comecar logo a escrever. e acho que ele devia fazer o mesmo, viu ewerthon!

para de pensar e cria logo o seu blog. depois vc vai arrumando aos poucos. e ideia brilhante eh o q vc mais tem ne? acho q nao serah dificil. e vai ser legal pq vamos estimular um ao outro. vc nao vai querer q o meu blog seja mais legal q o seu ne? nem eu quero perder pra vc. hahahaha...

mas tb nao precisa aceitar a sugestao da shigeka ne. bjinhos pra todos!